Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Princípios da Farmacotécnica de Cápsulas

Abordar as etapas da farmacotécnica de cápsulas, desenvolvendo no aluno as competências relacionadas ao processo de higienização, pesagem, manipulação, acondicionamento e registro, capacitando-o a auxiliar na manipulação e acondicionamento de cápsulas, considerando a Farmacopéia Brasileira e as Boas Práticas de Manipulação, a fim de assegurar a qualidade e a estabilidade das cápsulas manipuladas.

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando ensino médio

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Higienizar os instrumentos, equipamentos e vidrarias a serem utilizadas no processo de manipulação e acondicionamento em cápsulas, identificando os conceitos de Boas Práticas de Manipulação a fim de evitar contaminações por partícula e microorganismos.
- Pesar excipientes e ativos, realizando os cálculos necessários e os registros em documentos pertinentes de acordo com o preconizado nos compêndios oficiais (farmacopeia), a fim de evitar erros na etapa de manipulação em cápsulas.
- Manipular os insumos farmacêuticos previamente pesados, por meio da mistura de ativos, excipientes e outros adjuvantes, utilizando o encapsulador e registrando a operação em documentos pertinentes, para obter a forma farmacêutica de cápsula.
- Acondicionar as cápsulas prontas em embalagens próprias de acordo com as Boas Práticas de Manipulação, realizando o registro de acordo com a legislação vigente, a fim de garantir a qualidade e estabilidade do produto final.

Panorama de mercado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Gerência Geral de Inspeção de Medicamentos e Controle de Produtos, vem constatando a necessidade de aprimorar e fiscalizar a implementação das técnicas de manipulação das formas farmacêuticas por meio das Boas Práticas de Manipulação, em especial das formas farmacêuticas sólidas, entre elas as cápsulas.


Público-alvo

Técnicos em farmácia e profissionais do segmento formados ou em formação e demais interessados, que desejem aperfeiçoar sua formação na manipulação de cápsulas.

Método

São desenvolvidas atividades em laboratório relacionadas à manipulação de cápsulas, além de estudo de casos, discussões e apresentação em plenária e exposição dialogada.

Programa

Programa:
- Conceitos de farmacotécnica.
- Boas Práticas de Manipulação (BPM).
- Técnicas de higienização na manipulação de cápsulas.
- Etapas do processo de higienização, pesagem, manipulação, acondicionamento e registro de cápsulas.
- Execução em laboratório da manipulação de cápsulas.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Lista de Materiais

- Avental branco de manga longa.- Avental branco de manga longa.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de farmacotécnica de cápsulas sp, curso princípios da farmacotécnica de cápsulas do senac, manipulação de cápsulas, acondicionamento de cápsulas, Boas Práticas de Manipulação BPM, estabilidade de cápsulas manipuladas, qualidade de cápsulas manipuladas, higienização na manipulação de cápsulas, Senac.