Extensão Universitária

Articulação de Projetos Sociais nas Empresas

O objetivo deste curso é capacitar profissionais para que atuem na ação social empresarial, tanto na concepção de estratégias quanto na proposição de projetos.

Carga horária: 40 horas

Idade mínima: 18

Escolaridade mínima: graduado ou estar cursando ensino superior

Mercado de Trabalho

Desde os anos 1990 o Brasil experimenta uma forte expansão da presença das empresas privadas nos esforços pelo desenvolvimento social do país, decorrente do crescimento e fortalecimento da sociedade civil organizada, assim como das iniciativas de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade.

Os projetos sociais empresariais, sejam geridos na própria estrutura da empresa ou por meio dos institutos e fundações de origem empresarial, têm exigido profissionais capacitados para dar concretude aos propósitos que mobilizam as corporações no setor social, cada vez mais interessadas em influenciar ou contribuir com as políticas públicas.

A sétima edição (2014) do BISC - Benchmarking do Investimento Social Corporativo -, iniciativa da COMUNITAS1, apurou que o volume de recursos investidos pelos participantes em 2013 - 308 empresas, 26 fundações empresariais, 1 instituto independente e 1 federação de empresas do setor de indústrias - atingiu o montante de R$ 2 bilhões, duas vezes mais que o investido em 2007.

Dados consolidados pelo BISC e o Censo do GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas2, que são os maiores termômetros do investimento social privado no país - informam que o total de investimentos sociais privados atingiu o montante anual de R$ 3,2 bilhões.

Outro dado relevante sobre a presença das empresas no setor social brasileiro, também apontado pela sétima edição do BISC, é que a proporção dos investimentos sociais no lucro bruto das empresas participantes da pesquisa permanece bem acima (0,5%) do padrão das empresas norte-americanas que participaram, entre os anos de 2007 e 2013, da pesquisa do CECP - The Committee Encouraging Corporate Philanthropy, que reúne o mais expressivo fórum internacional de presidentes de empresas, ali focalizados exclusivamente nos investimentos sociais corporativos.


Público-alvo

Destina-se a profissionais de empresas, institutos e fundações empresariais e organizações da sociedade civil, assim como a interessados em atuar em iniciativas empresariais do Terceiro Setor.

Método

A Proposta Pedagógica do Senac São Paulo privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, assumindo uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Nesse sentido, os cursos e programas de extensão universitária devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos, que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

Programa

· Articular o processo de concepção da estratégia de ação social da empresa.
· Recomendar projetos sociais relevantes e alinhados com a estratégia de ação social da empresa


Certificações

Receberá certificado aquele que tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária do curso.

 
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Tags
Articulação, projetos sociais, empresas, setor social, políticas públicas, curso de extensão universitária, senac sp, são paulo