Curso Livre

 

Espaços Confinados para Supervisor

Objetivo
Apresentar aos alunos e trabalhar as etapas para definição do Programa de Espaços Confinados, proporcionando conhecimentos sobre os riscos apresentados, sua avaliação e controle.

Assim, o curso aperfeiçoa supervisores de entrada em espaços confinados, com base na NR 33, para estabelecerem os requisitos mínimos para a definição de ações preventivas e corretivas, seguindo as etapas do Programa de Espaços Confinados, a fim de reconhecer, avaliar e controlar riscos existentes, garantindo a saúde e a segurança do trabalhador que interage direta ou indiretamente nestes espaços.
(Carga horária: 40 horas)
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Reconhecer e avaliar qualitativamente e/ou quantitativamente espaços confinados, utilizando conhecimentos específicos, visando elaborar medidas preventivas de controle.
- Selecionar EPR (Equipamento de Proteção Respiratória) adequado e usá-lo corretamente, utilizando os conhecimentos da legislação da área de proteção respiratória, a fim de proteger a vida, evitando o risco de morte.
- Realizar as etapas de avaliação primária da vítima para estabelecer se a situação coloca sua vida em risco iminente, iniciando os procedimentos de primeiros socorros, bem como sua mobilização, de acordo com a avaliação realizada e acionando o serviço de emergência mais adequado.
- Elaborar, a partir da análise de um cenário contemplando espaço confinado, o Procedimento Operacional Padrão (POP) de emergência e resgate, visando à entrada e ação da equipe de resgate com a máxima segurança, de modo a minimizar sequelas e riscos inerentes ao próprio procedimento adotado.

Panorama de mercado
O grande número de acidentes em espaços confinados nos últimos anos tem mostrado a necessidade das empresas reconhecerem, avaliarem e controlarem os riscos nestes ambientes.

O curso capacita supervisores de entrada em espaços confinados para a adequação das empresas à Norma Regulamentadora n° 33 (publicada no Diário Oficial da União no. 247, de 27/12/2006, Seção 1, Página 144) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A NR-33 “tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.” (Item 33.1.1).

Essa norma define que “Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio” (Item 33.1.1).
É necessário que o candidato apresente o atestado de Saúde Ocupacional (ASO) emitido por médico credenciado.

Este curso destina-se a supervisores de entrada em espaços confinados, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho ou outros autorizados pela empresa.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental 1
O curso prevê exposição dialogada com apoio de slides, estudo de casos, exercícios práticos em espaços confinados, discussões em grupo e demonstração prática de alguns equipamentos.
- Identificação, avaliação e controle de riscos em espaços confinados.
- Conceitos de toxicologia (- sistemas de ventilação em espaços confinados.
- Equipamentos de monitoração e calibração.
- Equipamentos de proteção individual.
- Equipamentos de proteção respiratória.
- Anatomia e fisiologia do sistema cardiorespiratório.
- Manobras de avaliação primária e reanimação cardiorespiratória.
- Procedimento operacional padrão: análise e avaliação dos possíveis cenários de emergência, a partir de um determinado espaço confinado, adequação de equipamentos e procedimentos para a maximização da segurança dos trabalhadores.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados, que cumprirem com a carga horária total do curso.
Este curso de capacitação de supervisores de entrada não oferece habilitação para alunos que desejam atuar como instrutores, apenas os capacita para trabalhos em espaços confinados, conforme exigência da NR 33 item 3.4.5.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





  Unidades do Senac


Eventos relacionados à área


1º Encontro sobre Atuação dos Profissionais de Saúde e Segurança no Trabalho


1º Encontro de Profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho do Senac Franca


17º Congresso Brasileiro de Ergonomia
Tags
curso espaços confinados para supervisor sp, curso espaços confinados para supervisor do senac, Programa de Espaços Confinados, supervisores de entrada em espaços confinados, NR 33, ações preventivas e espaços confinados, ações corretivas em espaços confinados, avaliação de riscos em espaços confinados, controle de riscos em espaços confinados, saúde e segurança do trabalhador, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.