Cursos Livres

Cozinha Quente: carnes e seus acompanhamentos

Pratos variados, que explorem a harmonização de ingredientes e a versatilidade de combinações, levados ao forno ou fogão, valorizam sabores, texturas e aromas.

No curso você experimenta as principais técnicas aplicadas a produções à base de carnes, aves e peixes que, por sua vez, são a referência para molhos e guarnições. A sua criatividade na combinação dos ingredientes dará origem a preparações personalizadas e, como resultado, novas experiências à mesa.


Carga horária: 20 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar dólmã branca, calça comprida xadrez, avental de cintura, bandana branca e sapato de segurança.
Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

O curso Cozinha Quente e Seus Acompanhamentos é aberto a todos os interessados em se aprimorar nesse tipo específico de preparação.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
Os profissionais da área e admiradores da gastronomia formados por este curso poderão se capacitar para:
- Reproduzir as receitas de cozinha quente aplicando as técnicas de cozinha;
- Cuidados com a manipulação de alimentos, métodos de cozimento e montagem dos pratos.

Panorama de mercado
As constantes transformações no cenário mundial vêm gerando novos hábitos alimentares e demandando mudanças no perfil dos trabalhadores da área. A concorrência crescente oferece aos clientes e consumidores inúmeras possibilidades de escolha, tornando-os muito mais exigentes e questionadores e, ao mesmo tempo, dependentes da ajuda de profissionais competentes para atenderem às suas necessidades de forma eficaz. Nesse contexto, um profissional de gastronomia, para ser bem sucedido, necessita aprimorar-se contínua e estrategicamente. Deve, portanto, utilizar com crítica e criatividade, técnicas de manipulação e preparo de alimentos, adequadas à nova realidade do mercado consumidor e da legislação vigente.


Método

A Proposta Pedagógica do Senac privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou conhecimentos prévios, facilitando a atribuição de significado, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF