Pós-Graduação

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Objetivo
Especializar profissionais para atuarem na gestão da qualidade e segurança do paciente, por meio da elaboração de planos táticos e operacionais de melhorias da qualidade, da orientação ao uso das ferramentas específicas - favorecendo o mapeamento de processos e riscos e a análise de indicadores - e do acompanhamento e implementação dos processos de qualificação e acreditação em saúde.

Diferenciais
Esta pós-graduação conta com a certificação conjunta entre Senac São Paulo e IQG Health Services Accreditation.
O IQG é uma empresa líder no mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade do segmento saúde, com uma estrutura construída ao longo de mais de 15 anos.

Carga horária: 366 horas

Área de atuação

O profissional especialista formado nesse curso pode atuar na área de gestão da qualidade e segurança do paciente em diversos serviços de saúde - tais como hospitais, clínicas, unidades de atenção à saúde, serviços de imagem, laboratórios, home care e bancos de sangue.

Panorama de mercado

Com a incorporação de tecnologias e procedimentos nas práticas terapêuticas e diagnósticas, a gestão da qualidade torna-se uma necessidade primordial do negócio. Eliminar desperdícios e garantir melhores resultados a custos aceitáveis é o desafio de todas as organizações de saúde que, por sua vez, estão cada vez mais preocupadas com o valor das melhores práticas que levam à acreditação por selos de certificação nacionais e internacionais, além do reconhecimento por partes interessadas ou compradores de serviços.

Atualmente, as organizações de serviços em saúde necessitam de profissionais preparados para prestar assessoria nos processos de melhoria contínua da qualidade e de segurança do paciente, seja participando da elaboração de planejamentos estratégicos que incorporem ferramentas de gestão específicas e monitorando ações institucionais que promovam a qualidade e segurança dos pacientes, seja atuando no controle de documentos operacionais e assistenciais das organizações ou, ainda acompanhando os processos de qualificação e acreditação em saúde por meio da disseminação de requisitos de padronização da práticas.


Portadores de diploma de graduação.
Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Profissionais graduados da área de saúde e/ou de gestão, tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, administradores e contadores, que tenham interesse em atuar ou se especializar na área de gestão da qualidade e segurança do paciente.
SISTEMAS, POLÍTICAS E ECONOMIA DA SAÚDE
Discute a concepção de sistema de saúde e o Sistema Único de Saúde, considerando o seu percurso histórico, legislação, princípios, organização e financiamento. Problematiza o papel e o contexto da saúde suplementar. Aborda as políticas públicas como desdobramento da gestão em saúde. Articula a compreensão do sistema de saúde brasileiro com aspectos microeconômicos. Discute a judicialização como resultado da organização do sistema de saúde.
GESTÃO DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO E LOGÍSTICA EM SAÚDE
Apresenta o contexto contemporâneo da atenção à saúde no Brasil, abordando os conceitos de rede, necessidades, vigilância e epidemiologia. Discute o conceito, a infraestrutura e a organização dos equipamentos de saúde para a compreensão do sistema de compras, gestão de órteses, próteses, medicamentos e materiais especiais e do rastreamento de medicamentos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO ESTRATÉGICA
Analisa a evolução das abordagens teóricas da administração, em sua perspectiva histórico-social, avaliando seus impactos nas organizações de saúde. Analisa a arquitetura organizacional para o desenvolvimento de estratégias alinhadas à missão, visão e valores. Discute os modelos e apresenta ferramentas para a gestão estratégica em saúde, nos setores público e privado. Apresenta o uso de indicadores como subsídio para tomada de decisão no planejamento, monitoramento e avaliação de ações nos serviços de saúde. Aborda a gestão participativa. Apresenta os conceitos e princípios da governança corporativa, fundamentando as melhores práticas, desempenho e longevidade das organizações, frente às necessidades e expectativas dos stakeholders, desafios e oportunidades do mercado.
GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Apresenta e discute a dinâmica dos comportamentos, interações e inter-relações entre os atores, na perspectiva psicossocial das organizações. Relaciona a cultura das organizações, com as relações de poder, clima organizacional e mediação de conflitos, na perspectiva sócio-política e histórica, para a compreensão da realidade objetiva e subjetiva, na gestão de pessoas. Problematiza os modelos de recrutamento, seleção, contratação e remuneração para a gestão estratégica de pessoas. Discute o desenvolvimento de competências profissionais frente às mudanças de cenários e contextos. Aborda a gestão do capital intelectual e a aprendizagem organizacional. Discute o mercado de trabalho em saúde e as questões relacionadas à fixação de profissionais. Aborda a qualidade de vida no trabalho e a gestão da diversidade e da inclusão.
PLANEJAMENTO FÍSICO-FUNCIONAL E HOTELARIA EM SAÚDE
Discute conceitos básicos de Arquitetura e Hotelaria, aplicados ao contexto da saúde, como elementos para humanização dos ambientes e serviços, bem como diferencial no mercado. Aborda o planejamento físico-funcional e a hotelaria em saúde sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. Apresenta as normas legais e regulatórias para a construção, ampliação e reforma de estabelecimentos de saúde. Discute a hospitalidade e a governança dos serviços e as oportunidades relacionadas ao turismo em saúde.
TECNOLOGIAS, INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE
Discute o valor da informação e problematiza o impacto de sistemas de informação fragmentados e artesanais para a gestão em saúde. Problematiza a incorporação das tecnologias em saúde pelos sistemas e serviços sob a perspectiva das fontes pagadoras e do contexto sócio-político-econômico. Apresenta a avaliação e a prática baseada em evidências como instrumentos imprescindíveis para a tomada de decisão quanto à incorporação tecnológica no setor saúde.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta a teoria, técnicas e práticas da gestão de projetos segundo a metodologia do Project Management Institute (PMI) aplicadas ao contexto social e estrutural das organizações de saúde, visando o alcance da excelência em resultados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Discute os paradigmas da ciência e a construção do conhecimento científico, por meio da abordagem dos diferentes métodos de pesquisa, oferecendo instrumentais para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.
GESTÃO DE QUALIDADE, RISCOS E SEGURANÇA DO PACIENTE
Aborda a gestão da qualidade nas organizações de saúde e os programas de certificação e acreditação. Discute o uso de ferramentas da qualidade. Problematiza o gerenciamento de riscos sob a perspectiva da Organização Mundial de Saúde. Aborda os conceitos e classificação de riscos, incidentes e eventos, bem como a sua identificação, prevenção e notificação. Contextualiza a temática internacional sobre a segurança do paciente, a fim de promover a gestão e a melhoria contínua nos processos e serviços de saúde e garantir uma assistência de qualidade.
GESTÃO DE CUSTOS, FINANÇAS E RESULTADOS EM SAÚDE
Aborda os conceitos de contabilidade, métodos de custeio, sistemas de pagamento e formas de remuneração utilizados em serviços do setor público, complementar e suplementar, bem como o impacto do uso progressivo dos recursos e dos seus elevados custos sobre as finanças dos sistemas e estabelecimentos de saúde. Discute as potencialidades para o controle dos riscos e para a maximização dos resultados, com vistas a subsidiar a tomada de decisão estratégica a partir da análise e discussão de relatórios financeiros. Problematiza da prática gerencial profissionalizada com foco em resultados econômico-financeiros, considerando o contexto do modo de produção capitalista.
MARKETING E RELACIONAMENTO EMPRESARIAL
Apresenta e discute os conceitos de marketing, comunicação e relacionamento com stakeholders, na perspectiva sociopolítica e econômica. Contextualiza o credenciamento de prestadores de serviços e as fontes pagadoras. Problematiza o processo de negociação, a ética e conflito de interesses em saúde. Analisa a gestão de contratos. Discute os direitos do consumidor e dos usuários de serviços de saúde, embasando uma estratégia de negócios ética, resolutiva e socialmente responsável.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA
Acompanha o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, a fim de proporcionar a construção do conhecimento, a partir de uma análise crítico-reflexiva sobre as produções científicas disponíveis em bases eletrônicas.
LIBRAS (COMPONENTE OPTATIVO)
Apresenta os fundamentos para comunicação e interação profissional e social com surdos, por intermédio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), contribuindo para um processo natural (fluido) de interação entre os diversos públicos. Apresenta os termos básicos do vocabulário para utilização na comunicação com surdos.
 
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O curso estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais da área, permitindo ao aluno simular situações reais da rotina de trabalho. Para isso, serão propostos exercícios práticos, estudo de casos, diálogos, trabalhos em grupo, debates, fóruns, entre outras atividades.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (certificação conjunta entre o Centro Universitário Senac e IQG Health Services Accreditation).
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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Outras informações sobre este curso

Comerciários tem 20% de desconto na graduação

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.


O Senac e o IQG firmaram parceria para o desenvolvimento e a oferta da pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. A parceria consiste também na difusão do conhecimento e cultura relacionados à qualidade na gestão hospitalar. IQG é empresa líder do mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade do segmento saúde, com uma estrutura construída ao longo de mais de 15 anos.

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Tags
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