Menu
Senac São Paulo
Busca


Curso Livre

 

Produção Gráfica

Objetivo
Capacitar o aluno a avaliar e diferenciar produtos gráficos, considerando informações técnicas sobre suporte, sistema de impressão e finalidade do produto, com o objetivo de garantir o correto processo de produção, permeando as etapas de pré-impressão, impressão e pós-impressão.
O participante é capacitado para ter uma visão panorâmica do setor gráfico, entendendo seu fluxo de trabalho (workflow) e mobiliza os conhecimentos, as habilidades e os valores necessários para o bom desempenho do profissional desta área.

Público-alvo
Profissionais e estudantes das áreas de Comunicação, Artes e Design e aqueles que desejam ingressar na área.


(Carga horária: 72 horas)
Atuação no mercado
O profissional da área poderá acompanhar processos de produção gráfica, desde o fechamento do arquivo, passando pela pré-impressão, impressão até a pós-impressão e avaliação do produto.
Para tanto, o curso contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:
- Finalizar produto gráfico, considerando as etapas da pré-impressão, a fim de viabilizar o produto final.
- Acompanhar o processo de impressão do produto gráfico, considerando os aspectos específicos do projeto, a fim de evitar possíveis erros de impressão.
- Avaliar o produto final, observando características de acabamento, para garantir sua qualidade.

Panorama de mercado
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), o setor gráfico representa cerca de 3,7% da indústria de transformação no Brasil. Nesse mercado estão mais de 19 mil empresas, de pequeno a grande porte, e aproximadamente 185 mil funcionários.
As gráficas, em função das características de seus produtos finais, podem ser classificadas em oito grupos principais:
- artigos de papelaria, incluindo papel para carta, formulários oficiais;
- diversos, que abrange baralhos, produtos para festas como copos, pratos e guardanapos, papel de presente, cardápios, brinquedos etc.;
- editorial, que inclui a edição e a impressão de livros, revistas e periódicos;
- embalagens, que compreende a impressão de cartuchos, caixas, rótulos e outras embalagens;
- formulários, planos ou contínuos;
- impressos comerciais, abrangendo, entre outros, talonários, agendas, cartões-postais;
- pré-impressão, compreendendo a criação e o desenvolvimento de mídia impressa;
- promocional, que inclui, principalmente, pôsteres, cartazes, catálogos e volantes.
Somente no Estado de São Paulo estão concentrados mais de 30% do parque gráfico do País e mais de 45% da mão de obra empregada. Diante desse cenário, é importante ressaltar a crescente necessidade de formação e capacitação de pessoal nas mais diversas áreas da produção gráfica.
Profissionais que trabalham com design gráfico, artes gráficas, publicidade e criação demandam cada vez mais informações sobre os processos gráficos que seus produtos utilizarão.
Ter, no mínimo, 17 anos de idade e cursar ou ser formado no Ensino Médio.
São necessários conhecimentos básicos de informática em algum software utilizado na área gráfica (tratamento de imagem, ilustração ou editoração).

Serão propostas situações ativas de aprendizagem nas quais o participante desenvolve pesquisas e análises de produtos gráficos utilizados no mercado, além da observância de normas para a criação de arquivos digitais utilizados na pré-impressão e que se destinam a diferentes tipos de processos de impressão. Nas análises serão consideradas as diversidades de produtos gráficos e os acabamentos utilizados.
- Panorama da produção gráfica no mercado de produção comercial e industrial.
- Fluxo de trabalho da produção gráfica: pré-impressão, impressão e pós-impressão.
- Processos de impressão: offset, rotogravura, flexografia, serigrafia e digital.
- Noções de acabamentos gráficos.
- A utilização dos arquivos digitais na pré-impressão.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso.


Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 






Quer ser informado sobre novas turmas?

Eventos relacionados à área


7ª Mostra de Cartazes Tipográficos


Conectar – design, moda e comunicação
Tags
curso de produção gráfica sp, tipos de produtos gráficos, sistema de impressão, pré-impressão, impressão, pós-impressão, finalização de produto gráfico, acompanhamento do processo de impressão, acabamento de impressão, fechamento de arquivos para impressão, arquivos digitais para pré-impressão, design gráfico, comunicação visual, Senac.


Curso Livre

 

Produção Gráfica

Objetivo
Capacitar o aluno a avaliar e diferenciar produtos gráficos, considerando informações técnicas sobre suporte, sistema de impressão e finalidade do produto, com o objetivo de garantir o correto processo de produção, permeando as etapas de pré-impressão, impressão e pós-impressão.
O participante é capacitado para ter uma visão panorâmica do setor gráfico, entendendo seu fluxo de trabalho (workflow) e mobiliza os conhecimentos, as habilidades e os valores necessários para o bom desempenho do profissional desta área.

Público-alvo
Profissionais e estudantes das áreas de Comunicação, Artes e Design e aqueles que desejam ingressar na área.


(Carga horária: 72 horas)
Atuação no mercado
O profissional da área poderá acompanhar processos de produção gráfica, desde o fechamento do arquivo, passando pela pré-impressão, impressão até a pós-impressão e avaliação do produto.
Para tanto, o curso contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:
- Finalizar produto gráfico, considerando as etapas da pré-impressão, a fim de viabilizar o produto final.
- Acompanhar o processo de impressão do produto gráfico, considerando os aspectos específicos do projeto, a fim de evitar possíveis erros de impressão.
- Avaliar o produto final, observando características de acabamento, para garantir sua qualidade.

Panorama de mercado
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), o setor gráfico representa cerca de 3,7% da indústria de transformação no Brasil. Nesse mercado estão mais de 19 mil empresas, de pequeno a grande porte, e aproximadamente 185 mil funcionários.
As gráficas, em função das características de seus produtos finais, podem ser classificadas em oito grupos principais:
- artigos de papelaria, incluindo papel para carta, formulários oficiais;
- diversos, que abrange baralhos, produtos para festas como copos, pratos e guardanapos, papel de presente, cardápios, brinquedos etc.;
- editorial, que inclui a edição e a impressão de livros, revistas e periódicos;
- embalagens, que compreende a impressão de cartuchos, caixas, rótulos e outras embalagens;
- formulários, planos ou contínuos;
- impressos comerciais, abrangendo, entre outros, talonários, agendas, cartões-postais;
- pré-impressão, compreendendo a criação e o desenvolvimento de mídia impressa;
- promocional, que inclui, principalmente, pôsteres, cartazes, catálogos e volantes.
Somente no Estado de São Paulo estão concentrados mais de 30% do parque gráfico do País e mais de 45% da mão de obra empregada. Diante desse cenário, é importante ressaltar a crescente necessidade de formação e capacitação de pessoal nas mais diversas áreas da produção gráfica.
Profissionais que trabalham com design gráfico, artes gráficas, publicidade e criação demandam cada vez mais informações sobre os processos gráficos que seus produtos utilizarão.
Ter, no mínimo, 17 anos de idade e cursar ou ser formado no Ensino Médio.
São necessários conhecimentos básicos de informática em algum software utilizado na área gráfica (tratamento de imagem, ilustração ou editoração).

Serão propostas situações ativas de aprendizagem nas quais o participante desenvolve pesquisas e análises de produtos gráficos utilizados no mercado, além da observância de normas para a criação de arquivos digitais utilizados na pré-impressão e que se destinam a diferentes tipos de processos de impressão. Nas análises serão consideradas as diversidades de produtos gráficos e os acabamentos utilizados.
- Panorama da produção gráfica no mercado de produção comercial e industrial.
- Fluxo de trabalho da produção gráfica: pré-impressão, impressão e pós-impressão.
- Processos de impressão: offset, rotogravura, flexografia, serigrafia e digital.
- Noções de acabamentos gráficos.
- A utilização dos arquivos digitais na pré-impressão.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso.


Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 






Quer ser informado sobre novas turmas?

Eventos relacionados à área


7ª Mostra de Cartazes Tipográficos


Conectar – design, moda e comunicação
Tags
curso de produção gráfica sp, tipos de produtos gráficos, sistema de impressão, pré-impressão, impressão, pós-impressão, finalização de produto gráfico, acompanhamento do processo de impressão, acabamento de impressão, fechamento de arquivos para impressão, arquivos digitais para pré-impressão, design gráfico, comunicação visual, Senac.
 Fale Conosco
0800 883 2000
© 2015 Senac São Paulo