Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Implantodontia

Implantodontia

A especialização em Implantodontia capacita o aluno para a execução das etapas cirúrgica e protética de implantes dentários, abordando o diagnóstico e o planejamento de casos variados (enxertos ósseos preliminares, implantes imediatos, levantamento de seio, implantes de carga imediata) e analisando as opções protéticas para cada situação (hexágono interno, hexágono externo, cone morse, prótese cimentada e parafusada).

Reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a especialização do Senac São Paulo integra teoria e prática em uma das mais modernas e bem equipadas clínicas odontológicas da América Latina.

Carga horária: 1120 horas

O mercado se mostra promissor para o especialista em implantodontia, que pode atuar em consultórios e clínicas nos setores público e privado. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) divulgado em 2014, cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados anualmente no país, restituindo funcionalidade, estética, conforto e saúde bucal aos pacientes.
Público-alvo: Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
Pré-requisitos: Portadores de diploma de graduação e ter obrigatoriamente registro no Conselho Regional de Odontologia.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
BASES BIOLÓGICAS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO
Conhece, discute e aplica as estruturas anatômicas do sistema estomatognático com ênfase na histofisiologia e metabolismo do tecido ósseo; a bacteriologia médica, as enfermidades causadas por microrganismos e os princípios da resposta imune; as bases da formação radiográfica e as técnicas usadas em Odontologia; o tratamento da doença periodontal e sua inter-relação com a Implantodontia; medidas gerais para prevenir situações de urgência na clínica odontológica e a farmacologia clínica, a fim de embasar o correto planejamento do tratamento.
BASES CLÍNICAS PARA IMPLANTODONTIA
Planeja a fase cirúrgica e protética por meio da discussão do desenvolvimento da osseointegração (implantes agulhados e osseointegração) e a evolução dos sistemas de implantes (hexágono interno, hexágono externo, cone morse), visando o sucesso do tratamento.
CIRURGIA EM IMPLANTODONTIA
Diagnostica as situações de casos específicos dos pacientes (enxertos ósseos preliminares, implantes imediatos, levantamento de seio, implantes de carga imediata), planejando os estágios cirúrgicos e protéticos para a realização da cirurgia, visando à correta sequência de tratamento.
PRÓTESE EM IMPLANTODONTIA
Analisa e discuti as opções protéticas em cada situação (hexágono interno, hexágono externo, cone morse, prótese cimentada e parafusada) executando as etapas dos procedimentos clínicos (cirúrgico e protético), para obter a reabilitação oral.
DEONTOLOGIA E METODOLOGIA DE PESQUISA
Problematiza as questões éticas, bioéticas e legais que envolvem o exercício profissional e também das questões de ordem metodológica para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, propiciando o desenvolvimento profissional e pessoal.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
A estratégia metodológica da especialização em Implantodontia inclui:
- Atendimento a pacientes, sob acompanhamento e supervisão dos docentes
- Seminários sobre casos clínicos pré e pós-atendimento
- Acompanhamento e discussão dos procedimentos adotados
- Realização de procedimentos laboratoriais
- Estudos prévios, pesquisas, trabalhos individuais e em grupo
Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Implantodontia (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso