Menu
Senac São Paulo
Busca


Eventos


Sala de Educadores


De 15 de março a 23 de novembro, o Senac São Paulo promove a Sala de Educadores 2017. Nesta edição, a temática Ação coletiva: ampliando olhares e repensando práticas será abordada em programação realizada em diversas unidades do interior e da Grande São Paulo.

Esse evento tem como propósito promover a reflexão sobre temas da área de educação, a fim de contribuir com o processo de formação de educadores para que possam atuar como agentes na geração do conhecimento e do desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa.

As primeiras ações dessa iniciativa foram no Senac Penha, em 2006. Porém, em 2010, outras aderiram ao evento.

Observação: as unidades Araçatuba, Bebedouro, Birigui, Catanduva, Itapira, Jundiaí, Largo Treze, Presidente Prudente e Ribeirão Preto também recebem esse evento.

Aguarde programação completa, em breve.


Conheça os cursos da área de educação que o Senac oferece.



Atualizado em: 22/02/2017 16:09:45
Serviço



Palestra: Metodologias Ativas na Educação



Trabalhar as possibilidades de utilizar metodologias ativas na  educação, como jogos e vivências, estudo de casos, dramatizações, debates e pesquisas, etc.


Palestra: Como Utilizar a Tecnologia a Favor da Educação



Problematizar a questão do uso da tecnologia nos dias atuais nas salas de aula e trabalhar possibilidades de utilizá-la para construção da aprendizagem.


Palestra: O Brincar na Educação Infantil - práticas docentes



Vivenciar práticas que transformem o brincar na educação infantil em atividades de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças.










Palestra: Dificuldades na Aprendizagem 


Situações que envolvam qualquer dificuldade observável, momentânea ou persistente, enfrentada pelo aluno para acompanhar o ritmo de aprendizagem de seus colegas, apresentando baixo rendimento escolar, decorrente de diversos fatores isolados ou em interação podem ser observadas situações de desmotivação, desinteresse, dificuldades em todas as matérias, dificuldades de ajustamento aos padrões e normas de conduta na escola ou de comparecimento à escola, etc. Também se utiliza o termo para designar as dificuldades decorrentes de deficiência intelectual, déficits sensoriais e transtornos emocionais, havendo a possibilidade de existirem Dificuldades e Transtornos coexistindo no mesmo indivíduo.







Palestra: Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem





Palestra: Sustentabilidade como Desafio Humano



Os nossos espaços escolares são locais desafiadores para produção de conhecimento onde as metodologias e práticas ambientais podem e devem ser disseminadas e incentivadas para o compartilhamento em seus lares, comunidades e demais lugares nos quais educandos convivem e assim, desta forma, conseguiremos de maneira sustentável uma transformação social, garantindo qualidade de vida e continuidade para as gerações futuras, garantindo-lhes, desta forma, o direito à vida.


Palestra: Educação no Futuro - cenários educativos formais e não formais



A educação do futuro como possibilidades e desafios de ampliação do espaço de cada indivíduo em que a construção é uma tarefa que se inicia no presente. Nesta perspectiva, futuro e educação se aproximam na medida em que ocorre a ampliação do espaço de cada indivíduo que tem como uma forte ferramenta o uso da tecnologia. Por outro lado, temos a escola, como espaço físico privilegiado por ser considerado como o ambiente formal de educação dos sujeitos.


Palestra: Cidade Educadora para os Direitos Humanos



A cidade como ambiente educativo é idealizada como cidade educadora nos diferentes espaços, tempos e atores que podem assumir uma intencionalidade educativa para garantir o processo de formação dos indivíduos para além da escola tendo como desafio permanente a desenvolvimento integral de seus habitantes. Representados pelos governos locais com o objetivo comum de trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida a partir da sua participação ativa, estabelecendo o diálogo constante com a comunidade.


Palestra: Educar para os Direitos Humanos por meio de Jogos Virtuais



Não dá para negar. Cada dia mais as pessoas estão conectadas às redes sociais e aos jogos virtuais. Nosso desafio docente é encontrar dentro deste espaço, oportunidade de aprendizado significativo.  O jogo Diário de Amanhã, foi construído em parceria com a área de tecnologias sociais e desenvolvimento humano do Senac São Paulo. Com linguagem didática e acessível, a ferramenta apresenta situações problemáticas de violência e propõe reflexões sobre possíveis saídas, com base na Declaração dos Direitos Humanos. Venha participar conosco deste encontro e descobrir como utilizar gratuitamente esta ferramenta.


Palestra: O Equilíbrio como Direito



O que é equilíbrio? Através de quais processos conseguimos mantê-lo? Percebemos o impacto de nossas emoções no nosso corpo físico? Temos sido tolerantes e amáveis conosco? Identificamos com facilidade o que nos dá prazer ou o que nos descontenta? Reconhecemos o equilíbrio entre corpo, mente e coração como direito humano? O quanto isto contribui para nossas ações no ambiente escolar? Participe e reconheça o direito de ser feliz em sua profissão com autocuidado e equilíbrio pessoal.




Palestra: Educar para a Diversidade



A proposta é considerar que o tema do encontro. Vem ser o ponto de partida para construir o entendimento de que a diversidade é fonte de riqueza, criatividade e inovação para as relações entre as pessoas e que para isso exige diálogo, movimento, construção coletiva e um olhar de esperança e confiança para o presente e para o futuro.




Palestra: A Mediação como Prática Pedagógica



A mediação como prática pedagógica coloca o professor como ponte entre o estudante e o conhecimento, estimulando o senso crítico, a autonomia e o protagonismo do aluno no processo de ensino aprendizagem.








Palestra: Educação por Projeto – educação fundamental 1 e 2



O brincar constitui-se uma linguagem natural do ser humano e, com o desenvolvimento cultural, faz-se presente em todos os processos de seu desenvolvimento nos aspectos: cognitivo, social, biológico, motor e afetivo.
A ludicidade usada como estratégia, permite a eficácia do ensino, facilitando os processos de aquisição de saberes por parte dos alunos, consolidando tais aspectos de forma prazerosa.
Desta forma, pensar em educação lúdica, é levar em conta seu papel integrante no modo como o aluno aprende, sendo necessário entendê-lo não apenas como diversão ou lazer, mas como uma forma de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Pelo brinquedo, pelas brincadeiras, propostas lúdicas, a educação torna-se mais atraente permitindo uma melhor assimilação daquilo que se pretende ensinar, constituindo-se uma prática efetiva e contextualizada, fazendo uso de uma linguagem pertencente ao desenvolvimento humano – a ludicidade.


Palestra: Educação por Projeto – ensino médio



Situações que envolvam qualquer dificuldade observável, momentânea ou persistente, enfrentada pelo aluno para acompanhar o ritmo de aprendizagem de seus colegas, apresentando baixo rendimento escolar, decorrente de diversos fatores isolados ou em interação. Podem ser observadas situações de desmotivação, desinteresse, dificuldades em todas as matérias, dificuldades de ajustamento aos padrões e normas de conduta na escola ou de comparecimento à escola, etc. Também se utiliza o termo para designar as dificuldades decorrentes de deficiência intelectual, déficits sensoriais e transtornos emocionais, havendo a possibilidade de existirem Dificuldades e transtornos coexistindo no mesmo indivíduo.


Educação por Projeto – escola de ensino profissionalizante



São participativas, estruturadas na prática e procuram fortalecer a autonomia dos alunos na aprendizagem, desenvolvendo a capacidade crítica, a criatividade e a iniciativa. O educador torna-se um mediador e criador de ambientes e situações para que o aluno aprenda protagonizando o processo de aprendizagem. Consequentemente, docentes e alunos são sujeitos da ação de ensinar e aprender, unindo-se em parceria na construção dos saberes.


Palestra: Educação por Projeto – ensino universitário



Nesta sala serão convidados os cursos universitários da cidade para compartilhar suas realizações e conquistas. O Senac irá apresentar suas experiências no ensino superior nas modalidades EAD, presencial e pós-graduação.


Palestra: Comemorar o Aprendizado



Um modelo de pensamento centrado no ser humano, com foco em suas necessidades. Em linhas gerais, é isso o que está por trás do pensamento de design, abordagem que pode ser aplicada a partir dos desafios cotidianos que os educadores enfrentam, criando de forma colaborativa soluções para as atividades de ensino e aprendizagem.









Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco


Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.