Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Engenharia da Qualidade de Software

Formato: presencial
Objetivo:
Capacitar profissionais para gerenciarem o desenvolvimento de software, propiciando condições para que desenvolvam os mais modernos conceitos que visem à melhoria da qualidade e da produtividade. Esses profissionais terão elementos para construir produtos com baixo custo, em prazos adequados e com alto grau de aderência às necessidades de negócios de seus clientes. Nesse sentido, o curso especializa profissionais em Processos, Técnicas, Métodos, Ferramentas e Engenharia da Qualidade de Software.
Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Engenharia da Qualidade de Software do Senac conta com corpo docente altamente qualificado, produtores de conhecimento na área, que garantem a aproximação com o que há de mais atual em desenvolvimento de software, respondendo aos desafios de um curso que se vale de sofisticados e reconhecidos modelos de qualidade.
Além disso, conta com infraestrutura adequada e experiência reconhecida no desenvolvimento de cursos nessa área. Cabe destacar que este curso foi lançado em 1998, sendo até o momento, o único oferecido presencialmente em instituições educacionais. Desde então, o Senac São Paulo tem atualizado seu projeto pedagógico, mantendo-o em sintonia com as tendências do mercado. O Senac possui ainda parcerias educacionais com os principais players do mercado, como: Adobe, Autodesk, Borland, Corel, Microsoft, Oracle, Cisco Systems, Furukawa, e GNOSIS IT.

Carga horária: 360 horas

Aplicação:
O egresso deste curso estará apto a aplicar, em seu ambiente de trabalho, as melhores práticas em qualidade do desenvolvimento de software, de acordo com modelos e padrões internacionais como o CMM e CMMI, o PSP, TSP e a ISO 15504 (Spice). Poderá atuar como gerente de projetos de desenvolvimento de software ou como membro de equipes especializadas como grupos de processo de software e metodologia, garantia de qualidade ou gerenciamento de configuração.
Panorama de mercado:
A automação de atividades em sistemas de software tem se tornado um fator importante para a saúde de empresas e organizações. Sistemas são criados baseados puramente nas necessidades funcionais, esperando-se que todos os problemas de negócios sejam solucionados. A expectativa de resultado, em função da nova aplicação, torna-se muito grande. Entretanto, observam-se frequentes atrasos na entrega do produto final e erros de execução nos sistemas computacionais, o que gera insegurança nas informações manipuladas e principalmente prejuízos.
Em sistemas do tipo business-to-business e business-to-consumer desenvolvidos para a Internet, a influência do modelo do processo de negócio é claramente percebida quando os fatores essenciais são considerados. A título de exemplificação, pode-se citar: segurança dos dados (principalmente aqueles referentes aos meios de pagamento), volume de transações que a empresa espera gerenciar, disponibilidade de estoque (fator que concorre com o meio físico de comércio), logística de entrega, rastreabilidade e central de atendimento ao usuário. Isso significa mais do que colocar o sistema eletrônico em operação, pois a empresa responsável tem de estar preparada para as mudanças trazidas pelo novo modo de fazer negócio.
Nesse sentido, existe uma grande demanda de alunos que desejam atuar tanto como desenvolvedores de software, aprendendo a executar seus projetos com uma metodologia voltada para a qualidade, quanto para profissionais que desejam assumir posições de mais alto nível gerencial.
Público-alvo:
Profissionais com diploma de ensino superior em diferentes áreas, que possuam experiência em desenvolvimento de software e que busquem a contínua melhoria da qualidade no trabalho que exercem. O curso é de especial interesse para desenvolvedores de software, que são ou desejam ser gerentes de projetos, especialistas ou gerentes em qualidade.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO
Apresenta as arquiteturas corporativas e de sistemas, bem como das estruturas de tecnologias da informação nas organizações, sob o prisma da gestão do desenvolvimento de software. Fundamenta as áreas de desenvolvimento de software internas ou terceirizadas; a responsabilidade da área de desenvolvimento de sistemas nos resultados do negócio e na necessidade da entrega bem sucedida aos clientes, dos sistemas desenvolvidos ou contratados, com qualidade (pacotes ou componentes de software).
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fundamenta o processo de gestão do desenvolvimento e da qualidade do software. Analisa as habilidades técnicas, humanas e conceituais necessárias a um bom gestor, discutindo as várias abordagens de gestão das organizações e projetos de tecnologias da informação, bem como as metáforas tanto sobre as organizações quanto sobre os projetos.
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fundamenta o acompanhamento contínuo dos resultados de negócio planejados e realizados, sob o prisma da gestão do desenvolvimento de software em parceria com a governança de tecnologias da informação. Avalia a escolha de parceiros e fornecedores levando em conta a capacidade de atuação dentro de um processo interativo e seu histórico de sucesso, abordando o engajamento dos stakeholders durante todo o ciclo do projeto.
ADMINISTRAÇÃO DA SOLUÇÃO
Apresenta o gerenciamento das técnicas de estimativas, com ênfase na adoção e evolução do uso das métricas, sob o prisma da gestão do desenvolvimento de software. Discute a gestão do desenvolvimento e a utilização das normas técnicas do processo para desenvolvimento, obtenção e manutenção de software de qualidade. Fundamenta a gestão do desenvolvimento em relação aos modelos de referência do processo para a implementação e evolução de maturidade no processo de software.
GESTÃO DE PROCESSOS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Apresenta o Manifesto Agile e as Metodologias XP, Scrum, Project Management Canvas, Project Management Generation, sob o prisma da gestão do desenvolvimento, com ênfase em como as metodologias devem ser gerenciadas para assegurar a qualidade dos softwares. Fundamenta o gerenciamento das metodologias de manutenções evolutivas, manutenções corretivas de software e ocorrências de software em produção.
GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Apresenta, sob o prisma da gestão do desenvolvimento de software, as novas tecnologias incorporadas em relação à segurança, abordando a avaliação dos riscos que ameaçam uma empresa. Discute as tecnologias de reconhecimento da íris, agentes de segurança e cartões de identificação com fotografia, além da segurança ligada a dispositivos móveis, entre outras.
ADMINISTRAÇÃO DA MOBILIDADE E DA NUVEM
Fundamenta sobre como gerir o desenvolvimento de software mobile; integração web mobile; bluetooth; web design para dispositivos móveis; tecnologias e funcionalidades; uso do mobile no marketing e games sob o prisma da gestão do desenvolvimento de software. Aborda o projeto de gerenciamento com serviços do cloud e o gerenciamento de processos para servidores do cloud. Estuda a análise de viabilidade para cloud computing. Apresenta o gerenciamento de segurança para cloud computing; Discute os papéis e responsabilidades para serviços de cloud computing.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para o desenvolvimento do TCCOrienta os aspectos a serem considerados para o pleno desenvolvimento. s. Fornece instrumentos de análise TCC de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
GESTÃO DE REQUISITOS
Apresenta os modelos BABOK e Requirements Enginnering Fundamentals, sob o prisma da gestão do desenvolvimento de software, com foco na análise de requisitos das demandas, verificação de resultados, custos, prazos, recursos, riscos, segurança, etc., para assegurar a qualidade do software implementado e controle para sua evolução e mudanças.
GESTÃO DA QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Analisa as metodologias Waterfall, RUP, Implementação de Pacotes, sob o prisma da gestão do desenvolvimento, discutindo o potencial do Modelo V para a gestão da qualidade do software. Fundamenta o gerenciamento de métodos que garantam a qualidade no ciclo de desenvolvimento, validação, testes e aceitação (de forma continuada) no desenvolvimento de software. Contextualiza o gerenciamento do uso de técnicas e ferramentas automatizadas para os testes/validação dos sistemas, considerando funcionalidade, em todos ambientes operacionais.
ADMINISTRAÇÃO DO BIG DATA
Apresenta, sob o prisma da gestão do desenvolvimento de software, o gerenciamento da gestão de dados (banco de dados; bases de dados corporativas; BI; Datawarehouse; Datamining) e a gestão de Big Data (modelagem de dados não estruturados; armazenamento, coleta e distribuição de dados estruturados e não estruturados). Discute bancos de dados NoSQL e Hadoop, abordando a integração dos dados estruturados e não estruturados, bem como a exploração de dados com visualizações de alto impacto. Explora pesquisas semânticas, mineração de textos e de dados em geral, discutindo as implicações éticas e de segurança relacionadas ao uso do Big Data.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: ELABORAÇÃO DO PROJETO
Orienta para continuidade e finalização do projeto de gestão da qualidade de software, visando o atendimento dos requisitos definidos para sua concepção, particularmente no que diz respeito as abordagens metodológicas, éticas, legais, tecnológicas e formais do trabalho, verificando a adequação de todas as etapas aos propósitos formativos do curso, considerando as competências definidas no perfil do especialista em gestão da qualidade de software.
 
   TOTAL
ADMINISTRAÇÃO DA MOBILIDADE
Fundamenta sobre como gerir o desenvolvimento de software mobile; integração web mobile; Bluetooth; Web design para dispositivos móveis; tecnologias e funcionalidades; uso do mobile no marketing e games sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software.
ADMINISTRAÇÃO DA NUVEM
Apresenta, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, o Cloud Computing: suas variações, assim como os riscos e desafios na virtualização. Fundamenta o Projeto de Gerenciamento com Serviços do Cloud. Contextualiza Processos para Serviços do Cloud. Aborda o Gerenciamento de Segurança para Cloud Computing: discute papéis e responsabilidades.
ADMINISTRAÇÃO DA SOLUÇÃO
Apresenta o gerenciamento das Técnicas de Estimativas de Software, com ênfase na adoção e evolução do uso das métricas de software, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software. Discute a Gestão do Desenvolvimento de Software e a utilização das Normas Técnicas do Processo de Software para desenvolvimento, obtenção e manutenção de software de qualidade. Fundamenta a Gestão do Desenvolvimento de Software em relação aos modelos de referência do processo de software para a implementação e evolução de maturidade no processo de software.
ADMINISTRAÇÃO DO BIG DATA
Apresenta, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, o gerenciamento da Gestão de dados (Banco de Dados; Bases de Dados Corporativas; BI; Datawarehouse; Datamining) e a Gestão de Big Data (Modelagem de Dados Não-Estruturados; armazenamento, coleta e distribuição de dados estruturados e não-estruturados). Discute bancos de dados NoSQL e Hadoop, abordando a integração dos dados estruturados e não-estruturados, bem como a exploração de dados com visualizações de alto impacto. Explora pesquisas semânticas, mineração de textos e de dados em geral, discutindo as implicações éticas e de segurança relacionadas ao uso do Big Data.
GESTÃO DA QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Analisa as metodologias Waterfall, RUP, Implementação de Pacotes, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, discutindo o potencial do Modelo V para a Gestão da Qualidade do Software. Fundamenta o gerenciamento de métodos que garantam a qualidade no ciclo de desenvolvimento, validação, testes e aceitação (de forma continuada) no desenvolvimento de software. Contextualiza o gerenciamento do uso de técnicas e ferramentas automatizadas para os testes/validação dos sistemas, considerando funcionalidade, em todos ambientes operacionais.
GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Apresenta, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, as novas tecnologias incorporadas em relação à segurança, abordando a avaliação dos riscos que ameaçam uma empresa. Discute as tecnologias de reconhecimento da íris, agentes de segurança e cartões de identificação com fotografia, além da segurança ligada a dispositivos móveis, entre outras.
GESTÃO DE PROCESSOS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Apresenta o Manifesto Agile e as Metodologias XP, Scrum, Project Management Canvas, Project Management Generation, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, com ênfase em como as metodologias devem ser gerenciadas para assegurar a qualidade dos softwares. Fundamenta o gerenciamento das metodologias de manutenções evolutivas de software, manutenções corretivas de software e ocorrências de software em produção.
GESTÃO DE REQUISITOS
Apresenta os modelos BABOK e Requirements Enginnering Fundamentals, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, com foco na análise de requisitos das demandas, verificação de resultados, custos, prazos, recursos, riscos, segurança, etc, para assegurar a qualidade do software implementado e controle para sua evolução e mudanças.
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fundamenta o processo de Gestão do Desenvolvimento de Software e de Gestão da Qualidade de Software. Analisa as Habilidades técnicas, humanas e conceituais necessárias a um bom Gestor, discutindo as várias abordagens de Gestão das Organizações e Projetos de TI, bem como as metáforas tanto sobre as organizações quanto sobre os Projetos.
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fundamenta o acompanhamento contínuo dos resultados de negócio planejados e realizados, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software em parceria com a Governança de TI. Avalia a escolha de parceiros e fornecedores levando em conta a capacidade de atuação dentro de um processo interativo e seu histórico de sucesso, abordando o engajamento dos stakeholders durante todo o ciclo do projeto.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta e motiva o aluno a elaborar a sua monografia, com o objetivo de contribuir para o conhecimento da comunidade científica sobre a Gestão da Qualidade do Software. Orienta detalhadamente sobre o projeto, desenvolvimento e estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser entregue. Discute e obtém, para aprovação, o Registro do Tema do TCC e a indicação da preferência por Orientador.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO
Apresenta as arquiteturas corporativas e de sistemas, bem como das estruturas de TI nas organizações na atualidade, sob o prisma da gestão do desenvolvimento de software, enfatizando como deve ser gerenciada. Fundamenta as áreas de desenvolvimento de software internas ou terceirizadas, a responsabilidade da área de desenvolvimento de sistemas nos resultados do negócio e na necessidade da entrega bem sucedida aos clientes, dos sistemas desenvolvidos ou contratados, com qualidade (pacotes ou componentes de software).
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
   TOTAL
ADMINISTRAÇÃO DA MOBILIDADE
Fundamenta sobre como gerir o desenvolvimento de software mobile; integração web mobile; Bluetooth; Web design para dispositivos móveis; tecnologias e funcionalidades; uso do mobile no marketing e games sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software.
ADMINISTRAÇÃO DA NUVEM
Apresenta, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, o Cloud Computing: suas variações, assim como os riscos e desafios na virtualização. Fundamenta o Projeto de Gerenciamento com Serviços do Cloud. Contextualiza Processos para Serviços do Cloud. Aborda o Gerenciamento de Segurança para Cloud Computing: discute papéis e responsabilidades.
ADMINISTRAÇÃO DA SOLUÇÃO
Apresenta o gerenciamento das Técnicas de Estimativas de Software, com ênfase na adoção e evolução do uso das métricas de software, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software. Discute a Gestão do Desenvolvimento de Software e a utilização das Normas Técnicas do Processo de Software para desenvolvimento, obtenção e manutenção de software de qualidade. Fundamenta a Gestão do Desenvolvimento de Software em relação aos modelos de referência do processo de software para a implementação e evolução de maturidade no processo de software.
ADMINISTRAÇÃO DO BIG DATA
Apresenta, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, o gerenciamento da Gestão de dados (Banco de Dados; Bases de Dados Corporativas; BI; Datawarehouse; Datamining) e a Gestão de Big Data (Modelagem de Dados Não-Estruturados; armazenamento, coleta e distribuição de dados estruturados e não-estruturados). Discute bancos de dados NoSQL e Hadoop, abordando a integração dos dados estruturados e não-estruturados, bem como a exploração de dados com visualizações de alto impacto. Explora pesquisas semânticas, mineração de textos e de dados em geral, discutindo as implicações éticas e de segurança relacionadas ao uso do Big Data.
GESTÃO DA QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Analisa as metodologias Waterfall, RUP, Implementação de Pacotes, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, discutindo o potencial do Modelo V para a Gestão da Qualidade do Software. Fundamenta o gerenciamento de métodos que garantam a qualidade no ciclo de desenvolvimento, validação, testes e aceitação (de forma continuada) no desenvolvimento de software. Contextualiza o gerenciamento do uso de técnicas e ferramentas automatizadas para os testes/validação dos sistemas, considerando funcionalidade, em todos ambientes operacionais.
GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Apresenta, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, as novas tecnologias incorporadas em relação à segurança, abordando a avaliação dos riscos que ameaçam uma empresa. Discute as tecnologias de reconhecimento da íris, agentes de segurança e cartões de identificação com fotografia, além da segurança ligada a dispositivos móveis, entre outras.
GESTÃO DE PROCESSOS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Apresenta o Manifesto Agile e as Metodologias XP, Scrum, Project Management Canvas, Project Management Generation, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, com ênfase em como as metodologias devem ser gerenciadas para assegurar a qualidade dos softwares. Fundamenta o gerenciamento das metodologias de manutenções evolutivas de software, manutenções corretivas de software e ocorrências de software em produção.
GESTÃO DE REQUISITOS
Apresenta os modelos BABOK e Requirements Enginnering Fundamentals, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software, com foco na análise de requisitos das demandas, verificação de resultados, custos, prazos, recursos, riscos, segurança, etc, para assegurar a qualidade do software implementado e controle para sua evolução e mudanças.
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fundamenta o processo de Gestão do Desenvolvimento de Software e de Gestão da Qualidade de Software. Analisa as Habilidades técnicas, humanas e conceituais necessárias a um bom Gestor, discutindo as várias abordagens de Gestão das Organizações e Projetos de TI, bem como as metáforas tanto sobre as organizações quanto sobre os Projetos.
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fundamenta o acompanhamento contínuo dos resultados de negócio planejados e realizados, sob o prisma da Gestão do Desenvolvimento de Software em parceria com a Governança de TI. Avalia a escolha de parceiros e fornecedores levando em conta a capacidade de atuação dentro de um processo interativo e seu histórico de sucesso, abordando o engajamento dos stakeholders durante todo o ciclo do projeto.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresenta e motiva o aluno a elaborar a sua monografia, com o objetivo de contribuir para o conhecimento da comunidade científica sobre a Gestão da Qualidade do Software. Orienta detalhadamente sobre o projeto, desenvolvimento e estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser entregue. Discute e obtém, para aprovação, o Registro do Tema do TCC e a indicação da preferência por Orientador.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO
Apresenta as arquiteturas corporativas e de sistemas, bem como das estruturas de TI nas organizações na atualidade, sob o prisma da gestão do desenvolvimento de software, enfatizando como deve ser gerenciada. Fundamenta as áreas de desenvolvimento de software internas ou terceirizadas, a responsabilidade da área de desenvolvimento de sistemas nos resultados do negócio e na necessidade da entrega bem sucedida aos clientes, dos sistemas desenvolvidos ou contratados, com qualidade (pacotes ou componentes de software).
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
O curso inclui aulas teóricas e práticas em laboratório, seminários com especialistas da área e página de apoio online. O Senac dispõe ainda, para este curso, de parcerias educacionais com os principais players do mercado, como: Adobe, AutoDesk, Borland, Corel, Macromedia, Microsoft, Oracle, Cisco Systems, Furukawa, Docuprint MOS e GNOSIS IT.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Consiste na elaboração de monografia.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Engenharia da Qualidade de Software (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação engenharia da qualidade de software, especialização em engenharia de software, curso gestão da qualidade de software, curso para engenheiro de software, qualidade do software, gerenciamento de software, desenvolvimento, melhores práticas desenvolvimento de software, grupos de processo de software, metodologia, garantia de qualidade, gerenciamento de configuração, automação sistemas, sistemas computacionais, sistemas business-to-business, sistemas BtoB, sistemas business-to-consumer, sistemas BtoC, desenvolvedores de software, Personal Software Process, Team Software Process, engenharia de software, processo de software, tecnologia de objetos, qualidade CMMI, requisitos de software, testes validação de software, Senac.



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.