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Pós-graduação

Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados

Formato: presencial

O curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação Foco em Resultados tem como proposta desenvolver competências gerenciais aplicadas à gestão no segmento de bens e serviços de alimentação.

A primeira fase do curso traz o viés do empreendedorismo para despertar nos alunos a busca de oportunidades e as atitudes que farão dele um profissional diferenciado. Após essa introdução, o mercado de alimentos e bebidas será apresentado, desde a sua história, passando por detalhes de arquitetura, design, legislação, gestão e estratégia de empreendimentos do segmento. Será nessa primeira fase do curso também que o aluno terá acesso aos primeiros conceitos financeiros, sob a perspectiva estratégica.

O segundo momento do curso se inicia com os primeiros passos para a construção do projeto final de curso, passando por componentes específicos e importantes para o desenvolvimento do profissional, além dos eixos de finanças sob uma perspectiva operacional, e dos componentes relacionadas à gestão.

Carga horária: 366 horas

Mercado de Trabalho
O segmento de alimentos e bebidas é um segmento importante para a população brasileira, não só por conta da grande empregabilidade, mas também porque, atualmente, grande parcela da população faz suas refeições fora do lar. Os principais motivos que levam o consumidor brasileiro a fazer suas refeições fora de casa ficam por conta do aumento da renda do brasileiro, unida ao aumento do emprego, ao perfil dos casais com um número menor de filhos e também à dinâmica desses novos integrantes da economia brasileira, que buscam conforto e comodidade.

Por se tratar de um setor significativo para a economia que contribui consideravelmente com o crescimento do país, há por consequência, um aumento do nível de exigência em relação a estes produtos e serviços. O consumidor dos tempos de hoje é alguém que se preocupa não só com a qualidade dos alimentos e bebidas, mas também com a qualidade do serviço oferecido pelo estabelecimento. Esse serviço se apresenta de várias formas, por meio do atendimento dos garçons, dos maitres e demais integrantes das equipes de bares, restaurantes, buffets, dentre outros estabelecimentos do segmento, o que faz com que os gestores, líderes e empresários deste setor, busquem capacitação e a qualificação para planejar, organizar, dirigir e controlar suas empresas e equipes. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), em pesquisa divulgada em janeiro de 2013, estima que nos grandes centros urbanos o número de refeições fora do lar chegue a 30% das refeições totais e, de suas despesas com a alimentação, os brasileiros destinam 23,7% do total às refeições fora do domicílio; os americanos destinam 50% e os europeus quase 70%. No Brasil, o mercado de alimentação vem crescendo cerca de 3% ao ano, e o de refeições fora do lar cresce 8,5% ao ano.

Estes dados se tornam uma atração a novos investimentos e impulsiona o crescimento da concorrência no mercado de alimentação elaborada, o que faz que se amplie a necessidade de mão de obra especializada para o setor.

Pessoas com formação superior na área de Nutrição, Gastronomia, Administração, Turismo e Hotelaria que preferencialmente atuem no mercado de serviços de alimentação ou que tenham interesse em se especializar na gestão de empreendimentos de alimentação e bebidas.
Atitude Empreendedora
Disculte e estimula o empreendedorismo e a criatividade nos profissionais dentro e fora das empresas, a partir de técnicas que permitam o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor e a busca de oportunidades.
Contextualização da Área de Alimentação
Apresenta a temática de alimentos e bebidas aos profissionais, da história da alimentação ao mercado de alimentos e bebidas do Brasil e do mundo, destacando as origens, a evolução nos tipos de negócios e o impacto do segmento no dia-a-dia das empresas.
Gestão Estratégica em Negócios de Alimentação
Apresenta e discute os principais conceitos, técnicas e ferramentas para a construção de um planejamento estratégico empresarial, a partir da análise de cenários multivariáveis, com o objetivo de direcionar o empreendedorismo ao alcance dos resultados.
Arquitetura, Design e Tecnologia em Negócios de Alimentação
Apresenta a importância e a influência da Arquitetura, do Design e da Ambientação em empreendimentos de Alimentos e Bebidas, relacionando projetos, regras, equipamentos e detalhamentos arquitetônicos, como diferenciais para a estratégia e os resultados do empreendimento.
Legislação e Segurança Alimentar
Apresenta e discute os principais pontos das legislações vigentes no Brasil relacionadas à segurança alimentar, descarte e reciclagem de resíduos, e programas de segurança e medicina ocupacional, a fim de orientar os profissionais que atuam em empreendimentos alimentícios quanto às obrigatoriedades exigidas pela lei.
Planejamento e Análise Financeira
Apresenta os principais aspectos do planejamento financeiro de um empreendimento, discutindo os investimentos, as fontes de recursos financeiros, conceitos econômicos e tributários. Aborda e analisa o resultado de um empreendimento na gestão dos negócios de alimentos e bebidas.
Marketing e Comunicação Digital
Apresenta e discute os principais pontos relacionados ao Marketing, incluindo pesquisas de mercado, mídias digitais e a importância das redes sociais no contexto empresarial, fundamentais para o planejamento de comunicação e das ações assertivas dos empreendimentos de alimentos e bebidas.
Elaboração de Projetos
Orienta quanto ao conceito e as principais ferramentas para elaboração de projetos, auxiliando na escolha temática do trabalho de conclusão de curso e apresentando os fundamentos teóricos e práticos, normas e regras, relacionadas ao desenvolvimento do trabalho final do curso.
Liderança Contemporânea
Apresenta a visão contemporânea de liderança no mundo dos negócios, destacando a cultura organizacional, os estilos de liderança contemporâneos, as novas gerações XYZ, permitindo ao líder criar e desenvolver ferramentas que o auxiliem na gestão de equipes com foco em resultados.
Arte de Negociação
Desenvolve as habilidades de negociação do profissional para os diversos cenários do universo empresarial, com técnicas modernas, objetivas e assertivas, permitindo ao profissional a conquista dos resultados esperados em negociações.
Custos e Orçamentos
Apresenta a temática relacionada aos custos e orçamentos em um empreendimento de alimentos e bebidas, com estudos e exercícios aplicados à formação de preços e suas composições, bem como o conceito de ponto-de-equilíbrio e fluxo de caixa, essenciais para a definição dos preços dos produtos e gestão financeira do empreendimento.
Engenharia de Cardápio
Apresenta as etapas que envolvem a construção de um cardápio, desde a concepção, formação e estrutura, ficha técnica, precificação e formação de preço dos pratos, a fim de elaborar cardápios direcionados de acordo com o posicionamento e segmentação do empreendimento.
Gestão de Suprimentos e Compras
Apresenta o conceito de Gestão da Cadeia de Suprimentos, destacando o conceito da manufatura enxuta, o desenvolvimento de fornecedores, a gestão de compras e de estoque, logística reversa, por meio de exercícios e simulações, permitindo a aplicação e o desenvolvimento dos conceitos apresentados.
Gestão Estratégica em Serviços de Alimentação
Apresenta e discute as tipologias de negócios e de serviços do segmento de alimentos e bebidas, bem como técnicas de atendimento e vendas, como fator de diferencial-competitivo nos empreendimentos.
Inovação e Tendências do Mercado de Alimentos e Bebidas
Apresenta as tendências de mercado e das tecnologias de automação e equipamentos aplicados ao segmento de alimentos e bebidas, por meio de estudos de caso relacionados aos principais temas contemporâneos do segmento.
Gestão de Pessoas
Discute a temática de Gestão de Pessoas, abordando recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de carreira, política de cargos e salários para o segmento de alimentos e bebidas, endomarketing, processos de sucessão familiar, legislações vigentes, mecanismos de controle e gestão, e suas influências no cotidiano operacional como fator estratégico empresarial.
Direito Empresarial
Apresenta os princípios do Direito do Consumidor, Cível e Trabalhista, discutindo sua aplicabilidade no cotidiano empresarial, tornando o gestor capaz de tomar decisões.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Contextualização da Área da Alimentação
Apresenta a temática de alimentos e bebidas aos profissionais, da história da alimentação ao mercado de alimentos e bebidas do Brasil e do mundo, desatacando as origens, a evolução nos tipos de negócios e o impacto do segmento no dia-a-dia das empresas.
Sistema de Gestão de Negócios de Alimentação
Introduz tipologias de empreendimentos em serviços de alimentação, noções básicas de projetos arquitetônicos incluindo novas tecnologias, equipamentos e processos, atendendo às estruturas específicas do empreendimento. Aborda os processos de gestão da qualidade e ambiental; as políticas e legislações referentes ao controle sanitário, segurança alimentar e responsabilidade social corporativa. Analisa as boas práticas de manipulação, fabricação e conservação dos alimentos. Visa à operacionalização dos negócios na área de alimentação.
Gestão Estratégica em Serviços de Alimentação
Apresenta e discute as tipologias de negócios e de serviços do segmento de alimentos e bebidas, bem como técnicas de atendimento e vendas, como fator de diferencial-competitivo nos empreendimentos.
Custos e Orçamentos
Apresenta a temática relacionada aos custos e orçamentos em um empreendimento de alimentos e bebidas, com estudos e exercícios aplicados à formação de preços e suas composições, bem como o conceito de ponto-de-equilíbrio e fluxo de caixa, essenciais para a definição dos preços dos produtos e gestão financeira do empreendimento.
Planejamento e Análise Financeira
Apresenta os principais aspectos do planejamento financeiro de um empreendimento, discutindo os investimentos, as fontes de recursos financeiros, conceitos econômicos e tributários. Aborda e analisa o resultado de um empreendimento na gestão dos negócios de alimentos e bebidas.
Arte da Negociação
Desenvolve as habilidades de negociação do profissional para os diversos cenários do universo empresarial, com técnicas modernas, objetivas e assertivas, permitindo ao profissional a conquista dos resultados esperados em negociações.
Inovação e Tendências do Mercado de Alimentos e Bebidas
Apresenta as tendências de mercado e das tecnologias de automação e equipamentos aplicados ao segmento de alimentos e bebidas, por meio de estudos de caso relacionados aos principais temas contemporâneos do segmento.
Gestão de Pessoas
Discute a temática de Gestão de Pessoas, abordando recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de carreira, política de cargos e salários para o segmento de alimentos e bebidas, endomarketing, processos de sucessão familiar, legislações vigentes, mecanismos de controle e gestão, e suas influências no cotidiano operacional como fator estratégico empresarial.
Liderança Contemporânea
Apresenta a visão contemporânea de liderança no mundo dos negócios, destacando a cultura organizacional, os estilos de liderança contemporâneos, as novas gerações XYZ, permitindo ao líder criar e desenvolver ferramentas que o auxiliem na gestão de equipes com foco em resultados.
Atitude Empreendedora
Discute e estimula o empreendedorismo e a criatividade nos profissionais dentro e fora das empresas, a partir de técnicas que permitam o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor e a busca de oportunidades.
Arquitetura, Design e Tecnologia em Negócios de Alimentação
Apresenta a importância e a influência da Arquitetura, do Design e da Ambientação em empreendimentos de Alimentos e Bebidas, relacionando projetos, regras, equipamentos e detalhamentos arquitetônicos, como diferenciais para a estratégia e os resultados do empreendimento.
Legislação e Segurança Alimentar
Apresenta e discute os principais pontos das legislações vigentes no Brasil relacionadas à segurança alimentar, descarte e reciclagem de resíduos, e programas de segurança e medicina ocupacional, a fim de orientar os profissionais que atuam em empreendimentos alimentícios quanto às obrigatoriedades exigidas pela lei.
Marketing e Comunicação Digital
Apresenta e discute os principais pontos relacionados ao Marketing, incluindo pesquisas de mercado, mídias digitais e a importância das redes sociais no contexto empresarial, fundamentais para o planejamento de comunicação e das ações assertivas dos empreendimentos de alimentos e bebidas.
Elaboração de Projetos
Orienta quanto ao conceito e as principais ferramentas para elaboração de projetos, auxiliando na escolha temática do trabalho de conclusão de curso e apresentando os fundamentos teóricos e práticos, normas e regras, relacionadas ao desenvolvimento do trabalho final do curso.
Engenharia de Cardápio
Apresenta as etapas que envolvem a construção de um cardápio, desde a concepção, formação e estrutura, ficha técnica, precificação e formação de preço dos pratos, a fim de elaborar cardápios direcionados de acordo com o posicionamento e segmentação do empreendimento.
Gestão de Suprimentos e Compras
Apresenta o conceito de Gestão da Cadeia de Suprimentos, destacando o conceito da manufatura enxuta, o desenvolvimento de fornecedores, a gestão de compras e de estoque, logística reversa, por meio de exercícios e simulações, permitindo a aplicação e o desenvolvimento dos conceitos apresentados.
Direito Empresarial
Apresenta os princípios do Direito do Consumidor, Cível e Trabalhista, discutindo sua aplicabilidade no cotidiano empresarial, tornando o gestor capaz de tomar decisões.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
ATITUDE EMPREENDEDORA
Discute e estimula o empreendedorismo e a criatividade nos profissionais dentro e fora das empresas, a partir de técnicas que permitam o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor e a busca de oportunidades.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta a temática de alimentos e bebidas aos profissionais, da história da alimentação ao mercado de alimentos e bebidas do Brasil e do mundo, desatacando as origens, a evolução nos tipos de negócios e o impacto do segmento no dia-a-dia das empresas.
GESTÃO ESTRATÉGICA EM NEGÓCIOS DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta e discute os principais conceitos, técnicas e ferramentas para a construção de um planejamento estratégico empresarial, a partir da análise de cenários multivariávies, com o objetivo de direcionar o empreendimento ao alcance dos resultados.
ARQUITETURA, DESIGN E TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta a importância e a influência da Arquitetura, do Design e da Ambientação em empreendimentos de Alimentos e Bebidas, relacionando projetos, regras, equipamentos e detalhamentos arquitetônicos, como diferenciais para a estratégia e os resultados do empreendimento.
LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR
Apresenta e discute os principais pontos das legislações vigentes no Brasil relacionadas à segurança alimentar, descarte e reciclagem de resíduos, e programas de segurança e medicina ocupacional, a fim de orientar os profissionais que atuam em empreendimentos alimentícios quanto às obrigatoriedades exigidas pela lei.
PLANEJAMENTO E ANÁLISE FINANCEIRA
Apresenta os principais aspectos do planejamento financeiro de um empreendimento, discutindo os investimentos, as fontes de recursos financeiros, conceitos econômicos e tributários. Aborda e analisa o resultado de um empreendimento na gestão dos negócios de alimentos e bebidas.
MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL
Apresenta e discute os principais pontos relacionados ao Marketing, incluindo pesquisas de mercado, mídias digitais e a importância das redes sociais no contexto empresarial, fundamentais para o planejamento de comunicação e das ações assertivas dos empreendimentos de alimentos e bebidas.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Orienta quanto ao conceito e as principais ferramentas para elaboração de projetos, auxiliando na escolha temática do trabalho de conclusão de curso e apresentando os fundamentos teóricos e práticos, normas e regras, relacionadas ao desenvolvimento do trabalho final do curso.
LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA
Apresenta a visão contemporânea de liderança no mundo dos negócios, destacando a cultura organizacional, os estilos de liderança contemporâneos, as novas gerações XYZ, permitindo ao líder criar e desenvolver ferramentas que o auxiliem na gestão de equipes com foco em resultados.
ARTE DA NEGOCIAÇÃO
Desenvolve as habilidades de negociação do profissional para os diversos cenários do universo empresarial, com técnicas modernas, objetivas e assertivas, permitindo ao profissional a conquista dos resultados esperados em negociações.
CUSTOS E ORÇAMENTOS
Apresenta a temática relacionada aos custos e orçamentos em um empreendimento de alimentos e bebidas, com estudos e exercícios aplicados à formação de preços e suas composições, bem como o conceito de ponto-de-equilíbrio e fluxo de caixa, essenciais para a definição dos preços dos produtos e gestão financeira do empreendimento.
ENGENHARIA DE CARDÁPIO
Apresenta as etapas que envolvem a construção de um cardápio, desde a concepção, formação e estrutura, ficha técnica, precificação e formação de preço dos pratos, a fim de elaborar cardápios direcionados de acordo com o posicionamento e segmentação do empreendimento.
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E COMPRAS
Apresenta o conceito de Gestão da Cadeia de Suprimentos, destacando o conceito da manufatura enxuta, o desenvolvimento de fornecedores, a gestão de compras e de estoque, logística reversa, por meio de exercícios e simulações, permitindo a aplicação e o desenvolvimento dos conceitos apresentados.
GESTÃO ESTRATÉGICA EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta e discute as tipologias de negócios e de serviços do segmento de alimentos e bebidas, bem como técnicas de atendimento e vendas, como fator de diferencial-competitivo nos empreendimentos.
INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Apresenta as tendências de mercado e das tecnologias de automação e equipamentos aplicados ao segmento de alimentos e bebidas, por meio de estudos de caso relacionados aos principais temas contemporâneos do segmento.
GESTÃO DE PESSOAS
Discute a temática de Gestão de Pessoas, abordando recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de carreira, política de cargos e salários para o segmento de alimentos e bebidas, endomarketing, processos de sucessão familiar, legislações vigentes, mecanismos de controle e gestão, e suas influências no cotidiano operacional como fator estratégico empresarial.
DIREITO EMPRESARIAL
Apresenta os princípios do Direito do Consumidor, Cível e Trabalhista, discutindo sua aplicabilidade no cotidiano empresarial, tornando o gestor capaz de tomar decisões.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Atitude Empreendedora
Discute e estimula o empreendedorismo e a criatividade nos profissionais dentro e fora das empresas, a partir de técnicas que permitam o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor e a busca de oportunidades.
Contextualização da Área de Alimentação
Apresenta a temática de alimentos e bebidas aos profissionais, da história da alimentação ao mercado de alimentos e bebidas do Brasil e do mundo, desatacando as origens, a evolução nos tipos de negócios e o impacto do segmento no dia-a-dia das empresas.
Gestão Estratégica em Negócios de Alimentação
Apresenta e discute os principais conceitos, técnicas e ferramentas para a construção de um planejamento estratégico empresarial, a partir da análise de cenários multivariávies, com o objetivo de direcionar o empreendimento ao alcance dos resultados.
Arquitetura, Design e Tecnologia em Negócios de Alimentação
Apresenta a importância e a influência da Arquitetura, do Design e da Ambientação em empreendimentos de Alimentos e Bebidas, relacionando projetos, regras, equipamentos e detalhamentos arquitetônicos, como diferenciais para a estratégia e os resultados do empreendimento.
Legislação e Segurança Alimentar
Apresenta e discute os principais pontos das legislações vigentes no Brasil relacionadas à segurança alimentar, descarte e reciclagem de resíduos, e programas de segurança e medicina ocupacional, a fim de orientar os profissionais que atuam em empreendimentos alimentícios quanto às obrigatoriedades exigidas pela lei.
Planejamento e Análise Financeira
Apresenta os principais aspectos do planejamento financeiro de um empreendimento, discutindo os investimentos, as fontes de recursos financeiros, conceitos econômicos e tributários. Aborda e analisa o resultado de um empreendimento na gestão dos negócios de alimentos e bebidas.
Marketing e Comunicação Digital
Apresenta e discute os principais pontos relacionados ao Marketing, incluindo pesquisas de mercado, mídias digitais e a importância das redes sociais no contexto empresarial, fundamentais para o planejamento de comunicação e das ações assertivas dos empreendimentos de alimentos e bebidas.
Elaboração de Projetos
Orienta quanto ao conceito e as principais ferramentas para elaboração de projetos, auxiliando na escolha temática do trabalho de conclusão de curso e apresentando os fundamentos teóricos e práticos, normas e regras, relacionadas ao desenvolvimento do trabalho final do curso.
Liderança Contemporânea
Apresenta a visão contemporânea de liderança no mundo dos negócios, destacando a cultura organizacional, os estilos de liderança contemporâneos, as novas gerações XYZ, permitindo ao líder criar e desenvolver ferramentas que o auxiliem na gestão de equipes com foco em resultados.
Arte de Negociação
Desenvolve as habilidades de negociação do profissional para os diversos cenários do universo empresarial, com técnicas modernas, objetivas e assertivas, permitindo ao profissional a conquista dos resultados esperados em negociações.
Custos e Orçamentos
Apresenta a temática relacionada aos custos e orçamentos em um empreendimento de alimentos e bebidas, com estudos e exercícios aplicados à formação de preços e suas composições, bem como o conceito de ponto-de-equilíbrio e fluxo de caixa, essenciais para a definição dos preços dos produtos e gestão financeira do empreendimento.
Engenharia de Cardápio
Apresenta as etapas que envolvem a construção de um cardápio, desde a concepção, formação e estrutura, ficha técnica, precificação e formação de preço dos pratos, a fim de elaborar cardápios direcionados de acordo com o posicionamento e segmentação do empreendimento.
Gestão de Suprimentos e Compras
Apresenta o conceito de Gestão da Cadeia de Suprimentos, destacando o conceito da manufatura enxuta, o desenvolvimento de fornecedores, a gestão de compras e de estoque, logística reversa, por meio de exercícios e simulações, permitindo a aplicação e o desenvolvimento dos conceitos apresentados.
Gestão Estratégica em Serviços de Alimentação
Apresenta e discute as tipologias de negócios e de serviços do segmento de alimentos e bebidas, bem como técnicas de atendimento e vendas, como fator de diferencial-competitivo nos empreendimentos.
Inovação e Tendências do Mercado de Alimentos e Bebidas
Apresenta as tendências de mercado e das tecnologias de automação e equipamentos aplicados ao segmento de alimentos e bebidas, por meio de estudos de caso relacionados aos principais temas contemporâneos do segmento.
Gestão de Pessoas
Discute a temática de Gestão de Pessoas, abordando recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de carreira, política de cargos e salários para o segmento de alimentos e bebidas, endomarketing, processos de sucessão familiar, legislações vigentes, mecanismos de controle e gestão, e suas influências no cotidiano operacional como fator estratégico empresarial.
Direito Empresarial
Apresenta os princípios do Direito do Consumidor, Cível e Trabalhista, discutindo sua aplicabilidade no cotidiano empresarial, tornando o gestor capaz de tomar decisões.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Atitude Empreendedora
Contextualização da Área de Alimentação
Gestão Estratégica em Negócios de Alimentação
Arquitetura, Design e Tecnologia em Negócios de Alimentação
Legislação e Segurança Alimentar
Planejamento e Análise Financeira
Marketing e Comunicação Digital
Elaboração de Projetos
Liderança Contemporânea
Arte da Negociação
Custos e Orçamentos
Engenharia de Cardápio
Gestão de Suprimentos e Compras
Gestão Estratégica em Serviços de Alimentação
Inovação e Tendência do Mercado de Alimentação
Gestão de Pessoas
Direito Empresarial
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
ATITUDE EMPREENDEDORA
Discute e estimula o empreendedorismo e a criatividade nos profissionais dentro e fora das empresas, a partir de técnicas que permitam o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor e a busca de oportunidades.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta a temática de alimentos e bebidas aos profissionais, da história da alimentação ao mercado de alimentos e bebidas do Brasil e do mundo, desatacando as origens, a evolução nos tipos de negócios e o impacto do segmento no dia-a-dia das empresas
GESTÃO ESTRATÉGICA EM NEGÓCIOS DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta e discute os principais conceitos, técnicas e ferramentas para a construção de um planejamento estratégico empresarial, a partir da análise de cenários multivariáveis, com o objetivo de direcionar o empreendimento ao alcance dos resultados
ARQUITETURA, DESIGN E TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta a importância e a influência da Arquitetura, do Design e da Ambientação em empreendimentos de Alimentos e Bebidas, relacionando projetos, regras, equipamentos e detalhamentos arquitetônicos, como diferenciais para a estratégia e os resultados do empreendimento
LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR
Apresenta e discute os principais pontos das legislações vigentes no Brasil relacionadas à segurança alimentar, descarte e reciclagem de resíduos, e programas de segurança e medicina ocupacional, a fim de orientar os profissionais que atuam em empreendimentos alimentícios quanto às obrigatoriedades exigidas pela lei
PLANEJAMENTO E ANÁLISE FINANCEIRA
Apresenta os principais aspectos do planejamento financeiro de um empreendimento, discutindo os investimentos, as fontes de recursos financeiros, conceitos econômicos e tributários. Aborda e analisa o resultado de um empreendimento na gestão dos negócios de alimentos e bebidas
MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL
Apresenta e discute os principais pontos relacionados ao Marketing, incluindo pesquisas de mercado, mídias digitais e a importância das redes sociais no contexto empresarial, fundamentais para o planejamento de comunicação e das ações assertivas dos empreendimentos de alimentos e bebidas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Orienta quanto ao conceito e as principais ferramentas para elaboração de projetos, auxiliando na escolha temática do trabalho de conclusão de curso e apresentando os fundamentos teóricos e práticos, normas e regras, relacionadas ao desenvolvimento do trabalho final do curso
LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA
Apresenta a visão contemporânea de liderança no mundo dos negócios, destacando a cultura organizacional, os estilos de liderança contemporâneos, as novas gerações XYZ, permitindo ao líder criar e desenvolver ferramentas que o auxiliem na gestão de equipes com foco em resultados
ARTE DA NEGOCIAÇÃO
Desenvolve as habilidades de negociação do profissional para os diversos cenários do universo empresarial, com técnicas modernas, objetivas e assertivas, permitindo ao profissional a conquista dos resultados esperados em negociações
CUSTOS E ORÇAMENTOS
Apresenta a temática relacionada aos custos e orçamentos em um empreendimento de alimentos e bebidas, com estudos e exercícios aplicados à formação de preços e suas composições, bem como o conceito de ponto-de-equilíbrio e fluxo de caixa, essenciais para a definição dos preços dos produtos e gestão financeira do empreendimento
ENGENHARIA DE CARDÁPIO
Apresenta as etapas que envolvem a construção de um cardápio, desde a concepção, formação e estrutura, ficha técnica, precificação e formação de preço dos pratos, a fim de elaborar cardápios direcionados de acordo com o posicionamento e segmentação do empreendimento
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E COMPRAS
Apresenta o conceito de Gestão da Cadeia de Suprimentos, destacando o conceito da manufatura enxuta, o desenvolvimento de fornecedores, a gestão de compras e de estoque, logística reversa, por meio de exercícios e simulações, permitindo a aplicação e o desenvolvimento dos conceitos apresentados
GESTÃO ESTRATÉGICA EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta e discute as tipologias de negócios e de serviços do segmento de alimentos e bebidas, bem como técnicas de atendimento e vendas, como fator de diferencial-competitivo nos empreendimentos
INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE ALIMENTAÇÃO
Apresenta as tendências de mercado e das tecnologias de automação e equipamentos aplicados ao segmento de alimentos e bebidas, por meio de estudos de caso relacionados aos principais temas contemporâneos do segmento
GESTÃO DE PESSOAS
Discute a temática de Gestão de Pessoas, abordando recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de carreira, política de cargos e salários para o segmento de alimentos e bebidas, endomarketing, processos de sucessão familiar, legislações vigentes, mecanismos de controle e gestão, e suas influências no cotidiano operacional como fator estratégico empresarial
DIREITO EMPRESARIAL
Apresenta os princípios do Direito do Consumidor, Cível e Trabalhista, discutindo sua aplicabilidade no cotidiano empresarial, tornando o gestor capaz de tomar decisões
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:

O curso é composto por semestres sequentes e articulados, reunindo um conjunto de componentes de caráter interdisciplinar. Serão tratados temas que contextualizam o gerenciamento de negócios em geral e os sistemas da tecnologia da informação como base para o desenvolvimento de competências na aplicação e utilização dos recursos financeiros, materiais, logísticos e de gestão de pessoas, para a eficácia do empreendimento.

Permeando o curso, serão discutidos conceitos inovadores, tendências de mercado e a importância da atitude empreendedora como possibilidades de criar diferencial de qualidade ao empreendimento. A interação com o mercado se fará presente seja na participação de empresários da área em palestras e workshops, além de visitas técnicas e atividades em ambientes profissionais.

Trabalho de Conclusão de Curso:

Desenvolvido ao longo do curso, conforme o interesse pessoal do aluno e linhas de especialização propostas. Será orientado por professores especializados, buscando a aplicação prática dos assuntos estudados.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - Foco em Resultados (certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso) e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC;
Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
Obs. 2: o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, desde que mencione a data da colação;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

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