Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Cálculos Aplicados ao Preparo e Administração de Medicamentos

Aperfeiçoa o profissional de enfermagem para realizar cálculos, preparo, diluição e transformação de soluções medicamentosas com precisão e conduzir o preparo, administração e registro de forma segura, levando-se em conta os aspectos farmacológicos e técnicos e os preceitos legais, éticos e de segurança.

O aluno aprende, na prática, a ler e interpretar uma prescrição médica, identificando a coerência entre as substâncias prescritas; interpretar o rótulo das medicações e soluções, identificando utilizações mais adequadas e riscos em sua utilização; calcular a quantidade de soluto e realizar diluição e rediluição, considerando a prescrição médica; transformar e calcular o volume prescrito em mililitro por gotas, micro gotas e ml/h, de acordo com o equipamento disponível e/ou o tempo solicitado em horas por minutos; e registrar os procedimentos de cálculo, preparo, diluição e transformação de soluções medicamentosas, as não-conformidades, se existirem, e as ações de sua administração.

Carga horária: 24 horas

Pré-requisito
Ter concluído o curso de Auxiliar de Enfermagem ou estar cursando o Técnico em Enfermagem ou graduação em Enfermagem.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: qualificação profissional completa

Mercado de Trabalho

A OMS aponta que milhões de pessoas no mundo sofrem danos ou morrem devido à falta de segurança com relação a procedimentos seguros. Os erros relacionados ao preparo e administração de medicamentos são considerados os mais frequentes.

O movimento da Segurança do Paciente é mundial e tem como objetivo minimizar os riscos e eventos adversos que acometem pacientes e as instituições de saúde, em todos os níveis de atenção, estão se dedicando cada vez mais aos cuidados seguros. Assim, o mercado vem exigindo aperfeiçoamento e atuação constante dos profissionais responsáveis pelo preparo e administração de medicamentos, para garantir o sucesso do tratamento a que o paciente/cliente está sendo submetido. Esse é o foco deste curso.


Público-alvo

Profissionais e estudantes de enfermagem.

Método

O curso Cálculos Aplicados ao Preparo e Administração de Medicamentos coloca o aluno no papel do profissional de enfermagem, em situações relacionadas com o preparo e administração de medicamentos. Para tanto, são exploradas proposição de situações problemas, discussões em grupo, exposições dialogadas e realização de exercícios de cálculos.

Programa

-Misturas e soluções.
-Cálculos aplicados ao preparo e diluição de medicamentos.
-Cálculos aplicados à transformação de soluções.
-Cálculos aplicados ao controle da velocidade de infusão das soluções.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso em sp, senac são paulo, cálculo de medicação em enfermagem, segurança do paciente, administração segura, segurança de medicamentos.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.