Cursos Livres

Recepção de Hotéis: Operação e Procedimentos

Objetivo
Capacitar o profissional para recepcionar e atender diferentes hóspedes/clientes, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial), efetuando os procedimentos de recepção com comportamento adequado e atenção aos princípios éticos e observância a questões legais, de modo a promover um clima de satisfação e garantir a qualidade e excelência no atendimento.

Carga horária: 30 horas

Pré-requisito
Profissionais que pretendam atuar em recepção de diferentes meios de hospedagem ou aqueles que já atuam e que querem investir em sua capacitação profissional. Também profissionais de outras áreas que queiram implantar a concepção de hospitalidade em seus empreendimentos.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O aluno formado por este curso deverá ser capaz de:
- Organizar a recepção visando racionalizar os fluxos de trabalho para atender os clientes com agilidade, presteza e prontidão.
- Executar tarefas rotineiras e não-rotineiras, individualmente e em equipe, buscando o atendimento às solicitações e reclamações dos clientes.
- Interagir com os demais funcionários conhecendo o trabalho dos vários departamentos, garantindo o atendimento ao cliente.
- Informar-se dos hábitos e preferências pessoais dos hóspedes/clientes e estabelecer uma comunicação assertiva com os colaboradores das demais áreas da empresa, visando à certeza do entendimento e atendimento das solicitações dos clientes.
- Conhecer e operar os aparelhos de comunicação (telefone, rádio, fax, computador etc.), para prestar um atendimento eficiente e eficaz ao cliente.
- Utilizar todos os relatórios e meios de controles para garantir o atendimento e a segurança do cliente.
- Supervisionar e orientar o serviço da mensageria, garantindo a prestação ágil e eficiente deste serviço.

Panorama de mercado
As constantes transformações no cenário mundial vêm gerando a necessidade de um atendimento cada vez mais personalizado, demandando mudanças no perfil do profissional de recepção a clientes. A concorrência crescente oferece ao consumidor inúmeras opções, tornando-o muito mais exigente e questionador e, ao mesmo tempo, muito mais necessitado da ajuda de profissionais competentes para realizar a melhor escolha. O atendimento passou a ser um diferencial, exercendo um papel fundamental no momento de seleção dos serviços que serão utilizados.

Nesse novo contexto, o profissional da área de acolhimento - recepção, para ser bem sucedido, necessita de preparo profissional para atender às expectativas e necessidades do cliente moderno. Deve, portanto, utilizar com crítica e criatividade, técnicas de organização e recepção adequadas à realidade do mercado consumidor.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê simulações e dramatizações de situações passíveis de serem encontradas em diferentes meios de hospedagem, estudo de casos, aulas expositivas e dialogadas, apresentação e discussão de filmes e vídeos, entre outras atividades, garantindo o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desempenho profissional.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Lista de Materiais


Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF