Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Gerenciamento de Projetos - práticas do PMI

Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, valores e técnicas para executá-los de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica em qualquer área, pois promove a busca por resultados alinhados aos objetivos do negócio, tornando as organizações mais competitivas no mercado.

Esta pós-graduação prepara o profissional para gerenciar projetos com base nas melhores práticas preconizadas pelo Project Management Institute (PMI), referência internacional no setor, utilizando tanto métodos e técnicas específicos como conceitos de diversas áreas do conhecimento. Ela supre uma lacuna não preenchida por cursos preparatórios para exames de certificações: ao mesmo tempo em que contribui para o melhor desempenho nesses programas, amplia seu alcance com uma abordagem voltada a especializar os profissionais, considerando todo o ciclo de vida de um projeto e os aspectos de cada uma de suas etapas.

O Senac São Paulo é umas das poucas instituições credenciadas pelo PMI como Registered Education Provider (REP), reconhecimento que garante maior credibilidade e proporciona aos alunos dessa especialização a associação gratuita ao instituto.

Carga horária: 360 horas

Por décadas, o gerenciamento de projetos se deu de forma meramente empírica, sendo realizado por profissionais sem preparo específico. Porém, nos últimos anos, as organizações cujo trabalho pode ser organizado em projetos passaram a perceber a necessidade de uma abordagem mais estruturada para entregar produtos e serviços de qualidade, dentro do prazo e do orçamento previstos.

Esse cenário levou a um aumento da demanda por formação específica. O gerente de projetos é um agente de mudanças: usa suas habilidades para inspirar um sentimento de propósito compartilhado na equipe, conduzindo com responsabilidade a busca por resultados.

Para isso, elabora planos auxiliares considerando aspectos ligados ao gerenciamento de escopo, custos, tempo, recursos humanos, riscos, qualidade, comunicações, aquisições, compras e contratações, além de expectativas das partes interessadas. Para acompanhar, controlar e monitorar a execução, lidera equipes, resolve conflitos, administra riscos e mudanças e revisa os planos quando necessário. Também faz o encerramento administrativo do projeto, registrando aprendizados que possam aprimorar os próximos trabalhos.

Graduados que atuam ou têm interesse em atuar como gerentes de projetos, em qualquer área na qual o trabalho possa ser organizado dessa forma, como: desenvolvimento de produtos e de softwares, construção civil, engenharia, arquitetura, tecnologia da informação, produção de eventos, entre outros.
Introdução ao Gerenciamento de Projetos
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
Gerenciamento das Comunicações e das Partes Interessadas
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
Gerenciamento do Escopo
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
Gerenciamento de Recursos Humanos
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
Gerenciamento do Tempo e dos Custos
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
Gerenciamento da Qualidade e das Aquisições
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
Gerenciamento dos Riscos
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
Tópicos Especiais em Gerenciamento de Projetos
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
Integração, Execução, Controle e Encerramento
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Desenvolvimento
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso III: Consolidação
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
Trabalho de Conclusão de Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Desenvolvimento
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso III: Consolidação
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
Introdução ao Gerenciamento de Projetos
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
Gerenciamento das Comunicações e das Partes Interessadas
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
Gerenciamento do Escopo
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
Gerenciamento de Recursos Humanos
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
Gerenciamento do Tempo e dos Custos
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto
Gerenciamento da Qualidade e das Aquisições
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
Gerenciamento dos Riscos
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
Tópicos Especiais em Gerenciamento de Projetos
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
Integração, Execução, Controle e Encerramento
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
 
   TOTAL
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES (GQA)
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS (GCPI)
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO (GE)
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS (GTC)
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS (GRH)
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS (GR)
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO (IECE)
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (IGP)
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (TEGP)
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
Gerenciamento da Qualidade e das Aquisições (GQA)
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
Gerenciamento das Comunicações e das Partes Interessadas (GCPI)
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações
Gerenciamento do Escopo (GE)
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
Gerenciamento do Tempo e dos Custos (GTC)
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
Gerenciamento dos Recursos Humanos (GRH)
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
Gerenciamento dos Riscos (GR)
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
Integração, Execução, Constrole e Encerramento (IECE)
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
Introdução ao Gerenciamento de Projetos (IGP)
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
Tópicos Especiais em Gerenciamento de Projetos (TEGP)
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Desenvolvimento
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso III: Consolidação
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
Gerenciamento da Qualidade e das Aquisições
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
Gerenciamento das Comunicações e das partes interessadas
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
Gerenciamento do Escopo
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
Gerenciamento do Tempo e dos Custos
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
Gerenciamento dos Riscos
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
Integração, Execução, Controle e Encerramento
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
Introdução ao Gerenciamento de Projetos
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
Tópicos Especiais em Gerenciamento de Projetos
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Desenvolvimento
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso III: Consolidação
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
Gerenciamento da Qualidade e das Aquisições
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
Gerenciamento das Comunicações e das Partes Interessadas
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
Gerenciamento do Escopo
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
Gerenciamento do tempo e dos Custos
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
Gerenciamento dos Riscos
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
Integração, Execução, controle e Encerramento
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
Introdução ao Gerenciamento de Projetos
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
Tópicos Especiais em Gerenciamento de Projetos
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
Trabalho de Conclusão do Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Desenvolvimento
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices
Trabalho de Conclusão do Curso III: Consolidação
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES (GQA)
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS (GCPI)
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO (GE)
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS (GTC)
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS (GRH)
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS (GR)
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO (IECE)
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (IGP)
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (TEGP)
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (INT)
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI®, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta também outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
As duas últimas aulas são utilizadas para se definir os grupos, temas e iniciar a elaboração dos TCCs. Os grupos formados deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
- Declaração de trabalho do projeto.
- Termo de abertura do projeto.
PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS (CPI)
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Inclui também técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento das comunicações.
- Plano de gerenciamento das partes interessadas.
- Registro das partes interessadas.
- Registro de questões.
- Registro de mudanças.
PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO DO ESCOPO (ESC)
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e construção da EAP.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento do escopo.
- Declaração do escopo do projeto.
- EAP - Estrutura analítica do projeto.
- Dicionário da EAP.
- Plano de gerenciamento dos requisitos.
- Documentação dos requisitos.
- Matriz de rastreabilidade de requisitos.
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E INTEGRAÇÃO COM AS PARTES INTERESSADAS (GRH)
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta técnicas de formação e gestão de equipes, e discute o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento dos recursos humanos.
- EAR - Estrutura analítica dos recursos.
- Avaliações de desempenho da equipe.
GERENCIAMENTO DE TEMPO E CUSTOS (TMC)
Apresenta os processos de gerenciamento de tempo e custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento do cronograma.
- Plano de gerenciamento dos custos.
- Lista das atividades.
- Cronograma do projeto.
- Previsões do orçamento.
- Requisitos dos recursos financeiros do projeto.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES (QAQ)
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento da qualidade.
- Plano de melhorias no processo.
- Listas de verificação da qualidade.
- Plano de gerenciamento das aquisições.
- Declarações do trabalho das aquisições.
- Documentos de aquisição.
- Contratos de aquisições.
- Documentação das aquisições.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS E CONSOLIDAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO (PGP)
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos. Inclui também a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento dos riscos.
- Registro dos riscos.
- Plano de gerenciamento do projeto (consolidado).
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (TOP)
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) e Governança de Projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO DE PROJETOS (IEC)
Apresenta os processos de gerenciamento da integração do projeto e revisa os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados aos TCCs de cada grupo e em estudos de caso propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos o exercício da tomada de decisão e do gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
Os grupos formados para o TCC deverão pro duzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
- Plano de Gerenciamento do Projeto (valida e atualiza se necessário).
- Relatórios de desempenho.
- Solicitações de mudança.
- Relatório e documentação de encerramento.
- Atualizações dos demais documentos do projeto.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do TCC, de acordo com a proposta do curso.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente a primeira versão dos elementos pré-textuais e da introdução do TCC.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Introdução ao Gerenciamento de Projetos
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
Gerenciamento das Comunicações e das Partes Interessadas
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
Gerenciamento do Escopo
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
Gerenciamento do Tempo e dos Custos
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
Gerenciamento da Qualidade e das Aquisições
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores
Gerenciamento dos Riscos
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
Tópicos Especiais em Gerenciamento de Projetos
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
Integração, Execução, Controle e Encerramento
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Desenvolvimento
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
Trabalho de Conclusão de Curso III: Consolidação
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES (GQA)
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS (GCPI)
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO (GE)
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS (GTC)
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS (GRH)
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS (GR)
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO (IECE)
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (IGP)
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (TEGP)
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
As duas últimas aulas devem ser utilizadas para definir os grupos de alunos, temas e iniciar a elaboração dos TCCs. Os grupos formados deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, os seguintes documentos relacionados ao projeto de seu grupo:
- Especificação do trabalho do projeto.
- Termo de abertura do projeto.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir, durante o desenvolvimento deste componente, os seguintes documentos relacionados ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento das comunicações.
- Plano de gerenciamento das partes interessadas.
- Registro das partes interessadas.
- Registro de questões.
- Registro de mudanças.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com
destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir, durante o desenvolvimento deste componente, os seguintes documentos relacionados ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento do escopo.
- Especificação do escopo do projeto.
- EAP - Estrutura analítica do projeto.
- Dicionário da EAP.
- Plano de gerenciamento dos requisitos.
- Documentação dos requisitos.
- Matriz de rastreabilidade dos requisitos.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do
projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências
associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir, durante o desenvolvimento deste componente, os seguintes documentos relacionados ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento dos recursos humanos.
- Estrutura analítica dos recursos (EAR).
- Avaliações de desempenho da equipe.
GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto,
integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir, durante o desenvolvimento deste componente, os seguintes documentos relacionados ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento do cronograma.
- Plano de gerenciamento dos custos.
- Lista das atividades.
- Cronograma do projeto.
- Previsões do orçamento.
- Requisitos dos recursos financeiros do projeto
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições
(compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir, durante o desenvolvimento deste componente, os seguintes documentos relacionados ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento da qualidade.
- Plano de melhorias no processo.
- Listas de verificação da qualidade.
- Plano de gerenciamento das aquisições.
- Especificação (ões) do trabalho da(s) aquisição (ões).
- Documentos de aquisição.
- Acordo(s) de aquisição (ões).
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com
destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, os seguintes documentos relacionados ao projeto de seu grupo:
- Plano de gerenciamento dos riscos.
- Registro dos riscos.
- Plano de gerenciamento do projeto (consolidado).
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK®
(Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®).
Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários
que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do
projeto.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, os seguintes documentos relacionados ao projeto de seu grupo:
- Plano de Gerenciamento do Projeto (valida e atualiza se necessário).
- Relatórios de desempenho (pode incluir informações sobre a situação, o progresso do trabalho e o desempenho geral do projeto).
- Solicitações de mudança.
- Relatório e documentação de encerramento.
- Atualizações dos demais documentos do projeto.
TRABALHO DE CONCLUSÃO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (INT)
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI®, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta também outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
As duas últimas aulas são utilizadas para se definir os grupos, temas e iniciar a elaboração dos TCCs. Os grupos formados deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
 Declaração de trabalho do projeto.
 Termo de abertura do projeto.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS (CPI)
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Inclui também técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
 Plano de gerenciamento das comunicações.
 Plano de gerenciamento das partes interessadas.
 Registro das partes interessadas.
 Registro de questões.
 Registro de mudanças.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO (ESC)
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e construção da EAP.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
 Plano de gerenciamento do escopo.
 Declaração do escopo do projeto.
 EAP - Estrutura analítica do projeto.
 Dicionário da EAP.
 Plano de gerenciamento dos requisitos.
 Documentação dos requisitos.
 Matriz de rastreabilidade de requisitos.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta técnicas de formação e gestão de equipes, e discute o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
 Plano de gerenciamento dos recursos humanos.
 EAR - Estrutura analítica dos recursos.
 Avaliações de desempenho da equipe.
GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS (TMC)
Apresenta os processos de gerenciamento de tempo e custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
 Plano de gerenciamento do cronograma.
 Plano de gerenciamento dos custos.
 Lista das atividades.
 Cronograma do projeto.
 Previsões do orçamento.
 Requisitos dos recursos financeiros do projeto.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES (QAQ)
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
 Plano de gerenciamento da qualidade.
 Plano de melhorias no processo.
 Listas de verificação da qualidade.
 Plano de gerenciamento das aquisições.
 Declarações do trabalho das aquisições.
 Documentos de aquisição.
 Contratos de aquisições.
 Documentação das aquisições.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos. Inclui também a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
Os grupos formados para o TCC deverão produzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
 Plano de gerenciamento dos riscos.
 Registro dos riscos.
 Plano de gerenciamento do projeto (consolidado).
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (TOP)
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) e Governança de Projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO (IEC)
Apresenta os processos de gerenciamento da integração do projeto e revisa os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados aos TCCs de cada grupo e em estudos de caso propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos o exercício da tomada de decisão e do gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
Os grupos formados para o TCC deverão pro duzir durante o desenvolvimento deste componente, relacionado ao projeto de seu grupo:
 Plano de Gerenciamento do Projeto (valida e atualiza se necessário).
 Relatórios de desempenho.
 Solicitações de mudança.
 Relatório e documentação de encerramento.
 Atualizações dos demais documentos do projeto.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
 
   TOTAL
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES (GQA)
Apresenta os processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições (compras e contratação de serviços) do projeto. Aborda as principais técnicas e ferramentas de gestão da qualidade, tipos de contratos, documentos de aquisições e gestão de fornecedores.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS (GCPI)
Apresenta os processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas em projetos, com destaque para os processos de planejamento, que incluem a apresentação de exemplos reais e exercícios relacionados ao TCC. Apresenta e analisa, também, técnicas de apresentação e a Gestão do Conhecimento nas organizações.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO (GE)
Apresenta os processos de gerenciamento do escopo do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Apresenta as técnicas para coleta de requisitos, definição do escopo e elaboração da EAP.
GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS (GTC)
Apresenta os processos de gerenciamento do tempo e dos custos do projeto, integrando o gerenciamento destes aspectos com outras áreas de conhecimento, com destaque para gerenciamento do escopo e dos riscos do projeto. Demonstra as principais funcionalidades de algumas ferramentas de mercado para gestão integrada dos assuntos abordados, e de que forma elas facilitam o gerenciamento do projeto.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS (GRH)
Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Mostra e propicia o uso de técnicas de formação e gestão de equipes, discutindo o Código de Conduta e Ética Profissional do PMI®. Revisa os processos de gerenciamento de Partes Interessadas apresentados anteriormente, de modo a praticar exercícios de desenvolvimento de competências associadas à função de Gerente de Projetos e outras ferramentas associadas a estes processos.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS (GR)
Apresenta os processos de gerenciamento dos riscos do projeto, com destaque para os processos de planejamento. Aborda as ferramentas e técnicas para identificação, análise e planejamento de respostas aos riscos identificados. Inclui ainda a consolidação do plano de gerenciamento do projeto do TCC e demais documentos de planejamento produzidos ao longo do curso.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO (IECE)
Discute e propõe o uso de processos de gerenciamento da integração do projeto, revisando os processos de execução, monitoramento e controle apresentados em outros componentes, de modo a permitir ao aluno aprofundamento teórico e prático nestes processos e suas ferramentas. Aplica estes processos nos projetos relacionados ao TCC de cada grupo e em estudos de caso de ensino propostos pelo docente, simulando cenários que permitam aos alunos exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução de projetos. Aborda e simula os processos de encerramento do projeto.
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (IGP)
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos assuntos que serão posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (TEGP)
Apresenta outros padrões do PMI® complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCC, em conformidade com os requisitos do curso e os orientados pelo Guia de Normalização (SENAC, 2014). Inicia a elaboração do TCC contemplando, além da estrutura e questões de formatação, o tema do trabalho e respectivo Referencial Teórico. Orienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento do TCC, isto é, orienta a elaboração do conteúdo para os demais capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integrarão ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientação fornecida no componente curricular TCC I. Continua a elaboração do TCC contemplando os capítulos de Introdução, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que se integração ao TCC como apêndices.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo já elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta ajustes no conteúdo do TCC, conforme orientações fornecidas nos componentes curriculares TCC I e TCC II. Continua a elaboração do TCC contemplando o Resumo e a revisão geral do conteúdo dos capítulos de Introdução, de Referencial Teórico, de Desenvolvimento e de Considerações finais, além da inclusão dos Apêndices. Orienta a solicitação da Ficha catalográfica e respectiva inclusão no documento final do TCC. Orienta aspectos relacionados à entrega final do TCC, de acordo com a regulamentação vigente. Revisa conforme o Guia PMBOK (PMI, 2013) a consistência entre todos os documentos já elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, que devem já estar integrados ao TCC como apêndices.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O eixo condutor é o próprio objeto desta pós-graduação: o gerenciamento de projetos. Durante todo o curso, os alunos desenvolvem um projeto baseado em um estudo de caso, vivenciando todas as etapas: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. A estrutura dos componentes curriculares acompanha esse processo, respeitando o provável ciclo de vida do projeto proposto e tendo como referência o Guia PMBOK 5ª edição, documento sobre a área publicado pelo PMI.

Dessa forma, o aluno interage ativamente com os conteúdos curriculares, mobilizando conhecimentos, habilidades e valores abordados em sala de aula para gerenciar o seu projeto. Entendendo na prática como esses processos se relacionam, terá condições de aplicar o aprendizado em situações reais. O curso também conta com atividades em laboratório e página de apoio on-line.

Trabalho de Conclusão do Curso:
É obrigatório para os alunos que desejarem obter o título de especialista. Esse trabalho final é composto por outros, elaborados ao longo do curso, em que as técnicas e documentos de iniciação, planejamento, execução, controle, monitoração e encerramento são praticados em um projeto real.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (o diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação foi realizada);
Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI from Senac São Paulo
Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação gerenciamento de projetos, especialização gerenciamento de projetos, curso gerenciamento de projetos, pós-graduação PMI, especialização PMI, curso PMI, Project Management Institute, melhores práticas gerenciamento de projetos, certificações PMI, práticas do PMI, Registered Education Provider, REP, PMP, PMI, PMBOK, GP, ciclo de vida projetos, execução de projetos, gestão da qualidade, gestão de prazos, gestão de pessoas, gestão de riscos, gestão de custos, gerente de projetos, gestão de projetos, curso para gestor de projetos, curso gerente de projetos



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.