Menu
Senac São Paulo
Busca


Eventos


Exposição: Manuscript Replica - de Mariana Pabst Martins


O Senac Lapa Scipião, em parceria com a Galeria Choque Cultural promove, de 10 de junho a 10 de agosto, a exposição Manuscript Replica, da artista Mariana Pabst Martins, que apresenta trabalhos recentes em suportes bi e tridimensionais, além de intervenções espaciais.

A programação também conta com uma oficina prática, em 20 e 21 de julho, e uma visita guiada com a artista, em 5 de agosto.

Na exposição, estão presentes diversas técnicas e expressões artísticas, como a caligrafia, a pintura, a colagem, a assemblage e a escultura, reunidas numa instalação específica para o espaço da galeria. 


O principal assunto de Manuscript Replica é a memória, tratada pela artista como o resultado de múltiplas camadas de lembranças sobrepostas em diversas combinações. A exposição trata também da colagem como um processo que lida com a combinação de camadas de conteúdos materiais e simbólicos – e que podem tomar formas distintas.

Composições de reminiscências gráficas sobre papel, com aplicação de caligrafia ou pintura, formam o primeiro conjunto de peças da exposição. O segundo conjunto apresenta obras com volumes e assemblages, que são colagens tridimensionais, nas quais pequenos objetos são inseridos na resina vitrificada. O terceiro conjunto é formado por peças do mobiliário transformadas em objetos esculturais. E por fim, a colagem dos cartazes que dão nome à exposição transforma uma das paredes da sala expositiva em uma instalação site specifit, ou arte ambiente.

Exercício do olhar
Um dos modos de experimentar a exposição é deixar-se levar pelos estímulos visuais oferecidos pela profusão interminável de rótulos, embalagens, letras, logotipos, selos, timbres e marcas que vão se insinuando pelo espaço expositivo.

A artista explica: "Vou desconstruindo a lógica publicitária e criando novos sentidos às peças gráficas industriais por meio da manipulação estratégica. Recortes, sobreposições, entrelaçamentos e mixagens associam-se a pequenas pinturas, manuscritos e outras interferências e para criar novas associações significativas entre as imagens".

Ficha Técnica

Wilson Krette Júnior - gerente 

Dafne Zanoni - coordenação técnica   
Sandra Tucci - curadoria da galeria 
Diego Santos - comunicação visual 
Ani Almeida - representante de comunicação
Aline Amaral - apoio técnico 
Equipe de Materiais e Serviços – montagem

Conheça os cursos com
inscrições abertas no Senac Lapa Scipião.




Atualizado em: 13/07/2017 17:28:13
Serviço



Oficina Prática com a Artista



Em 20 e 21 de julho, Mariana Pabst Martins realizará uma oficina com base na técnicas presentes na obras da exposição. A artista abordará as técnicas de colagem, assemblage e caligrafia coletiva, por meio de demonstrações destas técnicas pela artista e exercícios individuais dos participantes. Para concluir o processo de aprendizagem, será realizada uma colagem coletiva e a obra final ficará exposta na unidade.


Visita Guiada pela Artista



No último fim de semana da exposição, a artista Mariana Pabst Martins recebe o público para uma conversa e visita guiada pelas suas obras expostas na Galeria.


Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco


Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.