Curso Livre

 

Formação de Sommelier de Cervejas

Capacitar o profissional a atuar como sommelier de cervejas, disseminando a cultura cervejeira em bares, restaurantes, hotéis, distribuidoras, produtoras e importadoras de dessa bebida em diversas áreas, como logística, comunicação, comercialização ou serviço de cervejas.

O participante aprende técnicas para sugerir diferentes estilos de cerveja e suas possibilidades de harmonização para garantir experiências gastronômicas prazerosas.
A cultura cervejeira é a especialidade da Doemens, escola alemã parceira do Senac São Paulo com sede em Munique, fundada em 1895 e pioneira na formação de profissionais da área. Em 2004, a Doemens criou o primeiro curso de Sommelier de Cervejas e, a partir de 2010, passou a ofertá-lo em parceria com Senac São Paulo. O curso no Brasil tem os mesmos moldes do realizado na Alemanha e concede ao participante dupla certificação do Senac e da Doemens, material didático dirigido ao mercado brasileiro, networking e contato com escolas cervejeiras.

(Carga horária: 100 horas)
Atuação no mercado de trabalho
O curso está organizado com base nas etapas do processo de trabalho do sommelier de cervejas.

O profissional formado deverá ser capaz de:
-Apresentar diferentes estilos de cerveja, descrevendo suas características sensoriais e interpretando seus rótulos, com objetivo de tornar mais assertiva a escolha do cliente;
-Orientar o armazenamento e o serviço adequado dos diferentes estilos de cerveja, para preservar seus atributos positivos e evitar os negativos;
-Orientar o consumo responsável baseando-se no princípio beba menos, beba melhor, para agregar valor ao consumo da bebida e evitar danos pessoais e sociais;
-Comunicar corretamente os diferentes estilos de cerveja aos consumidores, reconhecendo as ocasiões de consumo no intuito de disseminar a cultura cervejeira;
-Recomendar harmonizações adequadas dos diferentes estilos de cerveja com produções gastronômicas, considerando conceitos de harmonização e preferências do cliente, a fim de valorizar tanto a cerveja quanto a comida;
-Selecionar e descrever cervejas que possam compor cartas adequadas aos estabelecimentos a que se destinam;
-Criar situações comerciais, por meio de estratégias de comunicação variadas, objetivando o incremento de vendas.

Panorama de mercado
As cervejas especiais têm experimentado crescimentos expressivos nos últimos tempos, batendo recordes continuamente. Como resultado desse crescimento, pode-se constatar uma grande variedade de rótulos de cerveja nacionais e internacionais em prateleiras de mercados e empórios e em cartas especializadas de bares e restaurantes. Também tem se percebido cada vez mais gente buscando informações sobre a cultura das cervejas.
Além disso, o movimento beber menos e melhor está caindo no gosto dos brasileiros e seus reflexos são claramente benéficos a saúde melhora e as experiências gastronômicas são recompensadoras e estimulantes.

As cervejas têm conseguido resgatar reverência e prestígio em todo o mundo. Da mesma forma no Brasil, esta mudança na cultura de consumo tem acontecido muito graças a uma legião de profissionais e empreendedores engajados na apresentação de cervejas de diferentes estilos e personalidades.

Aos profissionais que se interessem pela área, vale lembrar que gostar de verdade do tema é essencial, mas é preciso muito mais. Paixão, estudo, atenção, sensibilidade, curiosidade, dedicação, disciplina, paciência, bom senso, ética, responsabilidade e autocrítica são algumas características fundamentais, bem como uma preparação profissional que pede sala de aula, livros, prática e tempo, como toda e qualquer profissão. É importante ressaltar a responsabilidade desse profissional em sugerir sempre o consumo moderado de cervejas e em fazer uso de linguagem adequada e precisa para passar adiante as verdades da cultura cervejeira e seus prazeres gastronômicos.

Fonte: Cilene Saorin
Mestre Cervejeira e Sommelier de Cervejas, diretora de educação da Doemens Brasil.
Este curso destina-se a profissionais de serviço, produção, logística, comunicação, comercialização de cervejas, empreendedores e profissionais da gastronomia.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
O curso estimula a reflexão e o senso crítico, por meio de atividades como discussões e trabalhos em grupo, apresentações em plenária, simulações de situações de trabalhos, exposições dialogadas, degustações guiadas, visita técnica e atividades de pesquisa.
- Cultura cervejeira: história, matérias-primas, processos de produção, escolas cervejeiras e estilos.
- Perfil sensorial das cervejas e prática de degustação.
- Cerveja e gastronomia.
- Aplicabilidade da análise sensorial na gestão e serviço do produto.
- Impulsionadores de venda: carta de cerveja, brigada e visibilidade do produto.
- O uso do vocabulário apropriado na descrição da cerveja.
- Ética no consumo e na venda de cervejas.
- Higiene e segurança alimentar.
- Mercado mundial e nacional de cervejas.
O Senac e a Doemens Academy conferem o certificado de conclusão do curso.
O Senac São Paulo se compromete com o desenvolvimento e a capacitação de pessoas para as áreas de turismo, gastronomia e hotelaria, desde a década de 1950, com tradição na oferta de cursos para formação de: copeiros, garçons, bartenders, baristas, sommeliers, maîtres e gestores de alimentos e bebidas. O portfólio de cursos do Senac contribui para que o aluno agregue as competências requeridas de acordo com sua trajetória de desenvolvimento profissional ou segmentos de interesse específico.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





  Unidades do Senac

Eventos relacionados à área


Workshop: Master Class em Vinhos Americanos


Palestra: Trabalho a Bordo de Cruzeiros Marítimos
Tags
sommelier de cervejas, curso de sommelier de cervejas sp, curso formação de sommelier de cervejas do senac, harmonização de cervejas, cultura cervejeira, tipos de cerveja, beba menos beba melhor, degustação de cerveja, cerveja e gastronomia, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade