Pós-Graduação

Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados

O setor de alimentação requer cada vez mais profissionais qualificados para gerir empreendimentos gastronômicos. Contudo não basta entender sobre gestão, é preciso também dominar as peculiaridades da área, para aumentar as possibilidades de crescimento do negócio.

Aprenda sobre empreendedorismo e desperte a busca de oportunidades no mercado. Conheça a história da alimentação, planejamento e projetos de cozinhas profissionais, além de gestão, marketing, finanças e as estratégias do segmento.

Carga horária: 366 horas

Mercado de Trabalho
O segmento de alimentos e bebidas é um segmento importante para a população brasileira, não só por conta da grande empregabilidade, mas também porque, atualmente, grande parcela da população faz suas refeições fora do lar. Os principais motivos que levam o consumidor brasileiro a fazer suas refeições fora de casa ficam por conta do aumento da renda do brasileiro, unida ao aumento do emprego, ao perfil dos casais com um número menor de filhos e também à dinâmica desses novos integrantes da economia brasileira, que buscam conforto e comodidade.

Por se tratar de um setor significativo para a economia que contribui consideravelmente com o crescimento do país, há por consequência, um aumento do nível de exigência em relação a estes produtos e serviços. O consumidor dos tempos de hoje é alguém que se preocupa não só com a qualidade dos alimentos e bebidas, mas também com a qualidade do serviço oferecido pelo estabelecimento. Esse serviço se apresenta de várias formas, por meio do atendimento dos garçons, dos maitres e demais integrantes das equipes de bares, restaurantes, buffets, dentre outros estabelecimentos do segmento, o que faz com que os gestores, líderes e empresários deste setor, busquem capacitação e a qualificação para planejar, organizar, dirigir e controlar suas empresas e equipes.

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), em pesquisa divulgada em janeiro de 2013, estima que nos grandes centros urbanos o número de refeições fora do lar chegue a 30% das refeições totais e, de suas despesas com a alimentação, os brasileiros destinam 23,7% do total às refeições fora do domicílio; os americanos destinam 50% e os europeus quase 70%. No Brasil, o mercado de alimentação vem crescendo cerca de 3% ao ano, e o de refeições fora do lar cresce 8,5% ao ano.

Estes dados se tornam uma atração a novos investimentos e impulsiona o crescimento da concorrência no mercado de alimentação elaborada, o que faz que se amplie a necessidade de mão de obra especializada para o setor.
Interessados com formação superior nas áreas de nutrição, gastronomia, administração, turismo e hotelaria que preferencialmente atuem no mercado de serviços de alimentação ou que tenham interesse em se especializar na gestão de empreendimentos de alimentação e bebidas.

CONTEXTUALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Apresenta a temática, a história e o panorama atual da área de alimentos e bebidas, mostrando os modelos de negócios e perspectivas do segmento. Discute as tendências no Brasil e no mundo, estimulando o empreendedorismo, a criatividade e o comportamento empreendedor.
GESTÃO DE PROCESSOS E FLUXO DE MERCADORIAS PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta os conceitos e os processos envolvidos na gestão integrada de planejamento, operação e suprimentos. Discute o fluxo de mercadorias e a padronização de produtos, explorando a relação de custo/benefício para otimização de resultados. Desenvolve ferramentas de compras e controles de estoque, técnicas e estratégias de negociação.
MARKETING E COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta conceitos atualizados de marketing e comunicação, estudo de mercado, análise SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), branding, mídias sociais, programas de fidelização, plano de marketing e gestão de indicadores voltados para estruturação, crescimento e/ou reposicionamento do negócio.
GESTÃO FINANCEIRA PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Explica os principais conceitos para a gestão financeira do empreendimento: demonstrações financeiras, regimes contábeis, geração de caixa (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização/Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization - LAJIDA/EBTIDA), tributação, custeio, margem de contribuição e precificação. Desenvolve o planejamento financeiro, discutindo o orçamento, controles, análise de cenários, ponto de equilíbrio, investimentos e as fontes de recursos financeiros para o negócio.
ASPECTOS LEGAIS PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta e discute os aspectos jurídicos para abertura e gestão de negócios, sob aspectos da responsabilidade civil, criminal, trabalhista, tributária e direitos do consumidor aplicados ao cotidiano empresarial.
GESTÃO ESTRATÉGICA INTEGRADA PARA NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Apresenta e trata os principais conceitos, técnicas e ferramentas para a construção de um planejamento estratégico, a partir da análise de cenários multivariáveis, com o objetivo de direcionar o empreendimento ao alcance dos resultados. Destaca os fatores usados como diferencial competitivo e explora a sua aplicação nas diversas tipologias de negócios e serviços, explorando o universo do atendimento e vendas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta a elaboração da primeira etapa do Plano de Négócios. Oferece o suporte técnico-científico para que os alunos considerem os objetivos, o público-alvo, as finalidades e a funcionalidade da proposta do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento, e as estratégias a serem implementadas.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARDÁPIOS
Apresenta as etapas que envolvem a construção do cardápio, desde a concepção, formação e estrutura. Explora os conceitos e aplicação prática das fichas técnicas na padronização de custos, produtos e na formação de preço. Discute e promove a vivência da engenharia de cardápio, direcionadas para desenvolver visão crítica sobre o empreendimento e seu posicionamento no mercado.
VIVÊNCIAS NOS CENÁRIOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Apresenta elementos e componentes da gastronomia, técnicas de serviços e de harmonização, seus usos e aplicações gastronômicas, relacionando os temas à prática do dia a dia da gestão dos empreendimentos. Promove vivências, palestras e demonstrações, permitindo a percepção de valor e a melhor compreensão do mercado de alimentação.
PLANEJAMENTO E PROJETOS DE COZINHAS PROFISSIONAIS
Apresenta a importância da escolha do espaço físico e ponto comercial, as adequações necessárias para a exploração funcional, discutindo as normas técnicas e legislação sanitária. Explora as condições operacionais da cozinha profissional e o desenvolvimento de projetos arquitetônicos, abordando os critérios para definição de equipamento, como diferenciais para o desempenho do empreendimento.
GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
Discute a gestão de pessoas, abordando técnicas de recrutamento e seleção, política de cargos e salários e organograma funcional. Aborda as questões práticas da legislação e as ferramentas para avaliação de desempenho e desenvolvimento da equipe. Apresenta os modelos organizacionais, os estilos de liderança e suas influências no cotidiano operacional e processo gerencial como fator estratégico.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta a elaboração da finalização do Plano de Négócios. Oferece suporte técnico-científico para que os alunos considerem o desenvolvimento das ideias de forma aplicada, tomando decisões sobre os custos operacionais do projeto, sua comercialização, logística, implicações legais e sociais e as possíveis variáveis macroambientais envolvidas no segmento. Orienta a finalização da produção desenvolvida de acordo com as normas técnicas e o padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
 
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Proposta Metodológica:
O curso é composto por semestres sequentes e articulados, reunindo um conjunto de componentes de caráter interdisciplinar. Serão tratados temas que contextualizam o gerenciamento de negócios em geral e os sistemas da tecnologia da informação como base para o desenvolvimento de competências na aplicação e utilização dos recursos financeiros, materiais, logísticos e de gestão de pessoas, para a eficácia do empreendimento.
Permeando o curso, serão discutidos conceitos inovadores, tendências de mercado e a importância da atitude empreendedora como possibilidades de criar diferencial de qualidade ao empreendimento. A interação com o mercado se fará presente seja na participação de empresários da área em palestras e workshops, além de visitas técnicas e atividades em ambientes profissionais.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Desenvolvido ao longo do curso, conforme o interesse pessoal do aluno e linhas de especialização propostas. Será orientado por professores especializados, buscando a aplicação prática dos assuntos estudados.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados (certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso) e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC;
Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
Obs. 2: o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, desde que mencione a data da colação;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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