Trabalhe Conosco
EVENTOS
Atendimentos de Podologia
Atendimentos de Massoterapia
Exposições Comemorativas dos 25 Anos de Ensino Superior
Exposição: Universo Urbano - Visca, ilustrações editoriais
Atendimentos de Acupuntura
Atendimentos: Manicure e Pedicure
Atendimentos de Reflexologia
Atendimentos de Massoterapia
Ver outros eventos
 Cursos Técnicos

Técnico em Hemoterapia

Objetivo
Habilitar o aluno para realizar processos de captação, triagem clínica, epidemiológica e sorológica dos interessados em doar sangue, bem como a realizar coleta, processamento, controle, armazenamento, expedição e infusão de hemocomponentes, provas sorológicas e imunohematológicas, de acordo com as normas técnicas, de biossegurança e legislação vigentes.

Diferenciais
O Laboratório de Hemoterapia e Biotecnologia do Senac é um dos mais modernos do setor, possibilita ao aluno a simulação de técnicas laboratoriais específicas dos Serviços de Hemoterapia (Ciclo do Sangue).

Além disso, o curso conta com a tradição e o pioneirismo da instituição na formação de profissionais na área de Hemoterapia, corpo docente altamente qualificado para atender aos desafios do setor, que vem passando por significativas mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos, biblioteca acadêmica com amplo acervo da área, além de várias bases de dados assinadas.

(Carga horária mínima: 1.200)
Ato de Autorização
Portaria Senac/NSE nº 17/2009 de 24/03/2009, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 284, em 16/09/2009
Mercado de Trabalho
Área de atuação
O egresso do curso Técnico em Hemoterapia poderá atuar em serviços de hemoterapia públicos ou privados (banco de sangue), hospitais, clínicas e laboratórios especializados em hematologia terapêutica, de cordão umbilical e de medula óssea, laboratórios de análises clínicas, empresas e serviços da área diagnóstica, instituições educacionais e de pesquisa. Trabalha sempre sob supervisão do médico hemoterapeuta ou hematologista.

Panorama de mercado
Especificamente no segmento de Hemoterapia, constata-se que há pelo menos duas décadas, com a emergência de novas doenças transmissíveis pelo sangue, aprofundou-se a busca pela excelência técnica, seja pela implementação de Programas de Qualidade nos serviços, seja pela mobilização de esforços e recursos da área governamental.

O diagnóstico laboratorial e o tratamento de pacientes acometidos por doenças imuno-hematológicas ou acidentados com perdas significativas de sangue, mediante transfusão de hemocomponentes ou derivados, vem exigindo a especialização de profissionais, que devem mobilizar e articular conhecimentos multidisciplinares, assim como princípios éticos, legais, normativos, biopsicossociais e de biossegurança.

Além disso, mais recentemente, com a utilização de células-tronco hematopoéticas para fins de transplantes ou na biotecnologia de tecidos, abriu-se uma nova e ampla possibilidade de atuação para profissionais devidamente especializados, seja na coleta, preservação ou infusão/manipulação das mesmas, e quem sabe em um futuro próximo, na bioengenharia para recomposição de tecidos lesados.
Pré-requisito e público-alvo
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: estar cursando o 2º ano do ensino médio

Método
Proposta metodológica
São propostas vivências por meio de atividades práticas em laboratório de Hemoterapia e Biotecnologia associadas a estudos de casos, proposição de problemas, dramatizações e simulações, visitas técnicas, vídeos, palestras, entrevistas, contatos com especialistas da área, pesquisas, exposições dialogadas, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e para o desenvolvimento das competências profissionais previstas e exigidas pelo mercado.
Estágio
O curso não prevê estágio obrigatório, mas o aluno pode solicitar estágio voluntariamente. Nesse caso, deve procurar a coordenação do curso.

Para o período de estágio, o aluno deve se apresentar com trajes adequados, de acordo com as normas de cada estabelecimento.
Programa

Clique aqui para visualizar o Plano de Curso

Certificação
Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular deste Plano de Curso da Habilitação Técnica de Nível Médio em Hemoterapia e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Hemoterapia com validade nacional e direito a prosseguimento de estudos na educação superior.
  O Senac fornece o material didático:


Livro:
Fundamentos da Imuni-heatologia Eritrocitária. Autor: Ana Lucia Girello e Telma Ingrid B. de Bellis Kuhn. Editora: Senac São Paulo

Documentos para Matrícula
- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
Matrículas abertas nas unidades
Clique na unidade de seu interesse, conheça as opções de datas e horários e faça sua inscrição online. Ou clique aqui para ver outras unidades que oferecem o curso e registrar seu interesse pelas próximas turmas.
  Unidades do Senac
 
 
 
Tags
técnico em hemoterapia sp, hemoterapia sp, curso técnico em hemoterapia sp, doação de sangue e hemocomponentes, técnicas laboratoriais em hemoterapia, gestão empreendedora em hemoterapia, imunohematologia, imuno-hematologia, Senac.
 

INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.