Home
Senac EAD
Hotéis
Editora
Busca
Pesquisar
Acessibilidade
Trabalhe Conosco
EVENTOS
Exposição: Design em 3 dimensões
Exposição: Encantos da Cantareira
Viver Casa & Gourmet 2013
Exposição: Reconstituição do Ballet Triádico de Oskar Schlemmer - Bauhaus (1919-1933)
Atendimentos de massoterapia
Atendimentos de massoterapia
Exposição: Imagem e Violência
5ª Mostra de Cartazes Tipográficos
Ver outros eventos
| Outros
Cursos Técnicos

Técnico em Nutrição e Dietética

Objetivo
Este curso tem como objetivo desenvolver competências gerais da área de Saúde e específicas da habilitação técnica em Nutrição e Dietética, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, respeitando valores estéticos, políticos e éticos, bem como mantendo o compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas aos princípios da cidadania responsável.

Sua principal finalidade é formar profissionais aptos a participarem de ações voltadas à alimentação humana, a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital.

(Carga horária mínima: 1.200)
Ato de Autorização
Resolução 22/2012 de 23/10/2012.
Mercado de Trabalho
Panorama de mercado
Cada vez mais a alimentação vem sendo discutida pela população, cresce a preocupação em conciliar o ritmo de vida acelerado com a escolha por uma alimentação saudável e balanceada. E o papel do técnico nesse cenário é colaborar com a escolha alimentar atuando na elaboração de cardápios, com a aplicação de técnicas gastronômicas que promovam o aproveitamento nutricional dos alimentos aliando a saúde ao prazer de comer.

O profissional Técnico em Nutrição e Dietética pode atuar em qualquer empresa que tenha produção de alimentos: restaurantes comerciais e industriais, rede de fast food, padarias, supermercados, hospitais, instituições de longa permanência (casa de repouso) e redes de hotéis, escolas, creches, merenda escolar.

E também no segmento de indústrias de alimentos, atuando na área de atendimento ao consumidor e na cozinha experimental.
Pré-requisito e público-alvo
Pré-requisitos:
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: estar cursando o 2º ano do ensino médio

Público-alvo:
Alunos e egressos do ensino médio e também pessoas que atuam na área de alimentação e que desejam se profissionalizar.
Método
Proposta metodológica
Estudo de casos, resolução de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, trabalho de campo, simulações de contextos, atividades em laboratório de informática e em cozinha pedagógica.
Estágio
Este curso não prevê estágio profissional obrigatório. Sua realização é uma atividade opcional do aluno, acrescida à carga horária total do curso.

O estágio tem como carga horária mínima 120 horas.
Programa
Módulo I – Nutrição e Saúde Coletiva (CH: 300 horas)
Promove a atuação do aluno junto à comunidade, desenvolvendo ações de educação alimentar e nutricional e orientando a diferentes grupos populacionais, por meio da aplicação de conhecimentos de preparo dos alimentos e do papel dos nutrientes no metabolismo humano. As competências a desenvolver visam ao reconhecimento do compromisso social do Técnico em Nutrição e Dietética em relação à promoção e à manutenção da saúde coletiva.

Projeto: O desenvolvimento desta etapa, o projeto consiste na elaboração de um programa de educação alimentar para a população sadia, com base no planejamento e na execução de diversos processos inerentes à atuação do Técnico em Nutrição e Dietética em Unidades Básicas de Saúde.

Módulo II – Nutrição Clínica (CH: 200 horas)
Oferece ao aluno atividades de supervisão e orientação da produção de dietas, a partir dos conhecimentos de dietoterapia e gastronomia. As competências a desenvolver abordam aspectos relativos à atuação em equipes multidisciplinares, atendimento ao cliente e participação em ações de prevenção e controle no âmbito hospitalar e/ou instituições de longa permanência. Prevê também o desenvolvimento de preparações para necessidades nutricionais específicas, para promover a manutenção e a recuperação da saúde.

Projeto: O desenvolvimento desta etapa, o projeto consiste no planejamento de um treinamento para a equipe multidisciplinar de uma cozinha dietética, com o objetivo de capacitá-la para produzir dietas que atendam doenças específicas e programar ações de prevenção e controle de micro-organismos patogênicos, no contexto relativo à atuação do Técnico em Nutrição e Dietética no âmbito hospitalar.

Módulo III – Alimentação Coletiva e Segurança Alimentar (CH: 350 horas)
Prevê ações de planejamento e acompanhamento do processo produtivo de unidades de alimentação e nutrição (UANs), incluindo desde a elaboração de cardápios e o controle de qualidade até a atuação como líder de equipes de trabalho. As competências a desenvolver visam promover a alimentação segura em restaurantes comerciais e institucionais, além de outros locais que ofertam serviços e produtos alimentares.

Projeto: O desenvolvimento desta etapa, o projeto consiste na elaboração de uma proposta de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), com base no levantamento e na análise de dados de mercado e por meio do planejamento e da execução de diversos processos inerentes à atuação do Técnico em Nutrição e Dietética em Unidades de Alimentação e Nutrição.

Módulo IV – Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos (CH: 350 horas)
Estimula a atitude empreendedora, por meio do desenvolvimento de produtos alimentícios envolvendo análises mercadológicas, pesquisas de campo e testes laboratoriais. As competências a desenvolver viabilizam a identificação de oportunidades de negócios e a criação de novos empreendimentos que atendam às demandas do consumidor.

Projeto: O desenvolvimento desta etapa, o projeto consiste no lançamento de um novo produto alimentício, com base no planejamento e na execução de diversos processos inerentes à atuação do Técnico em Nutrição e Dietética na indústria de alimentos.

Clique aqui para visualizar o Plano do Curso.

Certificação
Ao concluir esta habilitação profissional e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Nutrição e Dietética - Área Profissional de Saúde registrado com validade nacional.
  O Senac fornece o material didático:

Apostila desenvolvida pelo Senac São Paulo.

Documentos para Matrícula
- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
Matrículas abertas nas unidades
Clique na unidade de seu interesse, conheça as opções de datas e horários e faça sua inscrição online. Ou clique aqui para ver outras unidades que oferecem o curso e registrar seu interesse pelas próximas turmas.
  Unidades do Senac
 
 
 
Tags
Curso técnico de nutrição, dietética, educação alimentar, orientação nutricional, curso dietoterapia, Senac sp.
 

INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2012. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.