Menu
Senac São Paulo
Busca


Cursos Técnicos

 

Técnico em Meio Ambiente

Objetivo
Com estímulo à participação ativa dos alunos no aprendizado, o Técnico em Meio Ambiente do Senac São Paulo forma profissionais que reconheçam a relação entre os meios físico, natural e sociocultural e utilizem tecnologias adequadas para tratar de questões ambientais.

O técnico em meio ambiente auxilia as organizações na busca pelo desenvolvimento sustentável, orientando quanto ao uso consciente e responsável de recursos da natureza. Nesse sentido, o curso prepara o aluno para coletar e interpretar dados e documentos, elaborar estudos, laudos, relatórios, e organizar programas de educação ambiental.
Além disso, habilita a trabalhar em equipes multiprofissionais para elaborar, supervisionar e executar sistemas de gestão ambiental ou integrada, identificando padrões de produção e de consumo de energia, desenvolvendo planos de ação e manejando recursos naturais. O aluno também estará apto a criar e implantar programas de identificação, prevenção, mitigação, monitoramento e compensação de impactos ao meio ambiente.

O curso Técnico em Meio Ambiente possibilita obter registro no Conselho Regional de Química (CRQ) e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP)*.

* Verifique se a unidade de sua escolha já possui o credenciamento do Crea-SP.

(Carga horária: 1200 horas)
Autorizado conforme Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 27/2013, de 10/12/2013.
Um dos maiores desafios do setor produtivo nos últimos anos tem sido realizar suas atividades com soluções ambientalmente mais eficientes, capazes de gerar um desenvolvimento econômico baseado na sustentabilidade. Ao se adaptarem a esse novo modelo, embasando seu funcionamento em padrões determinados, as organizações promovem e estimulam a responsabilidade ambiental na sociedade e ainda se destacam em um mercado cada vez mais competitivo. Investir nessas questões se tornou muito mais uma oportunidade de crescimento do que um custo para a empresa.

Esse cenário de expansão se reflete no aumento da demanda por profissionais como o técnico em meio ambiente, que pode atuar em ambientes naturais, urbanos e rurais, em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, seja como autônomo, seja integrando equipes multiprofissionais.
Ter concluído o ensino médio, ou estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio.

Egressos e alunos cursando o 2º ano do ensino médio.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Proposta metodológica
O curso Técnico em Meio Ambiente promove atividades que estimulam a aprendizagem com autonomia e participação ativa dos alunos, como estudos de caso, análises e soluções de problemas, plenárias, palestras, seminários, interação com especialistas do mercado, visitas técnicas, trabalho de campo e vivência de contextos que simulam as condições reais de trabalho.
Ao longo do curso, os alunos desenvolvem um projeto no qual articulam as competências adquiridas em cada módulo, exercitando o aprendizado ao lidar com as situações desafiadoras apresentadas.
Este curso não prevê estágio profissional supervisionado, ficando a critério da Direção da Unidade autorizar a sua realização como uma atividade opcional do aluno, acrescida à carga horária total do curso.
O estágio não obrigatório e opcional do aluno poderá ser realizado desde que o mesmo esteja matriculado, frequente regularmente o curso.
O aluno que optar pelo estágio poderá iniciá-lo após a conclusão do módulo I.

Para mais informações consultar o PC, página 12.

Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular do Plano de Curso da Habilitação Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente, e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o diploma de Técnico em Meio Ambiente, com validade nacional.

Para matrícula no curso, o candidato deve estar cursando, no mínimo, a 2ª série do ensino médio.
Requerimento de Matrícula.
Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
CPF (apresentação do documento).
Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou,
Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).
 


Assista ao vídeo

 
Quer ser informado sobre novas turmas?

Eventos relacionados à área


Palestra: Agenda Paulista de Mudanças Climáticas


Palestras sobre a área de meio ambiente
Tags
técnico em meio ambiente, curso técnico em meio ambiente, educação ambiental, gestão de impactos ambientais, gerenciamento ambiental, Programas de Gerenciamento de Riscos Ambientais, PGRA, Programas de Gestão Ambiental, PGA, Sistema de Gestão Ambiental, SGA, Sistema de Gestão Integrada, SGI, Senac, diagnóstico ambiental, empreendedorismo sustentável, recursos naturais, poluição ambiental, senac sp, curso técnico meio ambiente, formação técnica meio ambiente, curso ambiental, curso meio ambiente sp, técnico meio ambiente sp, mercado para meio ambiente, atuação técnico meio ambiente, TMA, técnico ambiental
0800 883 2000
© 2016 Senac São Paulo