Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Central de Materiais e Esterilização

Aperfeiçoa o profissional para atuar na central de materiais e esterilização de unidades hospitalares, buscando a excelência nos procedimentos previstos para o processamento de materiais, a fim de assegurar seu fornecimento de forma segura.

O curso se diferencia por abordar os conceitos e fundamentos referentes a todas as etapas do processamento de materiais, além de caracterizar os riscos ocupacionais, princípios de ação físico-química dos agentes utilizados, normas e técnicas, métodos específicos e tecnologias apropriadas para as ações desenvolvidas na central de materiais e esterilização.

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
Ter concluído o curso de Auxiliar de Enfermagem ou estar cursando o Técnico em Enfermagem ou graduação em Enfermagem.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: qualificação profissional completa

Mercado de Trabalho

Por um tempo, a unidade de central de materiais foi um setor quase esquecido e sem grande importância no contexto administrativo-hospitalar, cujas atividades eram realizadas por profissionais não qualificados, geralmente obedecendo a certos rituais e práticas históricas, sem qualquer princípio científico norteador.

O avanço tecnológico nessa área foi espantoso nos últimos anos, refletindo a necessidade dos profissionais de enfermagem em adquirir ou atualizar seus conhecimentos para prestar uma assistência mais segura, baseada no conhecimento de princípios científicos e éticos.

A complexidade das atividades realizadas na central de materiais e esterilização exige qualificação periódica de toda a equipe de trabalho, uma vez que o recurso humano é fundamental e insubstituível para a execução das atividades realizadas com qualidade e segurança, proporcionando distribuição de materiais isentos de qualquer fonte de infecção. Esse é o foco deste curso.


Público-alvo

Profissionais e estudantes de enfermagem.

Método

O curso Central de Materiais e Esterilização abrange aulas expositivas com apoio de recursos multimídia, estudo de casos e atividades em grupo para a resolução de situações-problema de uma central de materiais.

Programa

-Central de Materiais e Esterilização: conceito, objetivos, histórico, inserção no contexto hospitalar, planta física, recursos materiais e humanos.
-Revisão dos conceitos de antissepsia e assepsia, limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, e esterilização.
-Aspectos ético-legais norteadores das atividades executadas na CME.
-Tecnologias envolvidas no processamento de artigos de unidades de saúde.
-Prevenção de acidentes, biossegurança e controle de infecções.
-Procedimentos envolvidos no fluxo do processamento de materiais: recepção e conferência de artigos contaminados, limpeza, desinfecção, secagem, inspeção acondicionamento, rotulagem, esterilização de artigos, métodos de controle dos processos de esterilização, armazenamento e distribuição de materiais esterilizados.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso em sp, senac são paulo, preparo e esterilização de materiais hospitalares e cirúrgicos, CME, esterilização.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.