Cursos Livres

Princípios da Farmacotécnica de Cápsulas

Abordar as etapas da farmacotécnica de cápsulas, desenvolvendo no aluno as competências relacionadas ao processo de higienização, pesagem, manipulação, acondicionamento e registro, capacitando-o a auxiliar na manipulação e acondicionamento de cápsulas, considerando a Farmacopéia Brasileira e as Boas Práticas de Manipulação, a fim de assegurar a qualidade e a estabilidade das cápsulas manipuladas.

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando ensino médio

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Higienizar os instrumentos, equipamentos e vidrarias a serem utilizadas no processo de manipulação e acondicionamento em cápsulas, identificando os conceitos de Boas Práticas de Manipulação a fim de evitar contaminações por partícula e microorganismos.
- Pesar excipientes e ativos, realizando os cálculos necessários e os registros em documentos pertinentes de acordo com o preconizado nos compêndios oficiais (farmacopeia), a fim de evitar erros na etapa de manipulação em cápsulas.
- Manipular os insumos farmacêuticos previamente pesados, por meio da mistura de ativos, excipientes e outros adjuvantes, utilizando o encapsulador e registrando a operação em documentos pertinentes, para obter a forma farmacêutica de cápsula.
- Acondicionar as cápsulas prontas em embalagens próprias de acordo com as Boas Práticas de Manipulação, realizando o registro de acordo com a legislação vigente, a fim de garantir a qualidade e estabilidade do produto final.

Panorama de mercado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Gerência Geral de Inspeção de Medicamentos e Controle de Produtos, vem constatando a necessidade de aprimorar e fiscalizar a implementação das técnicas de manipulação das formas farmacêuticas por meio das Boas Práticas de Manipulação, em especial das formas farmacêuticas sólidas, entre elas as cápsulas.


Público-alvo

Técnicos em farmácia e profissionais do segmento formados ou em formação e demais interessados, que desejem aperfeiçoar sua formação na manipulação de cápsulas.

Método

São desenvolvidas atividades em laboratório relacionadas à manipulação de cápsulas, além de estudo de casos, discussões e apresentação em plenária e exposição dialogada.

Programa

Programa:
- Conceitos de farmacotécnica.
- Boas Práticas de Manipulação (BPM).
- Técnicas de higienização na manipulação de cápsulas.
- Etapas do processo de higienização, pesagem, manipulação, acondicionamento e registro de cápsulas.
- Execução em laboratório da manipulação de cápsulas.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Lista de Materiais

- Avental branco de manga longa.- Avental branco de manga longa.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.