Pós-graduação

Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade

Capacitar profissionais para atuarem como líderes na incorporação de princípios e valores da responsabilidade social e da sustentabilidade na gestão das organizações, utilizando estratégias para o relacionamento e envolvimento de todos os públicos interessados.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade do Senac forma uma nova geração de profissionais que atuam na gestão das organizações do setor privado, público e terceiro setor, que valorizam e reconhecem os princípios da sustentabilidade e da responsabilidade social como geradores de valor.
O curso está estruturado a partir da visão sistêmica dos três pilares da sustentabilidade, integrando e equilibrando aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
Salas de aula com equipamentos de apoio didático, como quadro branco e projetor multimídia e biblioteca com acervo para consulta livre.
Infraestrutura
Confortáveis instalações que proporcionam um excelente ambiente para aprendizado. Os alunos também têm acesso à biblioteca, que disponibiliza acervo completo na área de gestão, base de dados e acervo on-line, acesso aos principais periódicos, salas individualizadas para estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Infraestrutura
Confortáveis instalações que proporcionam um excelente ambiente para aprendizado.
Os alunos também têm acesso à biblioteca, que disponibiliza acervo completo na área de gestão, base de dados e acervo on-line, acesso aos principais periódicos e orientação especializada para pesquisas

Etapas do Processo Seletivo

Inscrição on-line, análise de currículo e entrevista individual.
Site: www.sp.senac.br/jundiai.

Etapas do Processo Seletivo

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para: grupofcoposgraduacao@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 – Aguarde contato da equipe da atendimento do Senac Francisco Matarazzo que irá agendar a redação (tema relacionado ao curso escolhido que será informado no dia) e a entrevista com o coordenador conforme datas fixadas abaixo:

1º Processo: 13/12/2017 a partir das 19h
2º Processo: 07/02/2018 a partir das 19h
3º Processo: 05/03/2018 a partir das 19h

Atenção Este processo será realizada de forma coletiva com duração mínima prevista de 2h

Importante: Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.
OBS: No dia da entrevista serão passadas todas as informações sobre lista de aprovados e procedimentos para matrícula.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo Seletivo

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para: pos.osasco@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 5 – Aguarde contato da coordenação que fará o agendamento do Processo Seletivo (redação + entrevista com o coordenador).

Importante: Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Obs: No dia da entrevista serão passadas todas as informações sobre lista de aprovados e procedimentos para matrícula.

Número de Vagas: 20

 
Investimento
Formas de Pagamento: 21 parcelas de R$ 335,24 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela/valor referente à turma em andamento) ou 10% de desconto no pagamento à vista do valor total do curso (valor total do curso R$ 7.040,00). 20% de desconto para comerciários. Informe-se sobre a política de descontos institucionais.Em até 24 parcelas de R$ 528,30 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.056,59 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 422,64. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.Em até 24 parcelas de R$ 528,29 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.056,59 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas.DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 422,33. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
sábado: 08h40-17h
Início: Março/2014 Término: Junho/2015Turma 1
segunda: 19h10-22h45
quarta: 19h10-22h45
Início: 12/03/2018 Término: Junho/2019

Obs: Eventuais reposições poderão ocorrer em outro dia da semanaTurma 1
sexta: 19h-22h35
sábado: 09h-12h35
Início: março/2018 Término: junho/2019

Obs: Eventuais reposições de aulas poderão ocorrer em outro dia da semana.
Coordenador(es)Prof. Dr. Roberto Galassi Amaral
roberto.gamaral@sp.senac.brCesar Augusto da Silveira Castro
pos.osasco@sp.senac.br
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.


Carlos Roberto Filadelfo de Aquino
Doutor e Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo com graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e do Centro Universitário Senac e pesquisador do Hybris - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades (USP e UFSCAR). Tem experiência nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia da Política e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, movimentos de moradia, família e política, coletividades, casa, parentesco, políticas públicas e territorialidades urbanas.
  Curriculo Lattes
Patricia Elaine da Silva
Pós-Graduação em Qualidade e Produtividade Empresarial, administradora de formação e 14 anos de experiência na estruturação e gestão de Sistemas de Qualidade e Responsabilidade Social (ISO 9001, SA8000, NBR 16001, ISO 26000 e AA 1000). Auditora avançada do padrão normativo SA 8000:2008. Especialista em ISE-BOVESPA e Dow Jones Sustainability Index, na dimensão social; e Indicadores de Sustentabilidade, padrão GRI. Atuação como Executive Coach. Professora de pós-graduação em Sustentabilidade Organizacional e Responsabilidade Social no SENAC SP.
  Curriculo Lattes
Vivian Paes Barreto Smith
Doutoranda em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Foi bolsista CAPES/Fulbright - Estágio de Doutorando nos EUA e orientada pelo Prof. Dr. Stanley Deetz na Universidade do Colorado, Boulder. Mestre em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo PROCAM/USP e Bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Comunicação e Marketing ESPM. É pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas CECORP na linha de pesquisa comunicação e sustentabilidade na ECA/USP e professora da disciplina Sustentabilidade e Comunicação: uma Relação Estratégica na Perspectiva global do curso GESTCORP da ECA/USP (Pós-graduação Latu Senso em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas). Trabalha há 15 anos como consultora e pesquisadora na área de gestão socioambiental e sustentabilidade.
  Curriculo Lattes
Roberto Galassi Amaral
Doutor em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Franca, possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade São Judas Tadeu e graduação em Administração de Empresas também pela Universidade São Judas Tadeu. Coordena os cursos de pós-graduação (especialização) Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade (presencial) e Projetos Sociais e Políticas Públicas (à distância). É professor do curso Projetos Sociais – Gestão e Perspectivas (especialização). No Centro de Estudos Aplicados coordena a frente sustentabilidade e assessora as áreas de desenvolvimento social e sustentabilidade. A experiência inclui projetos de consultoria nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social da empresa, gestão no terceiro setor, investimento social privado e voluntariado empresarial
  Curriculo Lattes
Ciro Coutinho
Graduado em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1997), Especialista em Jornalismo Político pela PUC-SP (2001) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: política, opinião pública, pesquisas de opinião, ciência política e jornalismo. Experiência em pesquisas de mercado, imagem e satisfação. Autor dos livros Pesquisas de opinião no Jornalismo Político (2002) e De Collor a Lula: pesquisas e horário eleitoral (2007).

Fabiano Rangel
Graduado em Direito com pós-graduação (sociologia) no ambiente e na sociedade (2010), e ter feito vários cursos adicionais na formação de redes, direitos humanos, gestão ambiental, gestão de projectos, e LEED projetos sustentáveis, AQUA, PROCEL Certificação SA8000 (auditor qualificado pelo SAI), prevenção e gestão de riscos e crises.

Desde 1998, atua em áreas relacionadas com a sustentabilidade, responsabilidade social das empresas e organizações de direitos humanos e grandes corporações multinacionais, como BankBoston Foundation; Banco ABN AMRO Real, CPFL Energia e Leão Alimentos e Bebidas (joint venture Sistema Coca-Cola Brasil). Como consultor desenvolveu projetos para Dupont, Basf, Linde Gas, Itaú, HSBC, ABN Amro Real, Claro, Vivo, Fiat, Walmart, Coca-Cola Brasil, Pão de Açúcar e; CPFL Energia.

Professor do Curso de Sustentabilidade e Responsabilidade Social GVPEC / SP Fundação Getúlio Vargas desde 2007, também têm ensinado nas aulas de Pós-Graduação Gestão Sustentável MBA UNICAMP e Administração Faculdade Trevisan. Sócio fundador da ABRAPs (Associação Brasileira de Sustentabilidade Profissional), com mais de 430 profissionais www.abraps.org.br associados.


Felipe Nestrovsky
Graduação em Ciências Econômicas - Faculdades de Campinas (2004) e Trabalho com temas relacionados à sustentabilidade desde 2004. Atualmente sou diretor do Núcleo de Comunicação Estratégica com Stakeholders da The MediaGroup, uma nova área na consultoria com a missão de proporcionar uma forma de comunicação de sustentabilidade inovadora em linguagem e formato. Anteriormente, foi sócio e gerente de projetos na BSD Consulting, atuando em diversas frentes tendo trabalhado com, engajamento de stakeholders, relatórios de sustentabilidade, auditoria socioambiental, asseguração de relatórios de sustentabilidade, processo de definição da estratégia e treinamentos certificados da GRI e outros não certificados. Esse tempo de atuação como gestor tem me permitido desenvolver habilidades de gestão de pessoas, equipes e resultados, comprovados pelo bom clima interno da consultoria e satisfação e reconhecimento dos clientes. Possuo experiência comprovada no trabalho com as diretrizes internacionais da GRI (relatório de sustentabilidade), da AA1000 (engajamento e asseguração) e SA8000 (direitos humanos e do trabalho). Também possuo experiências em trabalhar com indicadores de gestão como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o Dow Jones Sustainability Indexes (DJSI), a ISO26000 e os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, tendo neste último, gerenciado o projeto de revisão pela BSD Consulting. Fui Presidente da Empresa Jr. Qualitas durante a faculdade, trabalhei por 4 anos na CPFL Energia e por 3 anos na TheMediaGroup.

Renata Nogueira Atayde
Mestre em Educação (PUC/SP), MBA Certificação em Sustentabilidade (Fundação Dom Cabral). Atualmente é Coordenadora de Sustentabilidade da Cargill sendo responsável para a Sustentabilidade na Cadeia de Grain & Oilseedes Abastecimento (GOSC). Coordena os processos de certificação (2BS, RTRS, ISCC, 3S) projetos em parceria com ONGs, os planos de comunicação externa e interna, a implementação de indicadores de sustentabilidade internas e processos educativos voltados para a sustentabilidade. Em seu percurso profissional estão presentes o Banco Itaú e o Programa Alfabetização Solidária.

Valdir Lamim Guedes Junior
Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental. Têm experiência como professor conteudista, Designer Instrucional, Professor Coordenador de Disciplina e tutor em cursos à distância (UFLA, UFOP, CECEMCA-UNESP, IF do Sul de Minas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Centro Universitário Senac-Santo Amaro). Em 2012, foi professor-visitante na Universidade Nacional de Timor-Leste, Díli, Timor-Leste, e professor substituto na UNESP de Rio Claro - São Paulo. Atuou como educador na ONG Educadores Sem Fronteiras e no Núcleo de Consciência Negra/USP.

Corpo Docente

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Tags
pós-graduação responsabilidade social, pós em responsabilidade empresarial e sustentabilidade, especialização responsabilidade social empresarial e sustentabilidade,