Curso Técnico

 

Técnico em Enfermagem

Objetivo:
Habilitar técnicos de enfermagem que possam atuar, sob a supervisão do enfermeiro, nos diferentes níveis de atenção a saúde, em todo o ciclo vital humano e nos diferentes graus de complexidade, em diferentes contextos e situações de modo a atender às demandas no setor produtivo e da sociedade.

Diferenciais:
O curso de Técnico em Enfermagem do Senac está no mercado há mais de 30 anos, formando profissionais preparados para o mercado de trabalho.

Para tanto, conta com infraestrutura em laboratórios com equipamentos de ponta, corpo docente composto por enfermeiros experientes e preparados para docência e parcerias de estágio com os mais importantes estabelecimentos de saúde.

(Carga horária: 1.800 horas)
Portaria Senac/Geduc-SE nº 22/2010 de 02/08/2010, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 335, em 07/12/2010
Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso de Técnico em Enfermagem poderá trabalhar em várias áreas no segmento da saúde como integrante da equipe de enfermagem e multiprofissionais nos quadros funcionais de organizações e unidades públicas, privadas e do terceiro setor, por exemplo: hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, laboratórios, creches, entre outros.

Panorama de mercado
O Estado de São Paulo tem expectativa de expansão do sistema de saúde por meio de construção e ampliação dos hospitais, aumento no número de leitos, investimento em profissionais da saúde e em tecnologias aplicadas à saúde e à enfermagem.

A tendência global de crescimento na área da saúde impulsionam movimentos de acreditações dos estabelecimentos de saúde, fenômenos de desospitalização, políticas públicas de atenção a saúde nos diversos níveis e de iniciativas como da Anvisa e da Organização Pan-Americana da Saúde para melhoria da segurança do paciente nos serviços de saúde. Essa dinâmica justifica a formação de técnicos em enfermagem.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: estar cursando a 2ª série do ensino médio.
Proposta metodológica
A incorporação de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras previstas para este curso, como o trabalho por projeto, atende aos processos de produção da área, às constantes transformações que lhes são impostas e às mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho, pois propicia aos alunos a vivência de situações contextualizadas, gerando desafios que levam a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional. Oferece, ainda, a oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.
As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimula a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.
O curso prevê cinco momentos de estágio, que ocorrem ao longo dos módulos e devem ser realizados em ambientes especializados de instituições que prestam cuidados de saúde e onde a assistência de enfermagem se faz necessária.

Para o período de estágio, o aluno deve se apresentar com trajes adequados, de acordo com as normas de cada estabelecimento.

O estágio é obrigatório.

Clique aqui para visualizar o Plano de Curso

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Enfermagem, com validade nacional.
Requerimento de Matrícula.
Cédula de Identidade (RG) (cópia simples).
Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou
Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Livro:
Saber Cuidar: Procedimentos Básicos em Enfermagem. Autor: Ana Pianucci. Editora: Senac São Paulo
 
Livro:
Cálculos e Conceitos em Farmacologia. Autor: Evanisa Maria Arone e Maria Lúcia dos Santos Philippi. Editora: Senac São Paulo


 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Workshops na área de saúde
Tags
Auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, técnico em enfermagem, qualificação técnica de nível médio de auxiliar de enfermagem, ambientação em saúde, responsabilidade social e cuidados de enfermagem de higiene e conforto, cuidados de enfermagem de recuperação e reabilitação, cuidados de enfermagem em ambientes especializados, cuidados em enfermagem a pacientes graves, cuidados de enfermagem para a promoção da saúde coletiva, cuidados de enfermagem para a promoção da saúde mental, Senac, atendimento domiciliar,
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade