Pós-graduação

Gestão de Projetos Sociais no Território

Especializar profissionais que atuam ou desejam atuar no campo da gestão social, potencializando a capacidade de intervenção por meio de projetos sociais de forma colaborativa e participativa, respeitando as potencialidades de cada território e as diversidades socioculturais para fortalecer a cidadania, justiça e participação social.
Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
Confortáveis instalações que proporcionam um excelente ambiente para aprendizado. Os alunos também têm acesso à biblioteca, que disponibiliza acervo completo na área de gestão, base de dados e acervo on-line, acesso aos principais periódicos, salas individualizadas para estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Infraestrutura
Salas de aula que propiciam um ótimo ambiente para o aprendizado específico, troca de experiências e informações. Laboratórios de informática com os softwares mais relevantes na área. Biblioteca informatizada com acervo de livros e periódicos especializados, vídeos e DVD´s.
Etapas do Processo Seletivo

Para participar do processo seletivo siga os passos abaixo:

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se online no curso escolhido;
Passo 3 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para: grupofcoposgraduacao@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 – Aguarde contato da equipe de atendimento do Senac Francisco Matarazzo que irá agendar a redação (tema relacionado ao curso escolhido que será informado no dia) e a entrevista com o coordenador conforme datas fixadas abaixo:

1º Processo: 14/12/2017 a partir das 19h
2º Processo: 08/02/2018 a partir das 19h
3º Processo: 08/03/2018 a partir das 19h


Atenção Este processo será realizado de forma coletiva com duração mínima prevista de 2h

Importante: Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.
Obs: No dia da entrevista serão passadas todas as informações sobre lista de aprovados e procedimentos para matrícula.

Etapas do Processo Seletivo

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac, criando login e senha;
Passo 2 – Faça inscrição on-line no curso pretendido;
Passo 3 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição – R$ 50,00
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para: pospresprudente@sp.senac.br;
Passo 5 – Responda a carta de intenções que será enviada para o seu e-mail 48h após efetuar o pagamento da taxa de inscrição;
Passo 6 – Acompanhe a chegada do e-mail com a data agendada para sua entrevista e responda para confirmar sua disponibilidade ou solicitar alteração da data.

Número de Vagas: 30

 
Investimento
Em até 24 parcelas de R$ 528,29 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.056,59 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 422,63. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h10-22h45
quinta: 19h10-22h45
Início: 20/03/2018 Término: junho/2019

Obs: Sujeito a alteração de datas.
Coordenador(es)Prof. Dr. Roberto Galassi Amaral
roberto.gamaral@sp.senac.brRenata Benisterro Hernandes e Ivan Marcio Gitahy Junior
renata.hernandes@sp.senac.br / ivan.mjunior@sp.senac.br
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Pedro de Carvalho Pontual
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Mestrado em Educação pela PUC (1995) e Doutorado em Educação pela PUC (1999). É presidente honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina. Tem experiência na área de educação, com ênfase na área de educação popular, atuando em temas como educação para a cidadania, políticas públicas, gestão democrática e participação social.

Silvia Helena Frei Sá
Psicóloga (PUC) com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social (FIA/USP). Consultora especialista em responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e terceiro setor com larga experiência na gestão de projetos de alto impacto em todo território brasileiro. Foi gerente de educação do Instituto Akatu desenvolvendo projetos inovadores de educação para estilos sustentáveis de vida baseados em design thinking, uso de TICs e gamificação para escolas públicas e também para empresas parceiras como Banco Bradesco, Elektro, Braskem, Unilever e Cargill. Trabalhou em organizações sociais de diferentes portes e temáticas, o que garantiu um olhar ampliado para os desafios da gestão do terceiro setor. Hoje leva esse conhecimento para suas aulas em cursos de extensão e pós graduação. Temas de interesse e com os quais ama trabalhar: educação, sustentabilidade, empreendedorismo social, redes sociais e capital social, direito de crianças e adolescentes, direitos humanos, inovação, responsabilidade socioambiental, consumo consciente, gamificação e uso de tecnologia na educação.

Marcelo Gasque Furtado
Graduação em Direito e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Direito (área de concentração: Direitos Humanos) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), departamento de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. Experiência Acadêmica: atualmente é professor mensalista do Centro Universitário Senac. Tem experiência na docência no ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu nas áreas de Administração, Negócios, Hospitalidade e Educação sempre responsabilizando-se por disciplinas ligadas às humanidades. Interessa-se por Direitos Humanos, Ética, Introdução ao Direito para cursos não jurídicos, Pedagogia Universitária, educação para o exercício da cidadania e para os direitos humanos, aspectos jurídico-constitucionais da educação. Vivência Profissional extra acadêmica: atuou em organizações dos setores bancário e comercial; no serviço público estadual (PROCON -SP/ Gerência de Atendimento e Orientação ao Consumidor), como consultor da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e no serviço público federal (Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS/ Diretoria de Fiscalização).

Carola Carbajal Arregui
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade da República de Uruguai (1994), mestrado (1998) e doutorado (2005) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou o seu pós-doutorado em economia pela Universidade Pierre Mendès France em Grenoble/França (2012). É pesquisadora da Coordenadoria de Desenvolvimento e Estudos de Projetos Especiais da PUC/SP (desde 1996). Tem experiência na área de pesquisa em políticas públicas de combate á pobreza, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão social, indicadores sociais e sistemas de monitoramento e avaliação.

Michel Freller
Possui graduação pela Fundação Getulio Vargas SP (1985) em Administração Pública. Atualmente é professor do Centro Universitário Senac, no curso de pós graduação de gestão de projetos sociais na disciplina de captação de recursos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Terceiro Setor. Mestrando na PUC-SP em administração.

Paula Raccanello Storto
Advogada graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é sócia de Figueirêdo Lopes Golfieri Reicher e Storto Advogados, escritório de advocacia especializado em projetos sociais, culturais e esportivos e professora das disciplinas jurídicas dos cursos de pós-graduação em Gestão de Projetos Sociais do SENAC-SP. Atua há mais de 10 anos na prestação de serviços para realização de projetos e programas de interesse público, com foco na promoção da sociedade civil e de suas organizações representativas como entidades aptas a impactar, discutir, fomentar, executar e monitorar a implementação dos direitos da cidadania, dos direitos humanos, do desenvolvimento econômico e social e da sustentabilidade, a partir da perspectiva de que o interesse público numa sociedade democrática, não é atribuição exclusiva do Estado.

Roberto Galassi Amaral
Doutor em Serviço Social, pela UNESP-Franca (2013), possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade São Judas Tadeu (1987) e graduação em Administração de Empresas também pela Universidade Sao Judas Tadeu (1983). Professor do SENAC-SP, unidade Nove de Julho, nos cursos de especialização em projetos sociais e responsabilidade socioambiental empresarial. A experiência inclui projetos de consultoria nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social da empresa, gestão no terceiro setor, investimento social privado, voluntariado empresarial e gestão de pessoas.

Carlos Roberto Filadelfo de Aquino
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e do Centro Universitário Senac e pesquisador do Hybris - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades (USP e UFSCAR). Tem experiência nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia da Política e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, movimentos de moradia, família e política, coletividades, casa, parentesco, políticas públicas e territorialidades urbanas.

Daniel de Lucca Reis Costa
Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp (2016), mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2007), bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009) e bacharel em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2003). Em 2009 foi pesquisador visitante do Centre d?etude des mouvements sociaux Institut Marcel Mauss da EHESS. Desde 2010 é professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) e, entre 2012 e 2014, foi professor-visitante na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FASPOL) da Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL), Sudeste Asiático. É coordenador de projetos do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da FESP-SP, pesquisador associado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), integrante do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI), tem experiência no campo da antropologia política e geografia humana, com destaque para as temáticas da cidade, pobreza, violência, espaço público, nacionalismo e pós-colonialismo lusófono.

Erika Costa da Silva Gaudeoso
Possui graduação em Bacharelado de Matemática aplicado a Informática pela Universidade Católica de Santos (1989) e Pós-Graduação em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV/SP (2005). Mestre em Gestão de Negócios da Universidade Católica de Santos(2010). Participa do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC-SP. Atuou como Consultora Técnica da Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Católica de Santos. É consultora da Visão Social Consultoria. Possui certificação internacional Project Management for Development Professionals. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações do Terceiro Setor, atuando principalmente nos seguintes temas: Terceiro Setor; Responsabilidade Social; Redes Sociais e Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários.Autora de conteúdos para cursos à distância

Flávia Cristina Martins Mendes
Mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2012). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2004) e especialização em Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2008). Encontra-se na área acadêmica há 7 anos e ministra disciplinas em cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária em instituições como ESPM e SENAC. Atuação acadêmica: Comunicação Empresarial e Integrada; Comunicação para Projetos Sociais; Planejamento de Marketing e Marcas; Gestão do Relacionamento com Clientes; Empreendedorismo e Marketing; Sustentabilidade e Consumo; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Liderança. Atuação profissional com experiência de 14 anos em gestão de comunicação para otimizar os resultados e garantir os interesses dos públicos almejados; realização de análise de mercado, avaliando as tendências de mídia e novas necessidades do mercado empresarial e planejamento e desenvolvimento de estratégias e planos de comunicação, atendimento ao cliente, elaboração de briefing e de cronograma de atividades. Coautora da Coleção Comunicação em Cena Volume 1 (2012) e Volume 5 (2014) e do livro Marketing e Comunicação de Projetos Socioculturais: Experiências Brasileiras e Cubanas.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Prof. Doutor Ivan Marcio Gitahy Junior
Doutor em Ciências Socias pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Mestre em Educação. Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem e graduado em Gestão de Negócios. Participante, como pesquisador, da Rede internacional ESTRADO, que é formada por pesquisadores que estudam o trabalho docente na América Latina. Coordenador e professor da pós graduação do SENAC Presidente Prudente-SP. Professor conteudista do curso de aperfeiçoamento: Cooperativismo na Educação. Docente dos cursos: Bacharelado em Administração, Tecnólogo em Recursos Humanos e Tecnólogo em Agronegócio da Universidade do Oeste Paulista. Fez parte do Grupo de Cenários Prospectivos da Unesp de Franca. Foi professor conferencista da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).Tem experiência na área de Administração Empresarial e Pública, Prospecção e Cenarização, Sistema de Informação, Gestão Ambiental, Gestão de Pessoas e Pedagogia.
  Curriculo Lattes
Profa. Neli de Faria Henriques Cacozza de Souza
Mestranda em Educação no programa da Universidade do Oeste Paulista,possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1983). Atualmente é professor colaborador do Instituto AGC de Presidente Prudente,nos cursos de especialização na área de Trabalho Social com Famílias,especialista em Terapia de Família e Casal pela Escola Paulista de Sociodrama Familiar Sistêmico,e Terapeuta comunitária, com experiencia clinica de 18 anos,especialista no enfrentamento a violência contra criança e adolescente pela PUC-PR,trabalha como intervisora,consultora, junto à equipes de Saúde Mental e Assistência Social,docente contratada pela UNILINS para execussão de cursos de capacitação na área de Assistência Social no Programa CAPACITASUAS - MDS.
  Curriculo Lattes
Profa. Pós-Dra. Dirce Harue Ueno Koga
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Pós Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Fez estágio de doutorado sandwiche junto ao Centre National de la Recherche Scientifique - Observatoire Sociologique du Changement ? Prof. Serge Paugam (2000/2001) e estágio de pós doutorado junto ao Institut d?Etudes Politiques de Grenoble ? Universidade Pierre Mendes France ? Prof. Alain Euzeby (2003). Atualmente é pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social. Faz parte do corpo de pesquisadores do Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais ? CEDEST (PUCSP/INPE). Desenvolve trabalho de assessoria, consultoria e supervisão técnica junto a equipes técnicas de Prefeituras, Governos Estaduais e Governo Federal, bem como Organizações Não Governamentais e Empresas nas áreas de Vigilância Socioassistencial, Pesquisa Socioeconômica, Diagnóstico Socioterritorial, Planejamento, Monitoramento e Avaliação Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, exclusão social, políticas públicas, território e desigualdade social. Autora do livro ?Medidas de Cidades ? entre territórios de vida e territórios vividos?, Editora Cortez, 2ª edição, 2011 e do Livro "São Paulo - Sentidos Territoriais e Políticas Sociais" em co-autoria com Aldaíza Spsoati, Editora Senac, 2013.
  Curriculo Lattes
Conheça os outros cursos
ligados a área:
Tags
pós-graduação projetos sociais, pós-graduação gestão social, especialização projetos sociais, especialização gestão social, curso projetos sociais, curso gestão social, cidadania ativa, justiça social, equidade social, participação cidadã, democracia substantiva, desenvolvimento inclusivo, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento de projetos sociais, responsabilidade social, elaboração de projetos sociais, gestão de recursos em projetos sociais, gerenciamento de projetos sociais, implementação de projetos sociais, implantação de projetos sociais, estruturação de projetos sociais, terceiro setor, sociedade