Curso Livre

 

Central de Materiais e Esterilização

Objetivo
Aperfeiçoar os profissionais para atuar na central de materiais e esterilização de unidades hospitalares, considerando os procedimentos previstos para cada etapa do processamento de materiais, a fim de assegurar seu fornecimento de forma segura.

Diferenciais
O participante aprende conceitos e fundamentos referentes a todas as etapas do processamento de materiais, além de caracterizar os riscos ocupacionais, princípios de ação físico-química dos agentes utilizados, normas e técnicas, métodos específicos e tecnologias apropriadas para as ações desenvolvidas em uma central de materiais e esterilização.
(Carga horária: 16 horas)
Atuação no mercado de trabalho
O profissional que participa desse curso deverá ser capaz de:
- Classificar os materiais contaminados conforme o risco potencial de aquisição de infecções e os tipos de processamento a que serão submetidos, dispondo-os em recipientes próprios.
- Encaminhar estes materiais para a 1a etapa do processamento: imersão em solução enzimática, observando-se as orientações do fabricante quanto à diluição e o tempo de exposição.
- Avaliar o processo de limpeza adequado para cada tipo de material: limpeza manual ou limpeza automática.
- Classificar os artigos hospitalares conforme os critérios propostos para o processo de desinfecção.
- Monitorar o processo de secagem dos materiais, observando se os mesmos estão apropriados para o prosseguimento dos processos seguintes e posterior utilização.
- Classificar os materiais para acondicionamento conforme os tipos de embalagem e os processos pelos quais serão submetidos, de acordo com as técnicas determinadas, identificando o material acondicionado, o responsável e a data de validade, utilizando técnica asséptica em tais procedimentos, dando sequência às etapas seguintes.
- Encaminhar para os processos de esterilização, obedecendo às normas preconizadas pelo Ministério da Saúde e respeitando a natureza do artigo, tempo e temperatura de exposição, dispondo os materiais na autoclave de maneira adequada, retirando-os posteriormente conforme as técnicas que evitam a possibilidade de contaminação.
- Monitorar regularmente o processo de esterilização, evitando que as falhas mecânicas e humanas venham interferir em sua eficácia.
- Selecionar os tipos de embalagens e locais adequados para o armazenamento de materiais submetidos aos processos de limpeza, desinfecção ou esterilização para garantir e determinar seu prazo de validade e utilização.
- Adequar a distribuição dos materiais para consumo nos diversos setores ou unidades da instituição de saúde, conforme o tipo, quantidade, local de armazenamento e condições de manipulação.

Panorama de mercado
O avanço tecnológico nesta área foi espantoso nos últimos anos. As inovações refletem na necessidade dos profissionais de enfermagem em adquirir ou atualizar seus conhecimentos para prestar uma assistência mais segura, baseada no conhecimento de princípios científicos e éticos.

A complexidade das atividades realizadas na central de materiais e esterilização exige qualificação periódica de toda a equipe de trabalho, uma vez que o recurso humano é fundamental e insubstituível para a execução das atividades realizadas com qualidade e segurança, proporcionando distribuição de materiais isentos de qualquer fonte de infecção.
Pré-requisitos
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando Técnico de Enfermagem ou graduação em Enfermagem.

Público-alvo
Este curso destina-se a profissionais e estudantes de enfermagem.
O curso prevê aulas expositivas com apoio de recursos multimídia, estudo de casos e atividades em grupo para a resolução de situações-problema de uma central de materiais.
- Central de Materiais e Esterilização: conceito, objetivos, histórico, inserção no contexto hospitalar, planta física, recursos materiais e humanos.
- Revisão dos conceitos de antissepsia e assepsia, limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, e esterilização.
- Aspectos ético-legais norteadores das atividades executadas na CME.
- Tecnologias envolvidas no processamento de artigos de unidades de saúde.
- Prevenção de acidentes, biossegurança e controle de infecções.
- Procedimentos envolvidos no fluxo do processamento de materiais: recepção e conferência de artigos contaminados, limpeza, desinfecção, secagem, inspeção, acondicionamento, rotulagem, esterilização de artigos, métodos de controle dos processos de esterilização, armazenamento e distribuição de materiais esterilizados.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
 





  Unidades do Senac

Eventos relacionados à área


Workshops na área de saúde
Tags
curso central de materiais e esterilização sp, curso do senac, processamento de materiais, riscos ocupacionais, princípios de ação físico-química dos agentes, normas e técnicas de central de materiais e esterilização, tecnologias em central de materiais e esterilização, antissepsia, assepsia, limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, esterilização, CME, processamento de artigos de unidades de saúde, prevenção de acidentes, biossegurança, controle de infecções, fluxo do processamento de materiais, recepção de artigos contaminados, artigos contaminados, desinfecção, secagem de artigos hospitalares, limpeza de artigos hospitalares, artigos hospitalares, acondicionamento de artigos hospitalares, rotulagem de artigos hospitalares, esterilização de artigos hospitalares, controle dos processos de esterilização, armazenamento de materiais esterilizados, distribuição de materiais esterilizados, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade