Curso Técnico

 

Técnico em Meio Ambiente

Objetivo
Habilitar o aluno a reconhecer as relações existentes entre os elementos dos meios físico, natural e sócio-cultural, utilizando tecnologias adequadas ao trato das questões ambientais, em consonância com a legislação pertinente.
Durante o curso, o aluno tem contato com as competências necessárias ao exercício da profissão, definidas a partir da análise do processo de trabalho do segmento, contemplando as novas tendências culturais e mercadológicas e privilegiando a busca pela qualidade de vida, individual e coletiva.

Diferenciais
O curso Técnico em Meio Ambiente do Senac dá direito ao credenciamento no CRQ (Conselho Regional de Química).

(Carga horária: 1200 horas)
Portaria Senac/NSQ nº 11/2009 de 19/02/2009, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 284, em 16/09/2009Ato de Autorização: Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 27/2013, de 10/12/2013
Aplicação
O egresso poderá atuar em ambientes naturais, urbanos e rurais em instituições públicas, privadas ou em organizações não governamentais, integrando equipes multiprofissionais ou como profissional autônomo. Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais, bem como elabora laudos, relatórios e estudos ambientais. Elabora, supervisiona e executa sistemas de gestão ambiental e integrada, identifica padrões de produção e consumo de energia, desenvolve e executa planos de ação e manejo de recursos naturais. Atua, também, na organização de programas de educação ambiental e na criação e implantação de programas de identificação, prevenção, mitigação, monitoramento e compensação de impactos associados ao meio ambiente.
Panorama de mercado
O setor produtivo e a sociedade estão em constante transformação. Encontrar soluções ambientalmente mais eficientes, capazes de gerar um desenvolvimento econômico sustentável, tem se tornado um dos maiores desafios da sociedade no século 21. A Intensificação da problemática ambiental ao longo dos tempos, provocada principalmente pela ação das grandes indústrias, vem impulsionando uma nova forma de pensar e agir, um novo modelo de desenvolvimento, conhecido como desenvolvimento sustentável.
A pressão social nos últimos anos sobre a atuação das grandes indústrias poluidoras
aumentou significativamente, e esta pressão social acabou pressionando o poder público a formular e reformular padrões de qualidade nas quais as empresas deveriam embasar o funcionamento de suas atividades.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Proposta metodológica
Serão propostas atividades de pesquisas, plenárias, exposições dialogadas, estudo de casos, simulações, visitas técnicas, vivências em laboratório, vídeos, palestras, proposição de problemas, contatos com especialistas da área, entre outras que contribuem para a aproximação do aluno com a realidade do mercado de trabalho. As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e que estimulam a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.
Este curso não prevê estágio profissional supervisionado, ficando a critério da Direção da Unidade autorizar a sua realização como uma atividade opcional do aluno, acrescida à carga horária total do curso.
O estágio não obrigatório e opcional do aluno poderá ser realizado desde que o mesmo esteja matriculado, frequente regularmente o curso.
O aluno que optar pelo estágio poderá iniciá-lo após a conclusão do módulo I.

Para mais informações consultar o PC, página 12.

Clique aqui para visualizar o plano de curso.

Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular do Plano de Curso da Habilitação Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente, e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o diploma de Técnico em Meio Ambiente, com validade nacional.

- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
- CPF (apresentação do documento).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Palestra: Os Desafios do Plano Nacional de Resíduos Sólidos


3º Encontro de Conhecimento Integrado: empreendedorismo, inovação e mercado de trabalho
Tags
curso técnico em meio ambiente, formação técnica para meio ambiente, curso ambiental, senac, sp
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade