Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Prática de Locução de Rádio

Prepara o aluno para realizar diferentes estilos de locução, utilizando e otimizando os recursos vocais e corporais na interpretação adequada aos diferentes segmentos de emissoras e seus ouvintes.
O curso Prática de Locução de Rádio do Senac introduz o aluno no ambiente da locução radiofônica, para entender o mercado, fornecendo subsídios para que ele faça suas escolhas de formação e atuação na área. Permite ainda identificar e superar possíveis déficits nas funções de leitura e interpretação textuais e conta com avaliação fonoaudiológica, que possibilita a identificação de disfunções e/ou patologias que demandem orientação e encaminhamentos específicos.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
É necessário habilidade oral e de leitura de textos.

Mercado de Trabalho

Nas últimas décadas, temos assistido à multiplicação dos canais de distribuição de comunicação viabilizada pelas novas tecnologias como as transmissões a cabo, por meio de fibras ópticas, redes de telefonia e rede mundial de computadores (internet). Esse fenômeno é intensificado pela segmentação do setor e pelo acesso cada vez maior a essas tecnologias, o que paradoxalmente difunde e particulariza seu uso.
O diagnóstico da área profissional de comunicação efetuado pelo MEC/SETEC afirma que a segmentação, a recepção por assinatura, a possibilidade de escolha da programação e a crescente interatividade substituem o caráter absolutamente massivo da comunicação pelo multidirecionado, diversificado, com mensagens e programações especificamente talhadas.
No contexto específico da radiodifusão, as rádios digitais e formatos customizados como os podcasts têm despertado o interesse de um número cada vez maior de jovens e adultos sobre a comunicação nestes novos ambientes tecnológicos e como atuam os profissionais de locução nos variados contextos como rádios comunitárias, educativas, comerciais e empresariais nos segmentos AM e FM.
O aluno formado por este curso desenvolverá aptidões para o uso dos recursos vocais na locução radiofônica e poderá buscar sua profissionalização para atuar como locutor em rádios AM e FM comunitárias, educativas, comerciais e empresariais e em programas de diversos gêneros.

Público-alvo

Jovens e adultos que desejem adquirir noções iniciais de locução para rádio, visando o ingresso nesta área profissional, ou que possuam afinidade com a área de comunicação.

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Método

O curso Prática de Locução de Rádio abrange exercícios práticos de locução, subsidiados por técnicas de preparação vocal, dicção, com apoio fonoaudiológico. Os alunos vivenciam situações nas quais o ambiente profissional do locutor será simulado. Propõe ainda a reflexão sobre o exercício ético da locução nos diversos contextos (rádios comunitárias, locução comercial).

Programa

- Fisiologia da voz.
- Gêneros e estilos radiofônicos.
- Segmentação das rádios AM e FM: público e formatos de programação.



Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso em sp, senac são paulo, locutor de rádio
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.