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Sala de Educadores


De 15 de março a 23 de novembro, o Senac São Paulo promove a Sala de Educadores 2017. Nesta edição, a temática Ação coletiva: ampliando olhares e repensando práticas será abordada em programação realizada em diversas unidades do interior e da Grande São Paulo.

Esse evento tem como propósito promover a reflexão sobre temas da área de educação, a fim de contribuir com o processo de formação de educadores para que possam atuar como agentes na geração do conhecimento e do desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa.

As primeiras ações dessa iniciativa foram no Senac Penha, em 2006. Porém, em 2010, outras aderiram ao evento.

Observação: as unidades Bebedouro, Jundiaí e Presidente Prudente também recebem esse evento.

Aguarde programação completa, em breve.


Conheça os cursos da área de educação que o Senac oferece.



Atualizado em: 18/10/2017 13:25:21
Serviço











Palestra: Cidade Educadora para os Direitos Humanos



A cidade como ambiente educativo é idealizada como cidade educadora nos diferentes espaços, tempos e atores que podem assumir uma intencionalidade educativa para garantir o processo de formação dos indivíduos para além da escola tendo como desafio permanente a desenvolvimento integral de seus habitantes. Representados pelos governos locais com o objetivo comum de trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida a partir da sua participação ativa, estabelecendo o diálogo constante com a comunidade.

Palestrante: Fernando César
Pós-doutorado em Educação pela PUC/São Paulo. Doutor em Educação: Currículo pela PUC/São Paulo e mestre em Educação: Formação de Professores pela Unicid. Possui especialização em Bases da Medicina Integrativa pelo Centro de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein. É coordenador educacional no Senac São Paulo e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade – GEPI/PUC/SP.

Palestra: Educação no Futuro - cenários educativos formais e não formais



Serão debatidas as possibilidades e os desafios da educação no futuro, abordando temas como o uso da tecnologia, o ensino a distância e a escola como espaço físico formal de educação dos sujeitos.

Palestrante: Mário Augusto Costa Valle
Pós-graduado em psicopedagogia e em psicomotricidade e graduado em Educação Física. Tem mais de 30 anos de experiência como educador. Atuou por 14 anos no Programa de Educação Inclusiva e atualmente é coordenador do Projeto PonteS, ambos no Senac São Paulo.

Palestra: Educar para os Direitos Humanos por meio de Jogos Virtuais



Como encontrar em games oportunidade de aprendizado? Na ocasião, será apresentado o jogo Diário de Amanhã, que traz, por meio de uma linguagem didática e acessível, situações de violência e, ao mesmo tempo, propõe reflexões com base na Declaração dos Direitos Humanos.

Palestrante: Regina Paulinelli
Psicóloga, psicopedagoga e mestranda em Psicologia Social pela PUC-SP. Possui especialização em Educação Inclusiva e em Gestão do Conhecimento e da Inovação. Atua na área de educação realizando programas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No Senac, trabalha com tecnologias sociais e desenvolvimento humano.

Palestra: O Equilíbrio como Direito



O que é equilíbrio? Por meio de quais processos conseguimos mantê-lo? Percebemos o impacto de nossas emoções no nosso corpo físico? Temos sido tolerantes e amáveis conosco? Identificamos com facilidade o que nos dá prazer ou o que nos descontenta? Reconhecemos o equilíbrio entre corpo, mente e coração como direito humano? O quanto isto contribui para nossas ações no ambiente escolar? Participe e reconheça o direito de ser feliz em sua profissão com autocuidado e equilíbrio pessoal.

Palestrantes:
Eduardo Sodré - enfermeiro com Especialização em Promoção da Saúde (USP). Mestre em Saúde Pública e Promoção da Saúde (USP) e doutor em Enfermagem/Saúde Coletiva (Unifesp). Desenvolve pesquisas com metodologias participativas (pesquisa-ação). É docente de cursos da área de saúde e bem-estar nas seguintes unidades curriculares: Promoção da Saúde; Vigilância Sanitária; Anatomia e Fisiologia Humana; Projeto Integrador; e afins.

Palestra: Poesia - o manifesto da alma



Entendendo a poesia como um direito humano, debateremos a Literatura como forma de expressão e luta pela inclusão. A elaboração literária do poeta Rodrigo Ciríaco “Vendo Pó…esia!”, expressa as demandas daqueles que necessitam e buscam por justiça social. Garantir aos nossos alunos o acesso à leitura que se relacione à sua realidade e ao mesmo tempo amplie o horizonte para a transformação dela, é nosso papel! O poeta Rodrigo Ciríaco nos conduzirá à “Biqueira Literária”, para juntos compartilharmos a Pó...esia que liberta.

Rodrigo Ciríaco - educador, experiência de 15 anos de trabalho como professor. Como escritor, é autor dos livros “Te Pego Lá Fora”, “100 Mágoas” e “Vendo Pó...esia”, e editor de vários outros títulos. Participa há mais de 10 anos do movimento de saraus da periferia. É idealizador do projeto “Literatura (é) Possível”, que desde 2006 desenvolve ações de incentivo a leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas estaduais e municipais, na cidade de São Paulo, destacando entre os trabalhos as oficinas semanais de literatura e teatro, os encontros com autores, saraus, concursos literários, entre outros; todos voltados para jovens, crianças e adolescentes.




Palestra: Teatralidade em Sala de Aula



Parte-se do princípio que o teatro, como arte coletiva e lúdica, contribui com o convívio entre as pessoas, a superação de pré-conceitos, o trabalho de equipe, a construção do conhecimento em grupo, a articulação estética da expressão, entre outros aspectos. O objetivo aqui é promover a discussão com educadores para inserir a linguagem teatral no processo educacional em todos as idades, além de estimular a percepção e a consciência do corpo como instrumento de comunicação e expressão.


Palestra: Cultura de Paz – compartilhando práticas e integrando saberes



A proposta dessa palestra é abordar a importância do respeito ao outro como forma de humanizar a sociedade e promover uma convivência plena, na qual o “ser” prevaleça sobre o “ter”.

Andrea dos Santos Pereira Nunes - graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos. No Senac coordenou projetos de extensão universitária e Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo. Atualmente coordena o Programa Senac de Cultura de Paz e realiza cursos sobre o tema.