Curso Técnico

 

Técnico em Design de Interiores

Objetivo
Habilitar profissionais para atuarem na área de Design de Interiores, realizando projetos para espaços residenciais e comerciais, e venda especializada de produtos. Além disso, o curso oferece conhecimentos para que esses profissionais possam participar de equipes em lançamentos de empreendimentos imobiliários e gerir negócios com visão sistêmica.

Diferenciais
O curso Técnico em Design de Interiores do Senac propicia condições aos alunos para que constituam competências necessárias ao exercício profissional, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, contemplando as novas tendências culturais e mercadológicas identificadas. O curso privilegia a busca pela qualidade de vida, individual e coletiva.

(Carga horária: 800 horas)
Portaria Senac/NSE nº 20/2009 de 08/05/2009, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 284, em 16/09/2009
Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso Técnico em Design de Interiores poderá participar na elaboração e execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, institucionais e promocionais e em vendas especializadas.
Pode atuar em escritórios de projetos de interiores, empresas especializadas em materiais e revestimentos, construtoras e imobiliárias, lojas de móveis, decoração e iluminação, com vínculo empregatício ou como prestador de serviços, individualmente ou integrando equipes multiprofissionais.

Panorama de mercado
O design tornou-se sinônimo de modernidade, tendo a experiência criativa com objetivos funcionais como determinante para o sucesso de um projeto. O homem contemporâneo, mais atento do que nunca ao bem-estar, busca integrar-se a seu entorno, preocupando-se com a melhoria da qualidade de vida, demandando projetos ambientalmente viáveis, socialmente aceitáveis e culturalmente reconhecidos.
Nesse sentido, o segmento de Design de Interiores vem se expandindo, trazendo soluções criativas e técnicas cada vez mais ao alcance das pessoas que buscam soluções que promovam qualidade de vida e que sejam esteticamente atraentes.

O mercado consumidor, mais exigente, tem impulsionado a abertura de novas frentes de trabalho para o profissional de Design de Interiores. A velocidade na introdução de novas tecnologias, a grande variedade de produtos, a intensificação da concorrência e a busca por inovação na oferta de bens e serviços têm gerado a necessidade da constituição de novas competências para os profissionais, o que consequentemente influencia nos processos de formação.
Os cursos voltados à habilitação do técnico em Design de Interiores, historicamente, privilegiam os processos de criação e concepção de projetos para uso de espaços residenciais e comerciais. Embora esta continue sendo a tônica da atuação deste profissional, à sua formação devem-se agregar conhecimentos, habilidades e valores de visual merchandising, vendas e empreendedorismo, configurando um novo perfil profissional de conclusão que possibilite articular estes saberes, de modo a responder às demandas destes novos nichos de mercado.
Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando o 2º ano do ensino médio.
Proposta metodológica
As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho.

Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, participação em exposições e mostras, simulações de contextos compõem o repertório de atividades do trabalho por projeto.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

- Àquele que concluir com aprovação o módulo 1 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente em Design de Interiores Residenciais, com validade nacional.

- Àquele que concluir com aprovação os módulos 1, 2 e 3 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente em Design de Interiores Comerciais, com validade nacional.

- Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o diploma de Técnico em Design de Interiores, com validade nacional.

Para a realização do curso é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra dos itens.

Material a ser adquirido pelo aluno:
- Bloco de papel manteiga e/ou vegetal para desenho técnico;
- Borracha;
- Caderno ou folhas para anotações;
- Canetas nanquim descartável;
- Canudo para desenho e/ou Pasta Polionda – formato A2 ou A3;
- Cola;
- Escalímetro;
- Esquadro médio de 45º, sem graduação;
- Esquadro médio de 60º e 30º, sem graduação;
- Flanela para limpeza dos materiais;
- Folha de Sulfite A4 – 100 folhas;
- Gabarito de círculos – Bolometro;
- Gabarito de sanitário;
- Grafite 0.3mm, 0.5mm, 0.7mm e 0.9mm;
- Lápis 2B, 4B e 6B;
- Lápis de cor aquarelável – 24 cores;
- Lapiseiras 0.3mm, 0.5mm, 0.7mm e 0.9mm;
- Papel Canson e/ou Papel Tela A2 ou A3 – 30 folhas;
- Papel Sulfite e/ou Layout A2 ou A3, gramatura 120g – 30 folhas;
- Pasta preta portfólio, com plástico – tamanho A2 ou A3;
- Pendrive 4GB;
- Régua 60cm;
- Rolo de fita adesiva;
- Trena de 5m.

- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
- CPF (apresentação do documento).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

Livro:
Da cor à cor inexistente. Autor: Israel Pedrosa. Editora: Senac São Paulo
 
Livro:
Projetando espaços: design de interiores. Autor: Miriam Gurgel. Editora: Senac São Paulo


 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Design Essencial 2014


Exposição: Casa Senac Piracicaba 2015
Tags
curso design de interiores, curso de projetos de espaços residenciais, curso de projetos de espaços comerciais, curso Design de Interiores Residenciais, curso Design de Interiores Comerciais, curso Design de Interiores para empreendimentos imobiliários, empreendedorismo em Design de Interiores, projetos para pontos de venda, projetos para pdv, projetos de visual merchandising, projetos de arquitetura organizacional, projetos de arquitetura corporativa, curso de decoração, projeto de interiores, projetos residenciais, projetos comerciais, técnico em decoração, técnico em design de interiores, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade