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Sala de Educadores


De 15 de março a 23 de novembro, o Senac São Paulo promove a Sala de Educadores 2017. Nesta edição, a temática Ação coletiva: ampliando olhares e repensando práticas será abordada em programação realizada em diversas unidades do interior e da Grande São Paulo.

Esse evento tem como propósito promover a reflexão sobre temas da área de educação, a fim de contribuir com o processo de formação de educadores para que possam atuar como agentes na geração do conhecimento e do desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa.

As primeiras ações dessa iniciativa foram no Senac Penha, em 2006. Porém, em 2010, outras aderiram ao evento.

Observação: as unidades Bebedouro, Jundiaí e Presidente Prudente também recebem esse evento.

Aguarde programação completa, em breve.


Conheça os cursos da área de educação que o Senac oferece.



Atualizado em: 18/07/2017 16:00:32
Serviço





Palestra: Como Utilizar a Tecnologia a Favor da Educação


Problematizar a questão do uso da tecnologia nos dias atuais nas salas de aula e trabalhar possibilidades de utilizá-la para construção da aprendizagem.Palestrantes:Iris Menezes de Andrade, graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo. Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional, Docência e Gestão Empreendedora. Desde 2006 atua com Consultoria em Comunicação Organizacional. Docente no Senac Barretos, desenvolvendo competências relacionadas à comunicação, marketing, empreendedorismo. João Assef Jorge Melo, graduado em Sistemas de Informação. Especialista em Perícia Forense Aplicada à Informática e em SEO (Search Engine Otimization). Entusiasta em PHP e desenvolvimento web. Analista Programador no Hospital de Câncer de Barretos. CEO na InfoAssef. Consultor de Sistemas Web. Docente no Senac Barretos.

Palestra: O Brincar na Educação Infantil - práticas docentes


Vivenciar práticas que transformem o brincar na educação infantil em atividades de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças.Anderson Rodrigues Freitas - graduado em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pelo Centro Integrado Unifafibe, Mestrado em ciências da saúde pelo Hospital de Câncer de Barretos, foi coordenador do programa de lazer e humanização do Hospital Psiquiátrico Vale do Rio Grande, docente na Escola de Valores Humanos da ONG Instituto Valente, trabalho enquanto profissional de educação física no Hospital de Câncer de Barretos e atuou enquanto docente dos cursos de Educação Física do Unifeb. É docente do Senac Barretos desde 2010 em curso na área do lazer, e consultor de material técnico em lazer e recreação do Senac.















Palestra: Cidade Educadora para os Direitos Humanos



A cidade como ambiente educativo é idealizada como cidade educadora nos diferentes espaços, tempos e atores que podem assumir uma intencionalidade educativa para garantir o processo de formação dos indivíduos para além da escola tendo como desafio permanente a desenvolvimento integral de seus habitantes. Representados pelos governos locais com o objetivo comum de trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida a partir da sua participação ativa, estabelecendo o diálogo constante com a comunidade.

Palestrante: Fernando César
Pós-doutorado em Educação pela PUC/São Paulo. Doutor em Educação: Currículo pela PUC/São Paulo e mestre em Educação: Formação de Professores pela Unicid. Possui especialização em Bases da Medicina Integrativa pelo Centro de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein. É coordenador educacional no Senac São Paulo e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade – GEPI/PUC/SP.

Palestra: Educação no Futuro - cenários educativos formais e não formais



Serão debatidas as possibilidades e os desafios da educação no futuro, abordando temas como o uso da tecnologia, o ensino a distância e a escola como espaço físico formal de educação dos sujeitos.

Palestrante: Mário Augusto Costa Valle
Pós-graduado em psicopedagogia e em psicomotricidade e graduado em Educação Física. Tem mais de 30 anos de experiência como educador. Atuou por 14 anos no Programa de Educação Inclusiva e atualmente é coordenador do Projeto PonteS, ambos no Senac São Paulo.

Palestra: Educar para os Direitos Humanos por meio de Jogos Virtuais



Como encontrar em games oportunidade de aprendizado? Na ocasião, será apresentado o jogo Diário de Amanhã, que traz, por meio de uma linguagem didática e acessível, situações de violência e, ao mesmo tempo, propõe reflexões com base na Declaração dos Direitos Humanos.

Palestrante: Regina Paulinelli
Psicóloga, psicopedagoga e mestranda em Psicologia Social pela PUC-SP. Possui especialização em Educação Inclusiva e em Gestão do Conhecimento e da Inovação. Atua na área de educação realizando programas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No Senac, trabalha com tecnologias sociais e desenvolvimento humano.

Palestra: O Equilíbrio como Direito



O que é equilíbrio? Através de quais processos conseguimos mantê-lo? Percebemos o impacto de nossas emoções no nosso corpo físico? Temos sido tolerantes e amáveis conosco? Identificamos com facilidade o que nos dá prazer ou o que nos descontenta? Reconhecemos o equilíbrio entre corpo, mente e coração como direito humano? O quanto isto contribui para nossas ações no ambiente escolar? Participe e reconheça o direito de ser feliz em sua profissão com autocuidado e equilíbrio pessoal.

Palestrantes:
Eduardo Sodré - enfermeiro com Especialização em Promoção da Saúde (USP). Mestre em Saúde Pública e Promoção da Saúde (USP) e doutor em Enfermagem/Saúde Coletiva (Unifesp). Desenvolve pesquisas com metodologias participativas (pesquisa-ação). É docente de cursos da área de saúde e bem-estar nas seguintes unidades curriculares: Promoção da Saúde; Vigilância Sanitária; Anatomia e Fisiologia Humana; Projeto Integrador; e afins.

Palestra: Poesia - o manifesto da alma



Entendendo a poesia como um direito humano, debateremos a Literatura como forma de expressão e luta pela inclusão. A elaboração literária do poeta Rodrigo Ciríaco “Vendo Pó…esia!”, expressa as demandas daqueles que necessitam e buscam por justiça social. Garantir aos nossos alunos o acesso à leitura que se relacione à sua realidade e ao mesmo tempo amplie o horizonte para a transformação dela, é nosso papel! O poeta Rodrigo Ciríaco nos conduzirá à “Biqueira Literária”, para juntos compartilharmos a Pó...esia que liberta.

Rodrigo Ciríaco - educador, experiência de 15 anos de trabalho como professor. Como escritor, é autor dos livros “Te Pego Lá Fora”, “100 Mágoas” e “Vendo Pó...esia”, e editor de vários outros títulos. Participa há mais de 10 anos do movimento de saraus da periferia. É idealizador do projeto “Literatura (é) Possível”, que desde 2006 desenvolve ações de incentivo a leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas estaduais e municipais, na cidade de São Paulo, destacando entre os trabalhos as oficinas semanais de literatura e teatro, os encontros com autores, saraus, concursos literários, entre outros; todos voltados para jovens, crianças e adolescentes.






Palestra: Teatralidade em Sala de Aula



Parte-se do princípio que o teatro, como arte coletiva e lúdica, contribui com o convívio entre as pessoas, a superação de pré-conceitos, o trabalho de equipe, a construção do conhecimento em grupo, a articulação estética da expressão, entre outros aspectos. O objetivo aqui é promover a discussão com educadores para inserir a linguagem teatral no processo educacional em todos as idades, além de estimular a percepção e a consciência do corpo como instrumento de comunicação e expressão.


Palestra: Palestra: Cultura de Paz – compartilhando práticas e integrando saberes



A proposta dessa palestra é abordar a importância do respeito ao outro como forma de humanizar a sociedade e promover uma convivência plena, na qual o “ser” prevaleça sobre o “ter”.






Roda de conversa: Educação por Projeto – ensino médio



Situações que envolvam qualquer dificuldade observável, momentânea ou persistente, enfrentada pelo aluno para acompanhar o ritmo de aprendizagem de seus colegas, apresentando baixo rendimento escolar, decorrente de diversos fatores isolados ou em interação. Podem ser observadas situações de desmotivação, desinteresse, dificuldades em todas as matérias, dificuldades de ajustamento aos padrões e normas de conduta na escola ou de comparecimento à escola, etc. Também se utiliza o termo para designar as dificuldades decorrentes de deficiência intelectual, déficits sensoriais e transtornos emocionais, havendo a possibilidade de existirem Dificuldades e transtornos coexistindo no mesmo indivíduo.

Palestrantes:
André Luiz Rodrigues de Rossi Mattos - mestre em História pela Unesp e licenciado em Ciências Sociais. Autor do livro Uma História da UNE (1945-1964), que aborda organizações e movimentos da juventude na Segunda República. É professor de História em escolas privadas e públicas do ensino médio e superior.

Wagner Luiz Macedo Soeiro - pós-graduado em Educação Empreendedora pela Universidade Federal São João Del Rei e licenciado em Geografia. Docente há mais de 15 anos nas redes municipal e estadual, também coordena o Clube de Astronomia Rio Preto, projeto de divulgação científica em bairros e escolas públicas.

Waldemar Rodrigues Pereira Filho - mestre em Letras pela Unesp
e doutorando na área de Teoria e História da Literatura pela Unicamp. É professor de Literatura no ensino médio e em curso pré-vestibular desde 2000. Colaborou com a obra O teatro desagradável: três peças de Nelson Rodrigues, pela Editora Cotovia, de Portugal. Publicou, como organizador, a coletânea de textos literários A alma do vinho, pela Editora Globo.

Roda de conversa: Educação por Projeto – escola de ensino profissionalizante



São participativas, estruturadas na prática e procuram fortalecer a autonomia dos alunos na aprendizagem, desenvolvendo a capacidade crítica, a criatividade e a iniciativa. O educador torna-se um mediador e criador de ambientes e situações para que o aluno aprenda protagonizando o processo de aprendizagem. Consequentemente, docentes e alunos são sujeitos da ação de ensinar e aprender, unindo-se em parceria na construção dos saberes.

Palestrantes:
Helber Lima Menon - graduado em Administração de Empresas, com MBA em Controladoria e Finanças e mestrado em Administração. Atuação em empresas como AES Tietê, Sebrae e Rodobens. Atualmente é professor na Universidade Paulista (Unip) atuando na graduação e pós-graduação e coordenador pedagógico na ETEC Philadelpho Gouvêa Netto.

Luis Carlos de Souza - pedagogo, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, mestre em Educação e especialista em Administração. Gerente do Senac em São José do Rio Preto, colaborador voluntário da Escola Maria Peregrina e participa do Grupo Consultor do Projeto Educação do Futuro do Senac São Paulo.

Rodrigo, da Silva Garcia - engenheiro Civil, técnico em Segurança do Trabalho, Life & Professional Coach. Instrutor de formação profissional em diversos cursos do Senai de São José do Rio Preto

Roda de conversa: Educação por Projeto – ensino universitário


Nesta sala serão convidados os cursos universitários da cidade para compartilhar suas realizações e conquistas. O Senac irá apresentar suas experiências no ensino superior nas modalidades EAD, presencial e pós-graduação.

Palestrantes:
Luzia de Fátima Paula - mestre e doutora em Educação pela Unesp. Professora de Ensino Fundamental I, II, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), coordenação e direção de escola de educação infantil, assessoria de ensino fundamental I e EJA e coordenação de Ensino Superior (formação de professores - Letras e Pedagogia).

Ademar Pereira dos Reis Filho - doutor em Geografia pela Unesp, campus São Paulo, mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio ambiente pela UNIARA. Foi professor e coordenador em diversas escola privadas e pública. Atualmente é diretor da Fatec de São José do Rio Preto.

Patrícia Cury - médica formada pela USP São Paulo, doutora e livre docente pela mesma universidade. Especialidades em anatomia patológica e cuidados paliativos. Atualmente é coordenadora do curso de Medicina da Faceres.

Palestra: Comemorar o Aprendizado



Um modelo de pensamento centrado no ser humano, com foco em suas necessidades. Em linhas gerais, é isso o que está por trás do pensamento de design, abordagem que pode ser aplicada a partir dos desafios cotidianos que os educadores enfrentam, criando de forma colaborativa soluções para as atividades de ensino e aprendizagem.





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