Menu
Senac São Paulo
Busca


Eventos


Design Essencial 2016


O Senac São Paulo realiza, de 13 de agosto a 12 de novembro, o Design Essencial 2016, em 18 unidades da Grande São Paulo e do interior.

A 11ª edição do evento tem o tema Cores, Contrastes, Combinações, pensado com a consultoria da arquiteta Lilian Ried Miller Barros.

"Os hábitos contemporâneos nos levam a uma intensa estimulação visual", pontua Lilian. "Isso nos torna mais sensíveis às micro diferenças em todos cenários da vida, valorizando a sutileza das composições cromáticas e exigindo dos designers maior critério e conhecimento para projetar com a cor."

Ela explica que o sistema visual humano é especializado em diferenciar cores nas superfícies e identificar contrastes, por isso a composição é mais importante do que a cor isolada para o designer. "As cores e suas combinações esbarram sempre na definição de harmonia, que é um tema subjetivo, cercado por preconceitos e condicionamentos culturais. Podemos combinar as mesmas cores de várias maneiras, utilizando diferentes proporções e associações entre elas", afirma a arquiteta.

O assunto será abordado de maneira aprofundada em 
diversas atividades que envolvem as áreas de design, arquitetura e urbanismo.

Abertura
A arquiteta Lilian Ried Miller Barros será a responsável pela palestra de abertura do evento. A atividade, organizada pelo Senac Lapa Tito, será realizada no Auditório Nobre da Sede do Senac São Paulo. Confira como participar do evento de abertura do Design Essencial 2016, assim como outras informações sobre a palestra inaugural.

Assista ao vídeo explicativo com a arquiteta Lilian Ried Miller Barros.



Conheça os cursos que o Senac oferece nas áreas de arquitetura e urbanismo e design.

Veja também publicações da consultora sobre esse tema no Blog Universo da Cor.

Público-alvo: Arquitetos, designers de interiores, decoradores, lojistas e indústrias do setor, designers de produtos, estudantes, professores e demais profissionais da área.



Atualizado em: 23/08/2016 12:06:34
Serviço



Palestra: A Cor nos Ambientes Internos




Como percebemos as cores e seus contrastes? Por que é tão difícil prever o resultado de uma cor aplicada à parede de um ambiente? Estas e outras curiosidades sobre as cores e suas interações serão esclarecidas nesta palestra, que abordará também os efeitos das cores e suas combinações à luz da neurobiologia dos sistemas visuais, por meio de exemplos de ambientes internos e outros contextos do design.

Lilian Ried Miller Barros - arquiteta, autora do livro A cor no processo criativo, mestre e doutora em teorias da cor pela USP, com especialização pela NCS Colour Academy/Suécia. Dirige o centro de pesquisas sobre as cores Universo da Cor em São Paulo (www.universodacor.com.br), que atende a empresas e oferece cursos para profissionais das áreas de design têxtil, arquitetura e moda.


Oficina: Como Utilizar Quadros e Fotografias na Decoração



A proposta é demostrar as possíveis composições de quadros e fotografias utilizando a diversidade de acabamentos, molduras, formatos, texturas, possibilitando a criação de um ambiente com personalidade.

Livia Lemes Fonseca - arquiteta e urbanista formada pela Unip. Atua na área de arquitetura residencial, comercial e de interiores há 8 anos. É docente do Senac Americana.





Palestra: Cores, Texturas, Vidas e Interiores



A palestra será focada na aplicação de cores e texturas em diferentes tipos de projetos de arquitetura, decoração e mobiliários. O ponto, a linha, a forma, o plano, a textura e a cor são elementos básicos da linguagem visual que vem da arquitetura para o interior complementando o projeto e dando vida aos espaços.

Djansen Grecco Lima - arquiteto premiado em 2015 na mostra de arquitetura Village Arte Decor com o ambiente Casa do Arquiteto. Desenvolvedor de projetos de arquitetura e design de interiores residenciais, comerciais e corporativos. Entre seus projetos recentes estão decorações de apartamentos e casas, restaurantes, agencia de publicidade, entre outros.



Palestra: A Cor nos Ambientes Internos



Como percebemos as cores e seus contrastes? Por que é tão difícil prever o resultado de uma cor aplicada à parede de um ambiente? Estas e outras curiosidades sobre as cores e suas interações serão esclarecidas nesta palestra, que abordará também os efeitos das cores e suas combinações à luz da neurobiologia dos sistemas visuais, por exemplos de ambientes internos e outros contextos do design.

Lilian Ried Miller Barros - arquiteta, autora do livro A cor no processo criativo, mestre e doutora em teorias da cor pela USP, com especialização pela NCS Colour Academy/Suécia. Dirige o centro de pesquisas sobre as cores Universo da Cor em São Paulo (www.universodacor.com.br), que atende empresas e oferece cursos para profissionais das áreas de design têxtil, arquitetura e moda.  



Palestra: Psicologia das Cores no Design de Interiores Residenciais



A palestra abordará as cores em ambientes internos assim como a sua influência nas pessoas e espaços em que serão utilizadas.

Beatriz Leme Martin - graduada em Engenheira Civil pela Universidade Mackenzie, técnica em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Artes e Design e pós-graduada em Design de Interiores pelo Senac Santa Cecilia. É docente do curso Técnico em Design de Interiores no Senac Santo André e na ETEc Getúlio Vargas.

Palestra: A Cor nos Ambientes Internos



Como percebemos as cores e seus contrastes? Por que é tão difícil prever o resultado de uma cor aplicada à parede de um ambiente? Estas e outras curiosidades sobre as cores e suas interações serão esclarecidas nessa palestra. Ação abordará também os efeitos das cores e suas combinações à luz da neurobiologia dos sistemas visuais, por meio de exemplos de ambientes internos e outros contextos do design.

Palestrante: Lilian Ried Miller Barros - arquiteta, autora do livro A Cor no Processo Criativo, mestre e doutora em teorias da cor pela USP, com especialização pela NCS Colour Academy/Suécia. Dirige o centro de pesquisas sobre as cores Universo da Cor em São Paulo (www.universodacor.com.br), que atende empresas e oferece cursos para profissionais das áreas de design têxtil, arquitetura e moda.  

Palestra: O Papel de Parede na Decoração Moderna e sua Relação com as Cores do Ambiente.



Você já parou para imaginar todas as possibilidades que um papel de parede permite? Como explorar suas cores, texturas e propriedades técnicas na construção dos ambientes? O papel de parede é um material altamente tecnológico e seu uso é muito difundido nos EUA e Europa. A retomada do uso do papel de parede no Brasil abre novas frentes para o mercado da arquitetura e decoração.

Rogério Gurgel é Arquiteto formado pela USP/FAU. É sócio fundador do escritório RSRG arquitetos em São Paulo, especializado em projetos residenciais, o escritório tem obras em São Paulo, Miami e Nova Iorque. Ganhou recentemente o prêmio Ninho da Revista Casa e Jardim na categoria Originalidade.

Rafael Trindade é formado em economia pela FGV. Há sete anos trabalha com papel de parede e é atualmente diretor do setor de papel de parede na Bobinex, única indústria nacional de papel de parede e também fundador da Branco, uma empresa do grupo Bobinex.

Palestra: Cores e Texturas nos Móveis Planejados



A representante comercial da empresa Arte e Cozinha Todeschini abordará a utilização das cores e texturas na ambientação dos móveis planejados.

Cinthia Gonçalves da Silva - formada em Design de Interiores, atua há onze anos como consultora de projetos na Arte Cozinha, loja franqueada da Todeschini. Possui vasta experiência no desenvolvimento de projetos e consultoria em vendas de móveis planejados.

Palestra: A Influência das Cores e Combinações na Concepção e Utilização de Tecidos na Decoração



Com experiência de mais de 12 anos na criação de coleções de tecidos, a empresa Entreposto desenvolve duas vezes por ano coleções com padronagens, cores e texturas inspiradas em viagens, experiências e tendências mundiais da moda e design. A palestra será em torno da aposta na decoração com móveis, almofadas, objetos e tecidos das paredes selecionados para garantir que o ambiente traduza com fidelidade o espírito dos projetos.

Daniella Paolone Com mais de trinta anos de experiência no segmento de tecidos para decoração. Teve atuação abrangente que passa por toda cadeia do produto, além do desenvolvimento de produtos, análise de tendências e formas de vendas. Há dez anos aderiu ao time da Entreposto, no qual atualmente faz parte da equipe de criação, desenvolvimento e treinamento.

Mesa-redonda: Encontro entre Fornecedores de Design de Interiores



Será um encontro entre fornecedores da área de design de interiores com a finalidade de promover uma conversa sobre seus produtos e serviços associados ao tema do evento Cores Contrastes Combinações. A ideia é ampliar os conhecimentos dos alunos e convidados sobre mobiliários, materiais e revestimentos, comercializados para a ambientação em design de interiores.

Sandra Molina – Diretora Comercial de umas das lojas Mais Revestimentos.

Shislei Blanco - Diretora Comercial da empresa Blanco Design.

Lisandra Mascotto - Diretora Comercial da empresa RS Design.

Érica Lorca - Diretora de umas das lojas A Especialista.

Pedro Irie – Diretor da loja Lustres Irie.





Oficina: Humanização de Plantas Baixas com Tratamento Gráfico Manual



A atividade tem como objetivo ilustrar plantas baixas e perspectivas, aplicando técnicas de grafite, lápis de cor e canetinha, representando materiais e objetos.


Palestra: Universo das Cores



Serão abordadas as cores no design de interiores, inspirações e tendências.

Neza César - formada em Desenho e Plástica pela Faap, com conhecimentos em História da Arte, jardinagem e paisagismo. Possui publicações em revistas nacionais e internacionais, como Viver Bem, Casa Claudia, Espaço D, House Garden Americana e ELLE Décor francesa.





Exposição: O que é cor para você?



Serão expostos trabalhos de alunos que foram desenvolvidos através da interpretação das cores. Tomaram por base um movimento artístico, usando os conceitos sustentáveis e multifuncionais.

Palestra: A importância da cor no processo criativo



A Cenografia usa muitas referências do mundo em que vivemos. A palestra parte deste princípio e explica cases de sucesso.

Ricardo de Oliveira Bueno - Sócio-proprietário e Diretor de Criação da Bueno.Br, que tem 20 anos de experiência no mercado.



Workshop: Transforme a sua sala usando cores, contrastes e combinações



A partir da escolha de uma imagem, com que o participante se identifique, ele obterá uma paleta de cores que utilizará na composição e escolha de elementos como; texturas, padronagens e cores para ambientar sua sala.

Fernanda Mariotto Danelli, Diego Zazeri, Bruna Palmeira França.





Palestra: Universo das Cores



Serão abordadas as cores no Design de Interiores, inspirações e tendências.

Neza César - Formada em Desenho e Plástica pela FAAP, com conhecimentos em História da Arte, jardinagem e paisagismo. Possui publicações em revistas nacionais e internacionais, como Viver Bem, Casa Claudia, Espaço D, House Garden Americana e ELLE Décor francesa.



Workshop: A Magia da Cor - como fazer lustres de cristais



Serão demonstradas noções de como montar lustres de cristais, além de dicas sobre como comercializá-los.

Bia Fukuda - É empresária do segmento de lustres de cristais, além de atuar como facilitadora, ministrando workshops por todo o país.

Workshop: A Magia da Cor - como fazer lustres de cristais



Serão demonstradas noções de como montar lustres de cristais, além de dicas sobre como comercializá-los.

Bia Fukuda - É empresária do segmento de lustres de cristais, além de atuar como facilitadora, ministrando workshops por todo o país.

Palestra: A Psicologia das Cores na composição de ambientes



A palestra abordará sobre a forma como a escolha de cores nos cômodos da casa podem influenciar no seu dia-a-dia.

Ton Guedes - Graduado em Design de Interiores e Arquitetura. É docente Senac São Bernardo do Campo e na Etec Getúlio Vargas. Possui escritório próprio, especializado em arquitetura de interiores, e divulga informações da área em seu blog e fanpage Tons da Arquitetura.

Palestra: O Universo das Cores



Serão abordadas as cores no Design de Interiores, inspirações e tendências.

Neza César - Formada em Desenho e Plástica pela FAAP, com conhecimentos em História da Arte, jardinagem e paisagismo. Possui publicações em revistas nacionais e internacionais, como Viver Bem, Casa Claudia, Espaço D, House Garden Americana e ELLE Décor francesa.



Workshop: Visão, a janela da alma colorida



O objetivo da atividade é estimular a compreensão dos participantes com relação as cores e o seu envolvimento com sentimentos e como as suas diferentes vibrações são identificadas no modo de vestir e pintar seu ambiente.

Gleice Cantero - Arquiteta e urbanista, com experiência de mais de 20 anos em concepção de projetos, programação visual, gerenciamento e implantações de obras civis, interiores, residenciais e comerciais.

Workshop: A cor na arquitetura contemporânea



Serão apresentados projetos contemporâneos em que a cor é um elemento arquitetonico relevante, como contraponto aos principios da arquitetura moderna que minimizou o uso das cores, reduzidas apenas à expressão da "verdade dos materiais". Em oposição aos projetos que apostam no excesso de cores, também serão apresentados projetos que impactam pela ausência destas, configurando uma forma distinta de trabalhar o cromático.

Bruno Fabri Mancini - Arquiteto e mestre em arquitetura, é proprietário do Casa 27 Arquitetura e Design. É docente do curso de Design de Interiores no Senac Taboão da Serra.

Workshop: Produção gráfica com stencil



Desenvolver a produção gráfica independente, apresentando uma leitura sobre intervenção e apropriação no espaço urbano a partir da técnica de lambe lambes produzidos com stencil.

Tom Pina - Artista visual com formação em arquitetura e urbanismo. Especializado em stencil desde 2010, desenvolve diversos trabalhos de intervenção urbana dentro da street art, realizando e participando de exposições individuais e coletivas, oficinas e vivências.

Workshop: Live painting e bate-papo sobre arte urbana e a cidade



Os participantes serão estimulados através de vivencia prática com live painting a compreender a relação sobre a arte urbana e o seu lugar na sociedade contemporânea e visualizar as transformações da sociedade e do conceito de individual por meio do pensamento filosófico, urbano e artístico.

Tom Pina - Artista visual com formação em arquitetura e urbanismo. Especializado em stencil desde 2010, desenvolve diversos trabalhos de intervenção urbana dentro da street art, realizando e participando de exposições individuais e coletivas, oficinas e vivências.

Workshop: Estamparia - estilos, processos e técnicas de Rapport



O workshop busca oferecer ao aluno noções básicas sobre estamparia, diferentes estilos de estampas e usos e os tipos de processo existentes. Além de uma vivência prática de técnicas de rapport para estamparia corrida. Onde, a partir de exercícios práticos, o aluno vai conhecer as técnicas de encaixe e 3 tipos de repetição e compreender a utilização de cada tipo de rapport, de acordo com o tipo de desenho.

Juliana Veiga - Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Moda e Criação. Trabalhou em estamparias como Kalimo e La Estampa. Atualmente, é responsável pelas estampas da linha feminina da marca Hering.



Oficina: Planta Humanizada



Ilustrar plantas e perspectivas, aplicando técnicas de grafite, lápis de cor e caneta hidrocor, com o objetivo de representar materiais e objetos.

Ricardo Gonçalves - Pós-graduado em Ergonomia, bacharel em Desenho Industrial (Habilitação em Projeto de Produto), técnico em Desenho e Projetos de Mecânica, cursando bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Ministra cursos de Desenho Técnico, AutoCAD 2D e 3D, Revit, SketchUp e Inventor. Certificações AutoCAD 2012, 2013, 2014 e 2015 Professional; Revit Architecture 2012, 2013, 2014 e 2015 Professional.

Oficina: Aplicando Teoria das Cores no Design de Interiores



Apresentação de conceitos básicos relacionados à teoria das cores, considerando aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos, fundamentada no princípio da percepção. Serão discutidos os conceitos de cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias por meio de exercícios práticos e softwares de simulação. Serão analisadas e, posteriormente, elaboradas, por meio de estímulo à criatividade, paletas cromáticas considerando sua relevância no desenvolvimento projetual de espaços e objetos.

Graziela Giacomin Nivoloni de Almeida Escobar - Arquiteta e mestranda em design e arquitetura pela FAU-USP, desenvolveu projetos residenciais, comerciais e de visual merchandising para redes de lojas e franquias nacionais e internacionais nos escritórios onde trabalhou. Atuou em cursos de pós-graduação em design estratégico em Brasília e Goiânia. É docente do curso técnico de Design de Interiores do Senac São Paulo.

Oficina: As Cores no Design de Interiores Comercial



Apresentação de conceitos básicos relacionados à teoria das cores, considerando aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos, fundamentada no princípio da percepção, de branding e visual merchandising. Serão discutidos os conceitos de cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias por meio de exercícios práticos e softwares de simulação. Serão analisados projetos de grandes marcas e a importância das cores na composição e formatação de sua identidade visual, considerando-a importante mecanismo de comunicação com os clientes e consumidores. Posteriormente, por meio de estímulo à criatividade, paletas cromáticas serão exploradas para transmitir conceitos e mensagens de marcas consolidadas no mercado.

Graziela Giacomin Nivoloni de Almeida Escobar - Arquiteta e mestranda em design e arquitetura pela FAU-USP, desenvolveu projetos residenciais, comerciais e de visual merchandising para redes de lojas e franquias nacionais e internacionais nos escritórios onde trabalhou. Atuou em cursos de pós-graduação em design estratégico em Brasília e Goiânia. É docente do curso técnico de Design de Interiores do Senac São Paulo.





Oficina: Cores e formas – criando composições com técnicas de gravura



Serão analisadas obras de arte em pintura e gravura para compreensão dos conceitos de sobreposição, transparência e contrastes de cores. Serão abordadas algumas variações da simetria como rotação e translação na composição bidimensional. A proposta será criar matrizes de gravura e estampas em grandes formatos, explorando os conceitos abordados. Os trabalhos serão expostos no hall da unidade.

Miguel Luiz Ambrizzi - Doutor em Arte e Design pela Faculdade Belas Artes da Universidade do Porto – Portugal, mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, graduado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Unesp. Coordenador das áreas de Design e Arquitetura, Tecnologia da Informação e Comunicação e Artes do Senac Osasco e professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Cruzeiro do Sul.

Palestra: A Cor nos Ambientes Internos



Como percebemos as cores e seus contrastes? Por que é tão difícil prever o resultado de uma cor aplicada à parede de um ambiente? Estas e outras curiosidades sobre as cores e suas interações serão esclarecidas nesta palestra, que abordará também os efeitos das cores e suas combinações à luz da neurobiologia dos sistemas visuais, através de exemplos de ambientes internos e outros contextos do design.

Lilian Ried Miller Barros - Arquiteta, autora do livro A Cor no Processo Criativo, mestre e doutora em teorias da cor pela USP, com especialização pela NCS Colour Academy/Suécia. Dirige o centro de pesquisas sobre as cores Universo da Cor em São Paulo (www.universodacor.com.br), que atende empresas e oferece cursos para profissionais das áreas de design têxtil, arquitetura e moda.

Oficina: Cores e formas – criando composições com técnicas de gravura



Serão analisadas obras de arte em pintura e gravura para compreensão dos conceitos de sobreposição, transparência e contrastes de cores. Serão abordadas algumas variações da simetria como rotação e translação na composição bidimensional. A proposta será criar matrizes de gravura e estampas em grandes formatos, explorando os conceitos abordados. Os trabalhos serão expostos no hall da unidade.

Miguel Luiz Ambrizzi - Doutor em Arte e Design pela Faculdade Belas Artes da Universidade do Porto – Portugal, mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, graduado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Unesp. Coordenador das áreas de Design e Arquitetura, Tecnologia da Informação e Comunicação e Artes do Senac Osasco e professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Cruzeiro do Sul.

Palestra: O Desenho e o Design



O desenho e o design são atos distintos em seus propósitos, mas que podem se complementar, tornando o ato de projetar mais dinâmico e eficiente. Dessa forma o ato de representar e comunicar algo se mistura com o ato de planejar e desenvolver uma ideia. Essa palestra será transmitida através de imagens e relatos de práticas profissionais próprias na área de arquitetura e design.

Eduardo Bajzek - Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie em 1998, trabalha há 16 anos como ilustrador de arquitetura e design, tendo realizado até o momento mais de 1.800 ilustrações arquitetônicas para o mercado de arquitetura e mercado imobiliário. Ministra, desde 2011, um curso de desenho arquitetônico em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Oficina: O Real sob a Ótica do Desenho



Através de exercícios práticos de desenho de observação, os participantes vão identificar barreiras condicionadas por signos e conceitos pré-existentes que influenciam a percepção e interpretação da realidade. A oficina irá abordar formas transpor essas barreiras condicionadas por “maneiras de ver” prontas e repetitivas, utilizando mecanismos de desenho simples como leitura de ângulos e formatos.

Eduardo Bajzek - Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie em 1998, trabalha há 16 anos como ilustrador de arquitetura e design, tendo realizado até o momento mais de 1.800 ilustrações arquitetônicas para o mercado de arquitetura e mercado imobiliário. Ministra, desde 2011, um curso de desenho arquitetônico em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Palestra: A Relação entre o Paisagismo e o Design de Interiores



Reflexão sobre a relação do paisagismo e o design de interiores, as possibilidades para utilizarmos as plantas como elementos da decoração dos ambientes, sejam eles externos ou internos. Abordagem sobre o desenvolvimento do projeto realizado a partir das características dos clientes e do partido do projeto, definição da decoração, layout dos ambientes e das plantas. Serão apresentados estudos de projetos já executados e outros de referência de grandes paisagistas brasileiros.

Juliana Nahas - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas e especialista em Desenho Ambiental e Arquitetura da Paisagem pela Universidade Mackenzie. Desde 2006 atua no mercado de arquitetura de interiores e paisagismo, trabalhando com importantes paisagistas como Marcelo Faisal e Martha Gavião Paisagismo. Desde 2010 Juliana vem trabalhando com arquitetura de interiores para residências e paisagismo para empreendimentos imobiliários e varandas de apartamentos.


Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco


Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.